Dilemas do VAR - Revista Esquinas

Dilemas do VAR

Por Marina Bufon : outubro 1, 2018

Documentário sobre o árbitro de vídeo é lançado em São Paulo com sessão gratuita

Diante das diversas polêmicas com o uso do árbitro de vídeo (VAR), sendo a mais recente na partida entre Boca Juniors e Cruzeiro pela Copa Libertadores, ainda é necessário discutir a importância e influência da tecnologia no futebol atual. O Acervo da Bola lançará, para isso, no dia 2 de outubro, o documentário VAR – Reflexões sobre o Árbitro Assistente de Vídeo, em estreia com sessão gratuita no auditório do Museu do Futebol, em São Paulo, às 19h.

O filme, que tem direção de Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, será exibido no Festival Brasileiro de Cinema de Futebol, o CINEfoot. Durante os 22 minutos de duração, será possível visualizar as opiniões de ex-árbitros que acompanharam as tentativas de adoção do VAR, como Silvio Spindona e Oscar Roberto Godoi. Também há depoimentos do instrutor técnico Marcos Falopa, presente nas recentes discussões do assunto na Fifa e na Uefa, do jornalista Julio Gomes e do narrador Marcelo do Ó.

Como pano de fundo, o vídeo traz o caso Castrilli, que aconteceu na partida entre Corinthians e Portuguesa, numa semifinal do Campeonato Paulista 20 anos atrás. Na ocasião, o juiz argentino Javir Castrilli deu um pênalti discutível para o alvinegro no último minuto. O documentário deixa o seguinte questionamento: se o VAR existisse e fosse usado na época, o resultado teria sido diferente?

SESSÃO DE LANÇAMENTO

CINEfoot – Festival Brasileiro de Cinema de Futebol

Dia 2 de outubro, 19h
Local: Auditório do Museu do Futebol, na Praça Charles Miler, sem número (São Paulo)

VAR – Reflexões sobre o Árbitro Assistente de Vídeo

Produção: Acervo da Bola
Direção: Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento
Duração: 22 minutos