Trabalho ou estudo: a principal causa da evasão escolar - Revista Esquinas

Trabalho ou estudo: a principal causa da evasão escolar

Por Rafaela Pereira da Silva, aluna do projeto Redação Aberta #2* : outubro 1, 2021

Sala de aula vazia da Escola Estadual Antonieta Borges Alves. Foto: Rafaela Pereira

Seis dos oito estudantes consultados relataram falta de motivação. Trabalho desponta como principal razão de evasão

Aqueles que tiveram de abandonar a escola, não por vontade, mas por necessidade, se encontram agora sem muitas esperanças para retomar os estudos. Seja por falta de recursos, ou motivação. Segundo a pesquisa realizada na Escola Estadual Antonieta Borges Alves, localizada no grande ABC de São Paulo, a taxa de evasão escolar desse ano chega aos 35%.

Em média, a escola possui 600 estudantes do ensino médio. Com isso, mais de 200 pessoas abandonaram a escola na pandemia. Além disso, 20% desses alunos não têm acesso à internet. Mas, o que se sobressai dentre as razões para a evasão escolar é o trabalho, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua), feita pelo IBGE, que avalia dados de 2019.

Apesar de abandonarem a escola para trabalharem, Ivanete de Almeida Santos, vice-diretora da Escola Estadual Antonieta Borges Alves, fala que esse jovem não está preparado para lidar com a pressão do trabalho. Segundo ela, eles não conseguem se dedicar totalmente ao trabalho como deveriam. “Obviamente por não ter se dedicado primeiro a sua educação”, completa ela, ao apontar a razão da falta de preparo para o mercado de trabalho.

Esther da Silva Guedes, 17 anos, atualmente mora em um abrigo para crianças e adolescentes e trabalha em uma lanchonete. Ela diz que deixou a escola e optou pelo trabalho devido ao horário. “Quero conseguir minha casa própria, fazer faculdade de gastronomia e futuramente montar meu próprio negócio’’, conta ela sobre sua visão de futuro. Em suas próprias palavras, a escola é “passado”.

Trabalho é principal causa da evasão escolar

Aluno da Escola Antonieta Borges Alves.
Rafaela Pereira

Guilherme Vivaldo, 19 anos, diz que a escola é um “tédio”, mas pretende retomar os estudos. Ele trabalha desde maio de 2021, com quadros e cortiças, montagem e fabricação. Além de querer ajudar financeiramente em casa, outro motivo para o abandono escolar foi a dificuldade em estudar e aprender com a plataforma online. “Ficarei no mesmo emprego, farei cursos profissionalizantes e tentarei carreira como farmacêutico.” diz ele quando é questionado sobre seus objetivos profissionais.

Esther e Guilherme compõe o grupo de 8 estudantes contatados pela reportagem. Dentre eles, 6 falaram sobre a falta de motivação e tempo, e o outro aluno entrevistado não pretende voltar para a escola. Foram mencionadas palavras como “prisão” para se referir à escola. Nenhuma palavra como ‘saudades’ foi citada.

*Redação Aberta é um projeto destinado a apresentar o jornalismo na prática a estudantes do ensino médio e vestibulandos. A iniciativa inclui duas semanas de oficinas teóricas e práticas sobre a profissão. A segunda edição ocorreu entre 20 de setembro e 1 de outubro. O texto que você acabou de ler foi escrito por um dos participantes, sob a supervisão dos monitores do núcleo editorial e de professores de jornalismo da Cásper Líbero.

Encontrou um erro? Avise-nos.