Cliente conectado - Revista Esquinas

Cliente conectado

Por Luiza Freitas : setembro 1, 2018

Foto por: Campaign Creators / Unsplash

O sucesso por trás da evolução e dos desafios do profissional de marketing

Na noite de quinta-feira (30), durante a 2ª Semana da Comunicação Cásper Líbero, foi discutido o sucesso dos profissionais de marketing. Eric Deuber, atual gerente de produto sênior da empresa 3M, deu uma palestra sobre as maiores dificuldades de adaptações do marketing antigo para o atual, mediada pelos professores Janaíra França e Renato Tavares. Formado na PUC de Campinas e com especialização em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ele confessa que o segredo sempre esteve dentro dele e o acompanhou em toda sua carreira.

Deuber cita que um dos primeiros desafios para conseguir elevar o sucesso de uma empresa está em uma visão sistêmica de todo o funcionamento, desde a matriz aos vendedores. Tudo isso sem esquecer o consumidor, tentando entender o seu lado para que exista uma conexão entre cliente e marca. Olhar além do presente, observando as consequências dos atos no futuro, também é importante. Normalmente, as empresas medem o resultado por um curto espaço de tempo, com cobranças mensais, e isso resulta em pressão para ações imediatas para “entregar o mês”.

A demanda para o agora toma muito tempo e faz as empresas pensarem em atitudes que vão ajudar de princípio, mas que irão gerar prejuízos futuros. Uma das “soluções” encontradas sob essa circunstância é a diminuição de preços no final do trimestre, o que gera mais prejuízos na próxima meta. A 3M, gerenciada por Deuber, tomou como medida uma política de preços que só aceita alterações de valores no início do trimestre. A equipe do gerente de produto também criou um preço para o produto, que envolve todo o segredo por trás do sucesso.

O primeiro passo é encontrar a necessidade do cliente para que seja possível estipular um valor e inspirar o consumidor a se conectar com a marca, agregando significado e diferenciação à marca. É necessário colocar o produto onde realmente irá fazer diferença na vida do consumidor, trazendo um contexto. No chamado “Marketing 3.0”, o profissional identifica as necessidades e desejos dos compradores para orientar suas mentes, corações e espíritos. O foco são os sentimentos do consumidor, e não mais o produto ou cliente. A necessidade e o desejo genérico deles fazem com que a sociedade e o mundo em geral se transformem em um lugar ideal para se viver.

É interessante ter uma comunicação com o cliente por meio de dicas para o produto, passadas pelos influenciadores digitais, por exemplo. Eric Deuber exemplifica o valor do “post-it” com sua nova ação, que fala que a probabilidade de alguém realizar seus sonhos depois de escrever é aumentada em 42% e diz para as pessoas escreverem seus sonhos nos papéis adesivos que a marca vende. Mostrou, ainda, o vídeo da Campanha “Frutas e vegetais inglórios” de um supermercado francês, Intermarché. O valor da marca começa a nascer assim: da inspiração e de um propósito para um produto, fazendo com que o cliente se sinta conectado e se torne leal a ele.