Sesc inaugura espaço cultural em Guarulhos - Revista Esquinas

Sesc inaugura espaço cultural em Guarulhos

Por Biatriz Cury : maio 14, 2019

O novo lugar foi aberto no último fim de semana com eventos e shows gratuitos

Guarulhos, município de São Paulo com mais 1,3 milhão de habitantes, ganhou uma nova instituição de lazer e cultura. Dividido em três andares, o Sesc Guarulhos possui salas de teatro, música, biblioteca, brinquedoteca, piscinas, cinco áreas esportivas e um espaço para educação ambiental. A abertura ocorreu neste sábado (11) com um leque de programações gratuitas.

O evento teve início com o ritual de boas-vindas feito pelos Kimbé e pelos Wassu Cocal – duas das 14 etnias indígenas que habitam a região. Antes que o prédio na Rua Guilherme Lino dos Santos, 1200, fosse aberto, foi realizada uma dança no pátio, neste lugar que há mais cinco séculos atrás, eram as matas originárias de diversos povos.

As piscinas e os locais à céu aberto logo se encheram de famílias que chegaram para aproveitar as atividades ao longo do dia. O espaço tem capacidade para receber 4.000 mil pessoas por dia.

Moradores da região comentaram que demorou muito para que construíssem uma unidade em Guarulhos, e mostraram-se felizes com a presença de uma área que também dedicada à saúde.

Além de espetáculos infantis e shows, o espaço trouxe tecnologia, realidade virtual, oficinas de costura, pintura de letra e impressão de xilogravura. Nas artes cênicas em eventos de dança e a arte circenses grupos populares como Focus Cia e Cia K estiveram presentes.  O esporte contou com uma série de nomes, como a atleta Hortência, André Brasil, Mazola e Rubinho. Ocorreu também um jogo amistoso pela diversidade sexual e de gênero, com a equipe LiGay Nacional de Futebol Society do Brasil.

Já nos shows, a presença de Arnaldo Antunes estava sendo aguardada por um grande público que suspirou ao ouvir letras de resistência. O show da Nação Zumbi teve participação de Pitty, Marcelo D2 e apresentação da cantora Luedji Luna.

Para quem deseja visitar o Sesc Guarulhos, funcionará de terça a sexta, das 9h às 21h30. Aos sábados das 9h às 20h e domingos e feriados, das 9h às 18h. Fica localizado na Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo. Quem possuir a carteirinha do Sesc todas as atividades estão liberadas. Para realizar o cadastro, basta entrar no site oficial do Sesc e conferir a documentação necessária.