Novos rumos - Revista Esquinas
REVISTA DIGITAL LABORATÓRIO
DA FACULDADE CÁSPER LIBERO
Edição #60

Novos rumos

Dados objetivos, vozes diversas de quem vivencia ou pesquisa a temática, observação apurada de repórter, que checa cada informação e tece a aventura da reportagem. Este foi o exercício encarado por 44 estudantes de jornalismo que participaram desta edição da Esquinas. Orquestrados pelos monitores Felipe Sakamoto, Guilherme Guerra e Paula Calçade, superaram as expectativas que eles mesmos tinham quando propuseram as pautas.

O projeto da Linha-6 do metrô saiu do papel. Desapropriou diversas residências na região da Brasilândia. Demoliu as casas. E estagnou. O que resta para essas famílias são as memórias. Na reportagem de capa desta Esquinas, são narradas histórias desses moradores e os embates jurídicos para as indenizações.

A memória também pode ser luta: a preservação da ancestralidade nas reportagens nos quilombos do Vale do Ribeira é uma das reivindicações políticas que revelam tecnologias sociais e de plantio compartilhada entre suas gerações. Como as mulheres da comunidade quilombola Barriguda quebram o coco para extrair o babaçu e produzir óleo ou sabão, no Maranhão.

De lá também vem o Bumba-meu-boi. A dança, os cantos e os adereços coloridos constituem a representação da morte do boi na tradicional Festa do Boi, que acontece há mais de 30 anos no Morro do Querosene, no bairro do Butantã, tema da fotorreportagem desta edição.

No ano de Olímpiadas no Brasil, o investimento necessário para se tornar um atleta de alto nível é retratado pelas histórias dos boxeadores Patrick Lourenço e Taynna Taygma.

A saúde e os direitos das mulheres são pautas em duas reportagens: “Nua e Crua”, sobre as atrizes no meio pornográfico, e “Maria Mudança”, HQ sobre o aborto de uma jovem de classe média.

Trazemos também informações exclusivas da Holanda e do Marrocos. O jornalismo internacional que não se pauta pelas agências de notícias, mas suja os pés em diferentes territórios, tem sido praticado e incentivado na Faculdade Cásper Líbero.  Sempre em conexão com nossas indagações locais, sem perder de vista o singular, traçando paralelos com temas universais.

Neste semestre, o projeto gráfico da Esquinas mudou. O número de reportagens aumentou, assim como o aprendizado e a autonomia dos editores e repórteres. Esperamos aprofundar ainda mais experimentações nas próximas edições.

Parabéns a cada estudante. E boa leitura!


Fundação Cásper Líbero

Presidência
Paulo Camarda

Superintendência Geral
Sérgio Felipe dos Santos



Faculdade Cásper Líbero

Diretor
Carlos Costa

Vice-Diretor
Roberto Chiachiri Filho

Coordenadora de Jornalismo
Helena Jacob

Editor-chefe
Bianca Santana

Editores
Felipe Sakamoto, Guilherme Guerra e Paula Calçade

Revisão
Carolina Moraes e Gustavo Maschião

Edição de Arte e Fotografia
Guilherme Guerra

Diagramação
Beatriz Fialho e Giulia Gamba

Participaram desta edição
Ana Carolina Pinheiro, Ana Clara Giovani, Bárbara Gomes, Beatriz Issler, Beatriz Moraes, Breno Zonta, Bruna Somma, Camille Carboni, Carol Cotes, Carolina Moraes, Catalina de Vera, Denise Kanda, Diego K. Carvalho, Enrico Weg Sera, Felipe Sakamoto, Gabriel Manzo, Gabriel Seixas, Giovanna Almeida, Helô D’Angelo, Juliana Avila, Juliana Gigliotti, Khaila Garcia, Larissa Bonfim, Letícia Furlan, Lívia Vitale, Lucas Sam, Luciana Lira, Lygia Ribeiro, Lyssa Miranda, Marcela Palhão, Marcela Schiavon, Mariana Gonzalez, Mariana Martucci, Marina Braga, Mayara Rozário, Natália Koyama, Pedro Caramuru, Quezia Isaías, Rhaisa Trombini, Ugo Sartori, Vanessa Nagayoshi, Vanessa Victoria, Victória Franco, Yasmin Toledo

Imagem da capa
Ana Clara Giovani

Agradecimentos
Arthur Ponzeto

Núcleo Editorial de Revistas
Avenida Paulista, 900 – 5º andar 01310-940 – São Paulo – SP (11) 3170-5874/5814 [email protected] casperlibero.edu.br/a-casper-libero/revista-casper Capa