Alternativas para a educação brasileira? - Revista Esquinas

Alternativas para a educação brasileira?

Por Guilherme Oliveira, Larissa Basilio, Lilian Santos e Monique Sampaio : outubro 23, 2018

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) apresentou, em abril deste ano, a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, documento que prevê diretrizes para a educação brasileira. O Brasil era o único país do mundo com um Ensino Médio que possuía um currículo determinado.

As principais  mudanças são: a transformação de disciplinas em áreas de conhecimento, alteração da carga horária e a criação de itinerários formativos escolhidos pelos alunos para complementarem o currículo proposto pela BNCC. Maria Amábile Mansutti , diretora de Tecnologias Educacionais do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Marcos Neira, diretor da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP), Felipe Tarábola, professor de Sociologia na Escola de Aplicação da USP, e alunos pró e contra a mudança falaram sobre o assunto, que pode modificar as políticas para a educação brasileira nos próximos anos.