Rádio Quintal: de COP26 a Duna, confira os podcasts de novembro - Revista Esquinas

Rádio Quintal: de COP26 a Duna, confira os podcasts de novembro

Por Redação : novembro 25, 2021

Dean Calma / IAEA via Wikimedia Commons

Parceria entre alunos colaboradores de ESQUINAS e webrádio paraibana continua com mais conteúdo produzido

Eliminatórias da Copa do Mundo, reviravoltas no Caso Renné Senna e os resultados da COP26 são só alguns dos temas presentes nos episódios dos podcasts produzidos por alunos da Cásper Líbero para a Rádio Quintal. Em novembro, foram mais sete episódios lançados através da parceria que nasceu em 2020. Confira os destaques:

Os desdobramento da COP26 rádio quintal

No episódio 12 do programa quinzenal de notícias internacionais, Maria Claro Matos, Milena Casaca, Sandra Lacerda e Victor de Godoy falam sobre a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. A COP26 aconteceu em Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro e não contou com o Presidente da República do Brasil.

OBJETIVOS NÃO ATINGIDOS Além da discussão sobre o que pode ser ser feito para amenizar os impactos da ação humana no aumento da temperatura global, a 26ª edição da Conferência foi a primeira em que o carvão mineral foi mencionado no acordo final. Entretanto, o acordo de Paris, de 2015, apontava que o aumento da temperatura terrestre deveria ser menor que 2ºC, mas pesquisadores apontaram que, com os acordos fechados, a temperatura aumentaria 2,4ºC.

Caso Renné Senns rádio quintal

No décimo segundo episódio do 190 em Ação, quadro da Rádio Quintal que fala sobre assassinato e violência, os alunos abordam a morte de Renné Senna. Ganhador da Mega-Sena em 2005, com um prêmio no valor de 55 milhões de reais, Renné foi morto a tiros em 2007, em um bar na região metropolitana do Rio de Janeiro.

REVIRAVOLTAS Em 2016, a esposa Adriana foi considerada pela justiça por ter contratado dois ex-seguranças para assassinar o marido, após descoberta de traição e a ameaça de tirá-la do testamento. Atualmente, ela cumpre sua sentença em prisão domiciliar, e já teve pedidos de acesso à herança negados pelo Supremo Tribunal de Justiça. Em novembro deste ano, a justiça autorizou que Renata, filha de Renné, receba metade da herança do seu pai, cerca de 43 milhões de reais. A outra metade segue em disputa judicial entre a esposa e os nove irmãos do ganhador.

Copa do Mundo chegando

Já em clima de Copa do Mundo, o episódio 12 do programa Na Gaveta traz os principais destaques da reta final das eliminatórias para o evento ao redor do planeta. Os repórteres Pedro Costa e Victor de Godoy explicam como funcionam as classificatórias, além de comentar a situação delicada das seleções de Portugal e Itália, que correm o risco de não conseguirem a vaga para o Catar.

QUEM JÁ GARANIU A VAGA Faltando menos de um ano para a Copa do Mundo de 2026, algumas seleções já garantiram seu lugar no torneio, como é o caso do Catar (país sede), Brasil, Alemanha, Dinamarca, França, Bélgica, Croácia, Sérvia, Espanha, Inglaterra e Suíça. Por outro lado, surpreendentemente, as últimas duas campeãs da Eurocopa, Itália e Portugal não conseguiram se classificar diretamente, por isso, terão que disputar a repescagem.

O novo filme de Duna

No episódio 13 do quadro Conexão Cultural, o programa da Rádio Quintal de arte, cultura e entretenimento, as alunas Maria Clara Mendes, Letícia Iervolino e Isadora Costa falam da obra de ficção cientifica Duna e da sua mais recente adaptação cinematográfica, lançada em 21 de outubro nos cinemas brasileiros.

TENTATIVA FRUSTRADA Além de explicarem a sinopse e as questões políticas e ambientais por trás da história, as apresentadoras contaram como a primeira tentativa de adaptação foi considerada um fracasso pela crítica. O filme de 1984, dirigido por David Lynch, tinha originalmente quatro horas de duração, mas foi cortado pela sua produtora para apenas duas. Apesar disso, a nova versão do longa, dirigida por Denis Villeneuve, tem conquistado os fãs da obra e o grande público.