Sumário Fechar
Por Bárbara Gaspar, Brenda Zacharias, Camila Gambirasio, Giovanna Sutto, Marcela Schiavon, Nataly Paschoal, Ana Isabella Cascione e Vitória Baraldi / COLABORAÇÃO: Adalton Diniz Edição #59

Pouca grana

A inflação e como ela se materializa no aumento dos preços

A taxa de inflação pode ser entendida como o aumento médio do nível de preços de um conjunto de produtos ou serviços, em um determinado período, usados como referência, que é percebido pela população a partir dos que são consumidos por ela, como o pão ou o leite, que ficam mais caros com o passar do tempo. Além de também ser a comparação desses preços com o aumento do salário mínimo.

Explicar o funcionamento desse mecanismo e as razões que fazem com que esses reajustes aconteçam permanentemente é uma das principais questões e desafios encontrados pelos economistas.

“Existem flutuações normais de mercado, mas aumento ‘persistente’ de preços, generalizado por todos setores da economia, como é a situação atual, reflete um típico processo inflacionário”, explica o economista Flávio Chevis formado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Presidente da Addax Assessoria Financeira.

Ilustração: Daniela Demori