Nova plataforma aborda sustentabilidade urbana nas cidades - Revista Esquinas

Nova plataforma aborda sustentabilidade urbana nas cidades

Por Íris Chadi e Luísa Cerne : setembro 20, 2019

The Photographer via Wikimedia Commons

A ferramenta do Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa que oferece notícias e outros conteúdos para o público geral

Na última quarta-feira (18), foi lançada a nova plataforma Cidades Sustentáveis, desenvolvida em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) e o Fundo Mundial para o Ambiente (GEF, na sigla em inglês). Formulada para dar auxílios aos municípios no processo de desenvolvimento sustentável, fornece informações teóricas que podem contribuir para a gestão pública municipal. Também haverá um espaço para que qualquer pessoa acompanhe o desenvolvimento e implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) dos signatárias do Programa Cidades Sustentáveis.

Um dos principais objetivos da plataforma é estimular a população a se integrar de forma ativa às mudanças realizadas pelas prefeituras. Para isso, todos os dados serão oferecidos com transparência de modo a permitir um controle social.

As 17 ODS da Organização das Nações Unidas pensam em igualdade de gênero, trabalho, paz e educação, além de meio ambiente
Divulgação ONU

A plataforma promete ser um sistema intuitivo, informativo e visual, com postagens periódicas de dados e informações fornecidos pelas prefeituras. “A plataforma oferece também notícias e outros conteúdos para o público geral, como meio de compartilhar conhecimento e informações relevantes sobre sustentabilidade urbana e políticas públicas”, diz o site do programa. Além disso, também fornecerá cursos a distância com a temática “sustentabilidade urbana”. Por fim, um mapa interativo indicará boas práticas nas cidades nacionais e internacionais, possível graças a uma parceria com o Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis.