Juntos na luta - Revista Esquinas

Juntos na luta

Por Pedro Garcia : setembro 24, 2018

Evento da semana de comemoração dos 40 anos do Centro Acadêmico Vladimir Herzog reúne ativistas

Na noite da quinta-feira (20) o Teatro Cásper Líbero reuniu ativistas para a mesa Amar e Mudar as coisas: por que lutamos?. O tema da discussão veio do dia 28 de março, quando a vereadora Marielle Franco foi assassinada e os alunos da faculdade se reuniram para debater questões sociais e um questionamento geral foi sobre como promover mudanças.

O evento foi pensado para solucionar tal inquietação. Estiveram presentes dois professores da casa, Michelle Prazeres, idealizadora dos projetos Desacelera SP e Mães Empreendedoras, e também Rodrigo Ratier co-fundador do Projeto Redigir.

Maria das Neves, coordenadora de juventude da União Brasileira de Mulheres (UBM) e membro do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) esteve presente e comentou sobre sua trajetória em movimentos sociais e histórias de vida e militância, com o intuito de mostrar formas de engajamento e de lidar com problemas sociais.

Sua fala foi complementada por Tati Ribeiro, membro da Rede Emancipa de cursinhos populares. A professora e militante também falou sobre a importância da educação e como ela pode promover a mudança de realidade para as pessoas. O debate sobre educação e movimento estudantil foi complementado por Marianna Dias, presidente da União Nacional dos estudantes (UNE).

Também esteve presente Viviane Duarte, fundadora do Plano Feminino, plataforma de atuação com conteúdo, cursos e consultoria para marcas. Ela pautou sua fala na atuação dos comunicadores e da publicidade com as pautas dos movimentos sociais.

O evento despertou o interesse do público e abriu um diálogo sobre formas de atuação para mudar o mundo. O resultado final foi uma apresentação de múltiplas lutas e possibilidades de engajamento, todas explicitando a necessidade de transformar a realidade brasileira atual.

Evento trouxe projetos que construíram pontes entre a comunicação e os movimentos sociais
Isabela Lo Sciuto