"Muita polícia, mas sem confusão": casperiano recém-formado relata as manifestações de ontem - Revista Esquinas

“Muita polícia, mas sem confusão”: casperiano recém-formado relata as manifestações de ontem

Por Pedro Santi : junho 16, 2020

Graduado em jornalismo na turma de 2020, Pedro Santi esteve presente nas manifestações antifascistas de SP desde o início dos atos

Um protesto com multiplicidade de bandeiras e sem repressão, apesar da enorme quantidade de policiais. Assim o jornalista e documentarista Pedro Santi, formado pela Cásper Líbero na turma de 2020, resume as manifestações de protesto ao governo Jair Bolsonaro ocorridas ontem 14 de junho.

Manifestantes palmeirenses vão às ruas contra a ideologia fascista de seu berço
Pedro Santi

Graduado em 2020, Pedro tem feito a cobertura do coronavírus nas ruas paulistanas de forma independente por sua produtora, a Mangueio Filmes. Nesse período, o jornalismo divide espaço com o ativismo: em parceria com um coletivo e com a ONG Médicos Sem Fronteiras, ele participa de uma ação de cartazes do tipo “lambe-lambe” com informações sobre a pandemia. “Também temos ido a muitos lugares em situação de vulnerabilidade social, como a cracolândia”, afirma. “O objetivo é registrar a ação de entidades que tentam reduzir danos para a população mais vulnerável”.

Jovem segura cartaz pedindo justiça por David Nascimento dos Santos, de 23 anos, mais uma vítima da violência policial
Pedro Santi

Veja também em ESQUINAS

Com a história de João Pedro, brasileira viraliza em processo antirrascista nos EUA

“Isso é abandono”: em plena pandemia, prefeitura fecha único equipamento de banho e comida na Cracolândia

“Sofri racismo da polícia”, denuncia fotógrafo que cobriu ato antifascista

Há três semanas, o jornalista faz a cobertura fotográfica das manifestações antifascistas e antirracistas. Confira a seguir seu relato sobre os protestos de ontem, 14 de junho, e uma seleção de suas fotos:

“O ato na avenida Paulista na tarde de ontem foi pacífico e sem repressão. Me surpreendeu a tranquilidade, porque havia muita polícia – helicóptero, cavalaria, choque –, com presença intimidadora. Nessas situações, há sempre um receio do que pode ocorrer. 

manifestações

Com sinalizador em uma mão e flamula na outra, protestante pede o fim do racismo
Pedro Santi

Havia bastante diversidade de bandeiras: as torcidas de futebol antifascistas, o movimento antirrascista, contra a violência, movimentos sociais como o MTST e um reforço dos partidos políticos de esquerda: PC do B, Unidade Popular, PT.

Manifestantes protestam com faixas pedindo justiça por Marielle Franco, vereadora do PSOL assassinada em 2018
Pedro Santi

O momento mais tenso foi um caso isolado de três rapazes que estavam com suásticas nazistas nas mangas das camisas. Manifestantes foram à polícia alertar que apologia ao nazismo é crime. A polícia a princípio não tomou atitude. Depois, propôs levá-los para a delegacia, mas os rapazes alegaram que não tinham documentos. Finalmente, foram detidos e encaminhados ao 78º Distrito Policial. Foram ouvidos e liberados em seguida.”

Encontrou um erro? Avise-nos: [email protected]