Achou que tinha acabado? Confira mais 4 podcasts feitos por casperianos - Revista Esquinas

Achou que tinha acabado? Confira mais 4 podcasts feitos por casperianos

Por Redação : setembro 7, 2020

Em comparação a 2019, Spotify registrou em 2020 um aumento de 200% no número de horas de podcasts escutadas

No começo do ano, o Spotify divulgou que existem mais de 700 mil podcasts disponíveis na plataforma. Segundo o app, 16% dos seus usuários ao redor do mundo, que representam 43.360.000 pessoas, escutam esse formato.

Aqui, divulgamos mais quatro podcasts desenvolvidos por casperianos:

Jogo Duro

O podcast Jogo Duro faz jus ao slogan “muito esporte, ZERO papas na língua”. Os seis integrantes são casperianos, alunos ou ex-alunos, e viram no formato uma boa oportunidade de tirar do papel a antiga ideia de criar conteúdo, aliada a uma paixão em comum: o esporte.

O projeto, que agora também conta com canal no Youtube, foi desenvolvido durante a pandemia e está crescendo mais rápido do que eles mesmos imaginavam. Logo no primeiro episódio, uma declaração dada pelo técnico do Botafogo, Paulo Autuori, saiu em portais como UOL Esporte e Gaúcha ZH. Mais tarde, uma entrevista com a Cacau, jogadora de futebol do Corinthians, repercutiu no site Meu Timão.

Caio Pecego, um dos criadores, gosta do formato pelo “poder de contar histórias e do espaço para debater e relacionar o esporte e a sociedade de forma mais profunda do que normalmente vemos por aí”. Para ele, os entrevistados são tão bons e os papos, tão interessantes que a parte de edição é sofrida.

O objetivo é criar conteúdo diferenciado e descontraído que faça sentido para todos eles. “É aquela velha história de misturar informação e entretenimento para produzir um conteúdo atrativo e pertinente”, diz Caio. Daqui para frente, pensam em fazer parcerias com marcas e analisam a plataforma Orelo, que tem um sistema de pagamento por “plays”, para monetizar o podcast.

Café Cortesia

Toda semana, o Café Cortesia disponibiliza mais um episódio nos agregadores de podcast. “Estava procurando um lugar para me expressar e poder conversar sobre os mais diversos assuntos, refletir, repensar e também aprender coisas novas”, conta Tiago César Silva. Formado em RTVI em 2015, o ex-casperiano é apresentador e produtor do podcast.

No processo de edição, Tiago convidou Murilo Nogueira para conduzir essa etapa. Murilo, também ex-casperiano, se formou em RTVI no ano de 2016. “Disponibilizo o roteiro e material bruto e ele me envia a primeira versão e vamos ajustando até ficar pronto para publicação”, explica Tiago.

Sobre suas perspectivas, ele imagina que um dia possa fazer renda extra quanto tiver um público e negociar com marcas. “O principal é me divertir e me expressar, mas também acho uma oportunidade de aumentar meu networking e portfólio.”

Cantinho do RPG

O Cantinho do RPG trata de um assunto que sempre atraiu Samir Hage Neto, RPG de Mesa. “No meu podcast eu gosto de ser informativo e poder adicionar à jogatina da galera do mesmo círculo que eu.”

Ele, que é aluno de Rádio, TV e Internet, produz o podcast sozinho, e sua parte favorita é a edição. “Eu separo em quatro etapas: limpeza, montagem, mixagem e masterização. A parte que sempre demora mais é a limpeza, as outras eu considero criativas.”

Como momento mais marcante na trajetória do Cantinho do RPG, o casperiano destaca o patrocínio da Readbox Editora. A principal dificuldade em todo o processo tem sido a divulgação: “Hoje em dia cada vez mais projetos aparecem”.

Diário dos Sonhos

Composto por Cíntia Miyuki, Íris Chadi, Luisa Cerne e Vitor Buratini, o Diário dos Sonhos tem como foco, de fato, o sonhar. O podcast surgiu como projeto do semestre para uma matéria da faculdade e todos concordaram que o tema seria interessante para se aprofundar. Os quatro alunos do segundo ano de jornalismo alternam suas funções na produção, sem papéis fixos.

O Diário dos Sonhos reflete os sonhos da equipe e dos ouvintes durante os episódios ao lado de algum profissional que pode acrescentar ao assunto. Um momento marcante foi quando um ouvinte de Goiás pediu de forma empolgada para que seu sonho fosse lido num episódio.

No Instagram do podcast, a equipe traz curiosidades, dicas e informações sobre o universo onírico.

Encontrou algum erro? Avise-nos: [email protected]