Jaçanã, Praça da Sé… Sete pontos de São Paulo que se conectam a Adoniran Barbosa - Revista Esquinas

Jaçanã, Praça da Sé… Sete pontos de São Paulo que se conectam a Adoniran Barbosa

Por Diogo Braga : junho 29, 2022

Foto: Reprodução

Samba de Adoniran Barbosa captou a transformação de São Paulo em uma grande metrópole. Confira sete pontos turísticos que remetem às músicas do compositor

João Rubinato, mais conhecido pelo seu nome artístico Adoniran Barbosa, foi um compositor, cantor, comediante e ator brasileiro que nasceu no dia 6 de agosto de 1912. A despeito da emblemática fama de paulistano que conquistou ao longo da carreira, Adoniran não nasceu na capital de São Paulo, mas sim em Valinhos, no interior do estado. Se perguntássemos às pessoas os mais famosos paulistanos que já existiram, o nome de Barbosa certamente estaria na boca do povo.   

O auge da produção do samba de Adoniran perpassa justamente a transformação de São Paulo. À época das composições, a capital já era uma grande e pujante cidade – só a partir dos anos 1950, porém, é que a metrópole começa a ganhar a forma que conhecemos hoje. Grandes obras viárias em “gigantes de concreto” foram erguidas a partir de então, que acabaram por modificar complemetamente o cenário urbano. No samba de Barbosa, alguns elementos da antiga São Paulo – bem como a transformação paulista – acabam por transbordar. 

O leitor que não conhece nem a história nem as músicas de Adoniran deve estar se perguntando por que ele é considerado tão paulistano assim. ESQUINAS decidiu montar um mapa com pontos turísticos que se relacionam, de alguma forma, com as músicas e histórias do cantor e compositor. A cobertura faz parte do nosso projeto de apuração cultural da cidade de São Paulo. Você pode conferir as edições anteriores do nosso guia da Avenida Paulista por meio do seguinte link.

No mapa abaixo, esquematizamos alguns pontos citados nas músicas de Adoniran Barbosa ou que estão diretamente relacionados à vida do artista, em São Paulo. Para conseguir visualizar mais informações sobre as intervenções, clique nos ícones azuis em destaque distribuídos pelo mapa. Dessa forma, irá aparecer uma nova aba com breves descrições e fotografias dos locais espalhados pela cidade paulista. É possível também visualizar em tela inteira ao clicar na opção no canto superior direito.

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.