Em busca da sustentabilidade perdida - Revista Esquinas
Edição #65

Em busca da sustentabilidade perdida

Desde que a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU usou pela primeira vez o conceito de “desenvolvimento sustentável”, em abril de 1987, a palavra “sustentabilidade” gradativamente se difundiu junto à opinião pública global, associada às questões de ecologia e sobrevivência da fauna e da flora.

Ocorre que, como explica o próprio relatório da ONU, “desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”. Logo, tal noção se estende para outras áreas, impactando em todos os setores da vida da sociedade interconectada em que vivemos atualmente.

ESQUINAS investigou a fundo tais questões e, inspirando-se no conceito de sustentabilidade mais amplo surgido com o relatório da ONU, discute no dossiê desta edição caminhos possíveis para se pensar tais problemas, com reportagens mais aprofundadas do que as habitualmente apresentadas pela imprensa brasileira.

A preocupação com o futuro, antevista pela ONU já em 1987, marca também reportagens que extrapolam os limites do dossiê. Discutem a condição da vida humana em um País em que o eletrochoque voltou a ser autorizado como tratamento para pessoas com problemas de saúde mental e uma legião de desalentados lotam albergues da maior metrópole brasileira. Enquanto isso, instituições artísticas tentam preservar acervos históricos para que as próximas gerações tenham ao menos a esperança de encontrar um mundo minimamente habitável e civilizado em um tempo não muito distante.

Por último, mas não menos importante, a partir desta edição, ESQUINAS traz um design gráfico novo. Privilegiando as imagens, as cores e a leveza visual em cada uma de suas páginas, a publicação laboratorial da Cásper tem design assinado por Henrique Artuni e Larissa Basilio, da equipe de arte do Núcleo Editorial. A dupla criou também um novo logotipo para a publicação que resume com precisão e elegância aquilo que a revista almeja desde sua criação em 1995: exibir com liberdade o que acontece em São Paulo, no Brasil e mundo afora. Boa leitura!


Fundação Cásper Líbero

Presidência
Paulo Camarda

Superintendência Geral
Sérgio Felipe dos Santos



Faculdade Cásper Líbero

Diretor
Welington Andrade

Vice-Diretor
Roberto Chiachiri Filho

Coordenadora de Jornalismo
Tatiana Ferraz

Editor-chefe
Márcio Rodrigo

Editores
Pedro Garcia, Rafaela Bonilla e Thiago Bio

Revisão
Ana Navarro e Paula Leal Mascaro

Edição de Arte e Fotografia
Larissa Basilio

Diagramação
e Luana Jimenez

Participaram desta edição
Amanda Prado, Ana Carolina Idalençio, Ana Carolina Prado, Ana Karoline Silano, Arthur Guimarães, Bárbara Ferreira, Beatriz Calais, Bruno Galvão, Caio Machado, Carolina Ferraz, Carolina Grassmann, Clara Zucateli, Danielle Gracia, Dayana Natale, Eduardo Marini, Fatime Ghandour, Gabriel Assis, Gabriel Herbelha, Gabriel Jordão, Gabriela Del Carmen, Íris Chadi, Isabella Gomes, Isabella Juventino, Isabelle Colina, Julia Palmieri, Júlia Sassettoli, Larissa Rangel, Laura Slobodeicov Ribeiro, Leonardo Godoy, Luísa Cerne, Maê Montagno, Marcelo Roubicek, Maria Antônia Anacleto, Maria Carolina Moura, Maria Eloisa Barbosa, Mariana Galvão, Marina Sakai, Matheus Fernandes, Natália Bastos, Nicoly Bastos, Pedro Alvarez, Pedro Figueiredo, Pedro Garcia, Pedro Marinelli, Pedro Moura, Pedro Paulo Furlan, Pedro Zanatta, Rafael Lara, Stephanie Cid, Tiago Tortella, Thiago Bio, Vanessa Nagayoshi, Victor Bianconi, Vitor Correia e Yasmin Luara

Imagem da capa
Larissa Basilio

Núcleo Editorial de Revistas
Avenida Paulista, 900 – 5º andar 01310-940 – São Paulo – SP (11) 3170-5874/5814 [email protected] casperlibero.edu.br/a-casper-libero/revista-casper Capa