Desigualdade escolar é agravada na pandemia - Revista Esquinas

Desigualdade escolar é agravada na pandemia

Por Stefhany Major, aluna do projeto Redação Aberta #2* : outubro 1, 2021

Foto por: CDC / Unsplash

Estudantes e especialistas relatam como a pandemia aumentou a desigualdade nas escolas brasileiras

Diante da pandemia de Covid-19, a desigualdade na educação brasileira ficou ainda mais evidente. A situação trouxe à tona problemas como a falta de recursos digitais e a dificuldade de aprendizagem dos alunos.

A discrepância entre o ensino público e privado é nítida em vários âmbitos, entretanto, durante a pandemia essa desigualdade se tornou mais visível na sociedade. Enquanto alunos de escolas particulares conseguiram se adaptar ao ensino a distância (EAD), estudantes de colégios municipais e estaduais sofrem com a falta de equipamentos e programas de ensino.

Esse abismo vai aumentar ainda mais. Segundo o Balanço do Orçamento do Instituto De Estudos Socioeconômicos (Inesc), enquanto escolas particulares adotam rapidamente aparelhos e melhorias para o ensino remoto, escolas públicas não tinham recebido nem diretrizes para conduzir o novo modelo.

Kauan Alexandre, 17 anos, é estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Antonieta Borges Alves, e afirma: “Me senti sozinho, não sabia ter um diálogo com meus professores”. Esse é um dos sentimentos que afloraram durante a pandemia, no entanto, a insegurança estava presente em todos os momentos. Isso, porque as atividades eram passadas, porém não tinha acompanhamento, nem apoio dos professores durante a execução,

Entretanto no caso de Fernanda Quilles, 17 anos,  estudante do terceiro ano da escola privada Colégio Guilherme de Almeida, ela obteve apoio e compreensão dos profissionais para um melhor aproveitamento. “A escola sempre se envolveu muito e tentou dar o melhor para ajudar todos os alunos, os professores são mais atenciosos, mas principalmente os colegas da minha classe começaram a se unir e ajudar uns aos outros” relata Fernanda.

Além da diferença com os professores, a estrutura na hora do estudo é fundamental. Fernanda possui um ambiente tranquilo e confortável para exercer as atividades escolares.  “O meu ambiente de estudo é bem tranquilo, moro só com a minha mãe e ela trabalha das 7h às 16h, então o dia inteiro fica silêncio na minha casa. E eu tenho uma escrivaninha no meu quarto, onde coloco o computador, meus cadernos e apostilas”, descreve. Em contrapartida, Kauan precisa esperar os irmãos estarem ocupados para conseguir um espaço para estudar. Com três irmãos em casa, ele relata: “existem momentos em que consigo estudar, principalmente no período da manhã antes dos meus irmãos irem pro trabalho, eles sempre tem coisas pra fazer”.

Políticas públicas

Segundo Kauan, o único meio de consulta e para tirar dúvidas disponibilizado pela escola foi o CMSP (Centro de Mídia de São Paulo). Durante a entrevista, Kauan relata a atitude da escola perante a falta de acesso a computadores. “Para aqueles alunos que não tinham eletrônicos, só disponibilizaram alguns computadores na escola para fazerem as provas semestrais “, relata.

A prefeitura de São Paulo comprou 465 mil tablets em 2020 e prometeu entregar até o final do ano de 2021. Até o momento, apenas 70 mil estudantes receberam o equipamento.

Segundo pesquisa realizada em maio deste ano, com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, não têm acesso à internet em casa. Esse número corresponde a cerca de 17% de todos os brasileiros nessa faixa etária. Pesquisa realizada em Maio de 2021.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação de São Paulo para questionar sobre a falta de suporte dada aos estudantes, mas não obteve respostas até o momento da publicação.

*Redação Aberta é um projeto destinado a apresentar o jornalismo na prática a estudantes do ensino médio e vestibulandos. A iniciativa inclui duas semanas de oficinas teóricas e práticas sobre a profissão. A segunda edição ocorreu entre 20 de setembro e 1 de outubro. O texto que você acabou de ler foi escrito por um dos participantes, sob a supervisão dos monitores do núcleo editorial e de professores de jornalismo da Cásper Líbero.

Encontrou um erro? Avise-nos.