Na Cásper, calouros de jornalismo começam o ano letivo com a prática da reportagem - Revista Esquinas

Por Redação : fevereiro 22, 2022

Professores Helena Jacob e Rodrigo Ratier apresentam as atividades da semana para os novos alunos.

Semana de integração contemplou atividades orientadas por docentes que culminam com a publicação de conteúdo nas revistas laboratoriais do curso

O frio na barriga é inevitável diante do desafio: fazer uma reportagem já na primeira semana de aula. Com essa proposta, o curso de Jornalismo da Cásper recebeu os calouros de 2022 com atividades de integração. Ao longo de uma semana – contando, é claro, com a orientação de todo o corpo docente –, as quatro turmas de 1o ano vão passar por todas as etapas da produção de conteúdo, da reunião de pauta à edição final.

Os trabalhos começaram na segunda-feira (21). No Teatro Cásper Líbero, Eduardo Nunomura e Rodrigo Ratier, professores do curso de Jornalismo e editores responsáveis das revistas laboratoriais CÁSPER e ESQUINAS, respectivamente, apresentaram as publicações do Núcleo Editorial para, logo em seguida, propor uma atividade a ser entregue na sexta-feira.

integração

Entrada da Faculdade Cásper Líbero pelo térreo alto.
Anna Casiraghi

Aos alunos de 1º ano, um breve texto sobre algum personagem ou lugar da faculdade, a ser publicado na revista CÁSPER. “Publicando essas matérias, conseguiremos apresentar os vários cantinhos e professores da Cásper a partir de uma produção coletiva”, comenta Nunomura.

Aos “semi-calouros” de 2º ano – dado que, mesmo com 1 ano de vivência no curso, mal chegaram a pisar na faculdade propriamente dita – sugeriu-se uma produção fotográfica na Avenida Paulista, a ser publicada em ESQUINAS. Segundo Ari Vicentini, professor de fotojornalismo, o objetivo é desenvolver o olhar fotográfico e o storytelling jornalístico. “A ideia, na verdade, é fazer os alunos prestarem mais atenção nos arredores. A Paulista tem muitas possibilidades nesse sentido. Queremos que as turmas vivenciem como o jornalismo é importante para narrar essas histórias despercebidas, a notar com detalhes o mundo que as cerca”, relata.

Fernanda Garcia, 17, é caloura de Jornalismo e se surpreendeu com a proposta de um trabalho logo nas primeiras horas dentro da faculdade: “É uma coisa que eu já queria muito fazer. A apresentação no teatro me deixou mais animada ainda. A única tensão é pelo trabalho proposto. Não esperava que fosse começar logo na primeira semana, mas me empolga saber que desde já posso fazer o que eu gosto”, comenta. Para Guilherme Fonseca, do 2º ano, a proposta de reportagem fotográfica é interessante para dar acesso à base técnica da aula de fotojornalismo. “As habilidades solicitadas serão muito importantes para o resto da faculdade.”

Novos desafios

A ideia é que os alunos cheguem ao fim da semana mais familiarizados com o fazer jornalístico e, claro, com a faculdade em que passarão os próximos anos. “Quero que os estudantes sintam esse espírito ‘mão na massa’ do Jornalismo na Cásper”, comenta Helena Jacob, coordenadora do curso de Jornalismo. “Que o aluno fique com a sensação de que vai começar, que o curso está iniciando e que faremos muita coisa bacana durante o ano”, ressalta Nunomura.

Vicentini observa um elemento curioso nas turmas que chegam agora à Faculdade: “Vamos pegar alunos do ensino médio que estão há dois anos sem aula. Isso muda muito em termos sociais. Vai ser um desafio, mas todo desafio é legal”.

É o caso de Fernanda Garcia. “De uma hora para outra você tem que crescer, virar um adulto, assumir responsabilidades… Aqui, é você quem assina seus papéis. Eu basicamente saí da minha festa de 15 anos direto para a faculdade”. E já mergulhando na realidade da profissão.

Editado por Rodrigo Ratier

Encontrou algum erro? Avise-nos.