Evento da CET promove conscientização sobre embriaguez ao volante - Revista Esquinas

Evento da CET promove conscientização sobre embriaguez ao volante

Por Maria Clara Castilho Wunderlich : maio 24, 2022

Foto: Maria Clara Castilho / Revista Esquinas

Ação fez parte do Maio Amarelo da Companhia e visa conscientizar sobre acidentes de trânsito. Experimento com óculos especiais simula estado de embriaguez

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) organizou na tarde desta segunda-feira, 23 de maio, uma ação de conscientização sobre a embriaguez ao volante. O stand montado na Avenida Paulista, na altura do número 900 – próximo à Faculdade Cásper Líbero -, convidou os pedestres a participar de um experimento com óculos que simulavam o estado ébrio. O evento faz parte da campanha do Maio Amarelo, que possui o objetivo de alertar a sociedade sobre os altos índices de acidentes de trânsito. 

embriaguez

O evento reuniu olhares curiosos na calçada da Av. Paulista. Foto: Clarissa Palácio / Revista Esquinas
Clarissa Palácio / Revista Esquinas

O experimento envolve três óculos especiais, cada qual simulando um estado distinto de embriaguez. O participante é convidado a andar por um pequeno trecho desenhado ao chão,  delimitado por cones e faixas, sem errar a direção e o sentido.  Gradualmente, porém, o óculos utilizado torna o desafio de chegar ao fim do caminho mais difícil. O primeiro acessório simula a ingestão de 1 a 2 copos de cerveja; o segundo gera a sensação de ter bebido de 3 a 5 copos; o terceiro, por fim, dá a impressão de total embriaguez. Dessa forma, é possível simular como uma pessoa bêbada dirigiria, com as dificuldades e perda dos sentidos que a ingestão de bebida alcoólica traz.

Tatiana, uma das organizadoras do evento, explica que “ao realizar o percurso, a maioria acaba saindo mesmo, tropeça no cone, sai do circuito. Isso é para a pessoa entender que por menor que seja a quantidade de álcool ingerida afeta a locomoção motora, nosso senso crítico, nossos reflexos”. A ação também contou com a participação de mímicos da organização. Eles estavam posicionados em alguns semáforos da avenida, nos quais realizaram, por meio de sinais, movimentos e trejeitos a fim de mostrar as regras de trânsito e ajudar na locomoção dos veículos. 

embriaguez

A campanha de conscientização continuou nos semáforos. Foto: Guilherme Mazuca / Revista Esquinas
Guilherme Mazuca / Revista Esquinas

As estatísticas mostram que dirigir alcoolizado é a segunda maior causa de mortes no trânsito, atrás apenas do excesso de velocidade. Em 2021, a estimativa de acidentes de trânsito com mortes no Brasil em razão de motoristas embriagados foi de 42,3%. Essa é também uma questão de segurança pública, uma vez que as penalidades para tal ato são severas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define como “gravíssima” a infração de dirigir sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa.

Art165. Dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica.  

A multa para o motorista que comete essa infração é de R$ 2.934,70, valor que dobra caso o infrator seja flagrado novamente no período inferior a um ano, além da carteira de motorista ficar suspensa por 12 meses.  

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.