Além da propaganda - Revista Esquinas
REVISTA DIGITAL LABORATÓRIO
DA FACULDADE CÁSPER LIBERO

Além da propaganda

Por Patricia Saluti : agosto 30, 2018

Semana de Comunicação da Faculdade Cásper Líbero aborda o engajamento das marcas com propostas sociais

Durante a manhã do terceiro dia da Semana de Comunicação Monique Lima, diretora de novos projetos da agência Africa, compareceu a palestra Recepção dos Consumidores a respeito das campanhas, o evento se deu com apoio da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP).

A princípio Lima explicou brevemente sobre sua trajetória, iniciada nos bastidores da produção na MTV e posteriormente migrando para agências de publicidade, área na qual continua atuando. A palestrante contou que seu início na televisão foi essencial para atuar no setor de novos projetos. O ramo, segundo a mesma, se define por “colocar ideias aparentemente malucas e impossíveis em prática”, trata-se de projetos diferenciados em uma campanha, como a ação da Vivo MyGameMyName, contra assédio de mulheres em jogos online.

Entender o discurso de cada marca é importante para a relação entre a agência e a empresa
Arthur Isamu Takebayashi

Com a temática da percepção dos consumidores em relação a campanha, a diretora abordou “disruptivo” como palavra chave e sua importância para os profissionais da comunicação dos dias de hoje. Segundo Lima, os comunicadores devem estar atentos aos problemas atuais e através deles trazerem inovações, rompendo as barreiras do não e do impossível.

Assim, abordou a temática do propósito. Segundo a diretora, as agências devem entender o discurso de cada marca e se elas realmente atendem aquele propósito para propor uma ação que não seja vazia, o fazer apenas por fazer. A partir disso a convidada mostrou diversos cases de sucesso que sua área desenvolveu como Tag Words da Budweiser, que relaciona a marca de cerveja com o passado da música, e os Dildos da MTV, feitos a partir de plástico retirado dos oceanos.

Para a diretora,a palavra chave “disruptivo” é essencial para os atuais profissionais da comunicação
Arthur Isamu Takebayashi

Por fim, alguns dos espectadores foram impactados positivamente por alguns dos cases apresentados, mostrando assim como as ações de propósitos com verdade pelas marcas geram ganhos para todos os participantes. Desta maneira Monique Lima finalizou a palestra salientando como as marcas conseguem e podem atuar em prol de causas verdadeiras.