"YouTube virou mainstream": Luba TV comenta trajetória na produção de conteúdo para a internet - Revista Esquinas

“YouTube virou mainstream”: Luba TV comenta trajetória na produção de conteúdo para a internet

Por Nícolas Proença : novembro 22, 2022

Luba é um dos maiores criadores de conteúdo da internet brasileira. Foto: Divulgação / Luba TV

Luba TV cria conteúdo para a internet há mais de uma década e viu muita coisa mudar no universo dos influenciadores; confira a entrevista exclusiva

Talvez você não conheça Lucas Rossi Feuerschütte, mas certamente já ouviu falar no Luba TV. Luba é youtuber e streamer há 12 anos e acumula mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube e Twitch. Os conteúdos de maior popularidade do Luba são reacts, bate-papo com seguires e jogatinas de Pokémon.

É um dos criadores de conteúdo mais consagrados da internet brasileira e, em entrevista exclusiva à ESQUINAS, Lucas nos contou um pouco sobre o contexto de criação de conteúdo nas redes e o que mudou em mais de uma década de canal.  

ESQUINAS: Você está produzindo vídeos para a internet desde 2010. O cenário mudou muito ao longo do tempo? 

LUBA: Acredito que sim. Quem fazia conteúdo para o YouTube – ou vlog, como costumava se dizer -, com o tempo, passou a se denominar como youtuber, criador de conteúdo, influenciador e outros termos. A partir daí, na minha visão, começou a sair do nicho e virou uma coisa praticamente mainstream. O YouTube antigamente era uma mídia alternativa, mas hoje em dia a gente vê criador de conteúdo em mídias bem tradicionais.

Tem gente lançando livro, participando de filmes, novelas, programas de TV… Enfim, ficou mainstream mesmo. Tanto é que shows de youtubers lotam estádios no Brasil inteiro. Criar conteúdo para a internet passou a ser uma oportunidade de trabalho consolidade. Antes, por exemplo, não existia tanta publicidade para YouTube. Hoje, é o que mais tem.  

E: Por volta de 2018, houve uma forte mudança na proposta do seu conteúdo. Passados 4 anos desde então, como você avalia essa transição? 

L: Sinto que a mudança foi necessária, sobretudo por dois aspectos: o pessoal e a vida útil do meu canal. Meu objetivo sempre foi produzir um conteúdo autêntico, no qual eu podia ser eu mesmo. É por isso que eu adorava fazer o quadro de perguntas e respostas. Eu escolhia as perguntas e nem preparava as respostas, saía na hora mesmo.

É o mesmo sentimento de quando faço lives, é algo bem espontâneo. Foi uma mudança boa para mim e, por consequência, para o próprio canal. Diante de tantas pessoas que produzem conteúdo, o que eu tenho para oferecer de original. Digamos que é ser eu mesmo, né? Isso trouxe uma certa proximidade com audiência e foi ótimo para todos.  

Veja mais em ESQUINAS

O fim da fama: por que ídolos deixam de ser admirados?

Publicidade, influencers e pandemia: o que fez o BBB se reinventar como fenômeno pop?

Mesmo com fim dos programas, fã-clubes de participantes de reality shows mantêm perfis ativos

E: Você tem planejado mais alguma mudança no conteúdo do canal para um futuro próximo? 

L: Sim, mas ainda não sei quais serão essas mudanças. Volta e meia, sinto necessidade de mudar. Seja pelo pessoal, seja por uma questão de visualizações mesmo. Eventualmente, posso perceber que o meu canal não está performando tão bem quanto antes e, assim, surge o fator para mudar. Agora é diferente, pois já tenho todas as ferramentas na mão.

No passado eu não tinha tanta segurança. Hoje, é mais confortável de fazer essa escolha. Nenhuma mudança é definitiva, aliás. Pode ser que eu decida ir por um caminho e, depois, venha a perceber que não foi nada bom. Mas eu conto com o meu público, até porque jamais faria algo que eu não gostasse e me sentisse à vontade.  

E: Ainda há muita preocupação com os números? Luba  

L: Gostaria de dizer que não, mas é muito difícil, porque esse tipo de trabalho traz um feedback instantâneo. É muito difícil se distanciar desses números, eles são jogados na nossa cara o tempo inteiro. E é tudo extremamente instável, muito instável.

É complicado se distanciar dessa preocupação de números, eu tenho muito menos visualização hoje em dia do que eu tinha no passado. Mas é como se houvesse um limite e eu o tenho sempre em mente. Querendo ou não, é meu ganha-pão, tenho funcionários na equipe e tudo mais.  

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.