Rei Charles: confira momentos do sucessor da Rainha Elizabeth II no Brasil - Revista Esquinas

Rei Charles: confira momentos do sucessor da Rainha Elizabeth II no Brasil

Por Beatriz Oliveira, Gabriela Antualpa e Victor Locateli : setembro 8, 2022

Foto: Fábio Rodrigues / Agência Brasil

O primogênito da Rainha Elizabeth II da Inglaterra, falecida na tarde desta quinta-feira (08), esteve em solo brasileiro em quatro ocasiões. Confira detalhes das visitas oficiais

A primeira estada do então Príncipe Charles foi em 1978, quando o futuro rei da Inglaterra aproveitou por nove dias o país tropical pela primeira vez. Aos 29 anos e solteiro, aterrissou no Rio de Janeiro no dia 8 de março, onde teve que cumprir uma visita oficial.

Durante a passagem pela cidade maravilhosa, o primogênito aproveitou a apresentação de samba que aconteceu no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio de Janeiro. Na ocasião, o príncipe dançou com Pinah, passista da escola de samba Beija-Flor.

Depois do período no Rio, o príncipe passou dois dias na cidade de São Paulo, onde ficou hospedado no Palácio dos Bandeirantes.

Durante a hospedagem no estado, o futuro rei da Inglaterra participou de uma competição de Polo na Sociedade Hípica Paulista. Ao final do torneio, Charles caiu do cavalo após disputar uma bola.

Após a competição na Sociedade Hípica Paulista, o príncipe teve disposição para curtir a noite na metrópole. O monarca saiu do Palácio dos Bandeirantes por volta das 22h para uma noite na boate Hippopotamus.

Depois de festejar nas principais cidades brasileiras, o sucessor de Elizabeth II continuou sua visita ao país rumo à Belo Horizonte, Brasília e Manaus.

Charles e Diana visitam o Pará

Charles, junto a sua ex-esposa Diana, veio ao Brasil em 1991. Após visitar a Capital e grandes cidades turísticas como São Paulo e Rio de Janeiro, o casal visitou cidades do Pará como Belém e Parauapebas.

Além de passarem por reuniões sobre o meio ambiente, os até então sucessores do trono plantaram uma muda de castanha-do-pará, que continua presente no parque botânico de Carajás.

Veja mais em ESQUINAS

O Império que se faz presente mesmo após a independência

De 11 de setembro a Cabul: como a cobertura da mídia impacta a vida de islâmicos e árabes fora do Oriente Médio

Em guerra civil e com atraso nas vacinas, Mianmar sofreu grande impacto com terceira onda da covid-19

Solidariedade e Preocupação Ambiental

No ano de 2002, o príncipe retornou sozinho rumo à Brasília, passando por Tocantins e Amazônia. Por ter viajado com propósitos sociais e ambientais, o destinado ao trono visitou diversos projetos nacionais.

Iniciou sua jornada no centro “Criança Esperança”, na favela do Cantagalo, no Rio de Janeiro, em projetos sociais com apoio da Embaixada Britânica. Logo após isso, foi à “Casa da Cultura” em São João do Meriti, da ONG ActionAid, também na capital fluminense.

Sua última parada foi voltada a suas preocupações ambientais, inaugurando uma unidade de educação ambiental sobre tartarugas verdes na Amazônia, com apoio também da embaixada britânica.

Defesa à Amazônia

No ano de 2009, o príncipe pisava em solos brasileiros em uma visita oficial, acompanhado de sua atual esposa, duquesa de Cornuália, Camilla Parker Bowles.

De acordo com a assessoria de imprensa da família real, o objetivo seria promover conhecimento sobre a importância da preservação da floresta amazônica. Charles se reuniu com líderes empresariais para discutir ações necessárias para o aquecimento global e a manutenção da floresta.

O monarca e sua esposa teve um breve encontro, de 40 minutos, com o presidente Luis Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. E na mesma noite participou de um jantar no Itamaraty.

charles

Presidente Lula recebe em audiência o herdeiro do trono britânico, príncipe Charles, no Palácio do Planalto.
José Cruz/Agência Brasil

Ao decorrer desta visita, houve alguns percalços, tudo por conta de um apagão que atingiu 60% do Distrito Federal. Por pouco, a visita real não foi prejudicada por essa falha de energia em Brasília, afetando seus passeios pela área.

Houve um erro, também, ao divulgarem a agenda do então presidente Lula. Identificando o príncipe como Charles Philip Arthur Chaves ao invés de Charles Philip Arthur George Mountbatten-Windsor.

Editado por Nathalia Jesus

Encontrou algum erro? Avise-nos.