A Revista Cásper lançou a newsletter #FicaemCásper, com diversas informações, notícias e dicas relacionadas ao mundo da comunicação e da própria Faculdade.
Com o intuito de trocar conhecimento sobre pautas atuais e recuperar o contato diário com os alunos, a Revista Cásper lançou, em junho, a newsletter #ficaemcasper. Toda segunda-feira um novo compilado será enviado para os e-mails dos professores da Pós-Graduação e das turmas dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Rádio, TV e Internet. “A gente foi afastado do núcleo editorial, então perdemos o contato com o dia a dia da faculdade e com os alunos. Queríamos uma alternativa que nos colocasse de novo em contato”, diz Ana Carolina Navarro, estudante do 4º ano de Jornalismo e editora de texto da revista.
A newsletter é dividida em três tópicos: “para se antenar”, que reúne notícias do mundo da comunicação e da própria Faculdade; “a Cásper não para”, que traz novidades desenvolvidas pela Cásper Líbero durante o distanciamento e “para quarentenar”, seção recheada de dicas culturais. “Nós temos como objetivo mostrar, no meio de tanta coisa que está acontecendo, o que é essencial para você, comunicador, ter no seu radar. Quais são os assuntos que vão afetar a sua vida profissional e pessoal”, explica Ana Carolina.
A Revista Cásper é quadrimestral e estava com a sua edição de número 30 praticamente pronta quando a quarentena foi decretada. Para Renan Lima, estudante do 3º ano de Jornalismo e editor de texto da revista, a newsletter #ficaemCásper surgiu de uma vontade de fazer mais. “Foi uma demanda nossa para mostrar que a revista não está parada. A gente está de olho em tudo que está acontecendo e escrevendo sobre isso”.
Renan afirma que a meta é ampliar a comunicação na faculdade e criar uma cultura entre os alunos da Cásper para saberem que toda segunda-feira a newsletter estará nos e-mails das turmas. “A ideia é falar com a gente mesmo, de casperiano para casperiano. O que importa para a gente enquanto comunicador é que isso seja uma forma de falar tanto com os alunos quanto com o corpo docente, esse é o primeiro objetivo. Estando essa meta estabelecida, nada impede de fazer com que isso circule por outros lugares também. Mas é um degrau de cada vez”.
Para o professor Eduardo Nunomura, editor-chefe da Revista Cásper, a newsletter é uma forma de unir em um só local tudo o que está sendo feito na faculdade. “A Cásper está sempre produzindo, mas cada um no seu departamento. Percebemos que poderíamos fazer um esforço para coletar o que está acontecendo. Essa cobertura ajuda a mostrar que estamos trabalhando e querendo nos aproximar”, explica.
Com a suspensão das aulas no dia 12 de março em razão da pandemia do novo coronavírus, a Cásper Líbero migrou para o ambiente digital. Segundo o professor, o virtual permite a manutenção da troca de experiências entre alunos e professores. Por isso, acredita que a newsletter ajudará a distribuir conhecimento. “O ambiente presencial é muito rico porque a gente comenta em sala de aula, a gente fala com os alunos. Nós perdemos isso, mas esse ambiente de intensa troca tem que continuar, e queremos colaborar um pouquinho com isso”, diz.
O editor-chefe também chama atenção para o fato de que, durante a pandemia, a comunicação é fundamental, mas pode atrapalhar. “A gente percebe que há uma vontade enorme dos veículos de comunicação de utilizar esse espaço para ganhar importância. Ao mesmo tempo, vemos que a desinformação também prolifera em meio à pandemia. Nós temos que estar em contato para que a boa informação circule.”
A newsletter #ficaemcásper volta em agosto, junto às aulas, com produção dos editores do núcleo editorial da Revista Cásper, que é composto por Ana Carolina Navarro e Renan Lima, editores de texto, e pela editora de Arte Amanda Franco. Ana Carolina ainda informa que eles estão sempre abertos e que os alunos que tiverem sugestões de notícias, atividades da faculdade ou indicações podem entrar em contato direto com os alunos do núcleo ou pelo e-mail disponível ao final da newsletter ([email protected]).