Folklore: O triste, lindo e trágico oitavo álbum de estúdio de Taylor Swift - Revista Esquinas

Folklore: O triste, lindo e trágico oitavo álbum de estúdio de Taylor Swift

Por Beatriz Biasoto : agosto 5, 2020

O disco chegou às plataformas de streaming na madrugada do dia 24 e já acumula recordes de vendas

Taylor Swift é conhecida por ter todos os próximos passos de sua carreira planejados com meses de antecedência e por dar dicas sutis aos fãs antes de anunciar novos projetos. Mas desta vez a cantora surpreendeu ao lançar, na madrugada do dia 24 de julho, seu oitavo álbum, produzido durante o isolamento social. Mesmo sem divulgação prévia, — Taylor anunciou que iria soltá-lo apenas na manhã do dia 23 –, folklore estreou no topo da Billboard 200 com 846 mil unidades vendidas. Foi a maior semana de vendas desde Lover — sétimo álbum de estúdio da cantora e o sétimo disco de Taylor a atingir o primeiro lugar na parada.

Além do álbum, a compositora estadunidense lançou o videoclipe do single cardigan idealizado e dirigido por ela. Ambientado em uma casa ao lado do mar, o vídeo mostra a relação da cantora com a música. Quando ela está se afogando, é o piano que a salva da tempestade. As figuras imagéticas que se repetem nas letras das canções, como a descoberta através da arte e o contato com a natureza, estão presentes na atmosfera mágica do clipe. A faixa também chegou ao primeiro lugar na Billboard, dessa vez no Hot 100, o que fez de Taylor a primeira artista da história a estrear simultaneamente no topo da Billboard 200 e da Billboard Hot 100.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

cardigan “cabin in candlelight” version is out now 🕯

Uma publicação partilhada por Taylor Swift (@taylorswift) a

Em Miss Americana, documentário que expõe os bastidores da carreira de Swift, lançado pela Netflix no começo deste ano, a cantora expressou seu medo de chegar à casa dos 30.  Especialmente por estar imersa em uma indústria que, segundo ela, descarta artistas mulheres quando elas param de ser um “brinquedo novo e brilhante”. Ela produzia Lover durante as gravações e confessou acreditar que o sétimo álbum seria sua última chance de sucesso.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

It’s been a long time coming ✨ Out in select theaters and on @netflixfilm January 31

Uma publicação partilhada por Taylor Swift (@taylorswift) a

Inspirada por seus caprichos, medos e decepções, Taylor conta ter deixado sua imaginação correr solta durante o isolamento social. O resultado prova que Swift continua sendo uma contadora de histórias brilhante mesmo quando não está abrindo as páginas de seu diário, mas discorrendo sobre os sentimentos de outros personagens. Em the last great american dynasty, é resgatada a vida da compositora e filantropa Rebekah Harkness e seu marido William, antigos proprietários da mansão em Rhode Island que hoje pertence a Taylor. Betty era o apelido da antiga moradora e também o nome da décima quarta faixa de folklore. 

Já a quarta faixa de folklore, exile, foi coescrita com o cantor e compositor William Bowery e interpretada com Justin Vernon, vocalista da banda folk Bon Iver. exile é seguida por my tears ricochet, que conta apenas com o nome de Taylor nos créditos de composição e foi a primeira parte do álbum a ganhar vida.

Com letras majoritariamente melancólicas que se conectam e uma sonoridade coesa, apesar de inédita para a cantora e compositora, folklore é um verdadeiro presente para os fãs que a acompanham desde a época country. Além disso, por estar longe do pop, é uma chance de um novo público descobrir o porquê de Taylor Swift ter sido eleita como a Artista da Década e Artista Feminina da Década pelo AMAs, Billboard e Billboard Women In Music e, em termos de vendas e paradas musicais, competir frequentemente com seus trabalhos anteriores.

Encontrou algum erro? Avise-nos: [email protected]