Pedalada pela cidade - Revista Esquinas

Pedalada pela cidade

Por Ailane Roma, Bruno de Lima, Gabriel Egea, Larissa Basilio e Monique Sampaio : setembro 26, 2018

Perspectivas sobre o projeto voluntário Bike Tour SP

Fundado há cinco anos, o Bike Tour SP é um programa que tem o objetivo de reunir pessoas que queiram pedalar pela capital paulista. O passeio reúne os participantes em grupos de até dez pessoas e recebe o apoio de monitores para coordenação do passeio. Para deixar a viagem mais agradável e enriquecedora, são inseridos nos capacetes dos ciclistas equipamentos de áudio que contam dados e curiosidades dos pontos culturais de São Paulo visitados.

Patrocinado pelo Bradesco Seguros e com apoio da Prefeitura de São Paulo, o Bike Tour possui rotas pela Avenida Paulista, a mais famosa da capital, pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, importante centro financeiro da cidade, e pelas regiões do Centro, da Vila Mariana e do Parque Ibirapuera. Mais de cem pontos da cidade são apresentados durante os passeios. Segundo estimativas do projeto, mais de 40 mil pessoas foram atendidas pelo Bike Tour SP e a equipe de voluntários já arrecadou quase 80 mil quilogramas de doações de alimentos.

O programa incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo por ser mais ecológico, sendo “Conheça São Paulo pedalando” o seu lema. O passeio oferece um contato maior com a cultura paulista. Para participar, basta doar dois quilogramas de alimentos não perecíveis como forma de contribuição e solidariedade. As inscrições devem ser feitas pelo site do projeto e todo o equipamento é garantido pelos organizadores para melhorar a experiência dos integrantes.