Como os comunicadores influenciam o cenário dos negócios de impacto social
Tratando do tema de empreendedorismo social e negócios de impacto, os convidados para a manhã de quinta-feira (30) da Semana de Comunicação na Faculdade Cásper Líbero, sob mediação do professor Tiago Mota, demonstraram ser não só referências, mas pleno domínio e paixão pela área. Sel Mendes, do Honey Comb, e representantes do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e do Sense Lab apresentaram suas trajetórias profissionais, nas quais, apesar do empreendedorismo nem sempre ter feito parte, hoje tornou-se mais que presente.
Os convidados deixaram claro para o público que os negócios de impacto social vão muito além do retorno financeiro. Empreender com um propósito maior tem se tornado primordial. Ou seja, modelos que têm como missão, além de gerar receita, mudar realidades a partir de um produto ou um projeto são certamente algo que merece atenção.
Basicamente, negócios de impacto social, segundo os palestrantes, são uma ideia que tem como foco principal a criação de um empreendimento que traga um benefício social ou até socioambiental. O lucro permanece em segundo plano, uma consequência de algo maior. Seja de organização privada ou pública, a mudança pode ser uma prioridade e a questão financeira ainda exerce uma importante função na movimentação dos negócios.
O empreendedorismo social beneficia aqueles que estão diretamente envolvidos na causa. Exerce também um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, afinal, a solução progressiva de problemas sociais favorece-a como um todo, influenciando até os comunicadores.
As universidades brasileiras desempenham um papel fundamental ao se falar da fomentação da área de negócios de impacto social, sobretudo, aquelas voltadas à Comunicação. Os comunicadores disseminam o empreendedorismo e informam as pessoas das suas causas, visando engajar mais indivíduos no negócio e empreender o futuro desejado.