De política a histórias constrangedoras: conheça 5 podcasts feitos por casperianos - Revista Esquinas

Por Redação : setembro 1, 2020

Nesta matéria ESQUINAS traz uma lista com cinco podcasts produzidos por casperianos. Entre eles: entretenimento, política, humor e esportes

Lavando louça, limpando a casa, fazendo exercício, tomando banho, no trânsito ou no transporte público: é sempre momento de escutar podcasts. Eles são queridinhos dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa do Ibope, estão nos ouvidos de 40% dos usuários da internet por aqui. E o País, segundo dados do Spotify, já é o segundo maior consumidor do formato, atrás apenas dos Estados Unidos.

Com o rápido crescimento desse campo, comunicadores, veículos de imprensa e empresas têm investido na criação de seus próprios podcasts, assim como muitos casperianos. Orientados por professores, independentes, em grupos ou individuais, estudantes e recém-formados na Faculdade Cásper Líbero enxergaram oportunidades nesse formato. Conheça cinco dessas produções:

tudo verdade!

Idealizado por Gabriel Benzi, 3º ano de jornalismo, o tudo verdade! tem a proposta de falar sobre cultura e entretenimento. “Surgiu como ideia de portfólio, hoje faço por prazer. É um lugar seguro para gerar confiança nas minha habilidades e aprender bastante sobre comunicação”, conta Gabriel.

Toda a parte técnica é executada por ele, tanto roteirização quanto edição e redes sociais. “A edição sempre é minha parte favorita e sempre a que menos tenho tempo pra fazer!”, comenta.

Ele também conta que desde o início a ideia era ser um programa com gravação ao vivo, multimídia e multiplataforma.”Acho que foi tirar do papel um objetivo, cara, realizar um sonho mesmo.” A diferença que isso gerou foi que o programa passou a ter convidados durante a conversa, o que “mudou toda a dinâmica.”

Big Brother Brasília

O BBBrasília é roteirizado, apresentado, editado e distribuído pelo casperiano Eduardo Reis. Seu programa desmistifica a ideia de que não podemos falar sobre assuntos sérios de uma maneira mais descontraída.

O podcast é um reflexo do que o aluno de 1º ano de jornalismo gosta de consumir: política, episódios curtos e muito dinamismo. A principal vantagem que Eduardo vê em produzir conteúdo sozinho, e de forma independente, é falar sobre o que o interessa da maneira que mais gosta: com descontração.

Para ele, o principal desafio é “manter o ouvinte atento durante os 20 minutos”. Além disso, Eduardo destaca a dificuldade de alcançar pessoas de “fora de sua bolha”, e diz que para isso criou perfis em todas as redes sociais para divulgar seu podcast.

Alvorada

Desde a pauta até a edição do áudio, Luiz Felipe Nunes é o responsável por todo o processo do Alvorada. Cursando o primeiro ano de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, o estudante gravou o primeiro episódio de seu podcast sobre notícias no mês de julho. Sua proposta é trazer um conteúdo leve e rápido (no máximo 15 minutos por episódio) “para informar a galera que não tem tempo ou paciência.”

Seu processo para cada episódio leva cerca de 50 minutos. Isso ocorre porque Luiz Felipe tem experiência na área por já ter trabalhado como freelancer no meio audiovisual. “Faço os cortes nas minhas respirações durante a fala – essa é a parte que demora mais -, coloco a trilha sonora e equalizo o áudio, mas essas últimas partes eu já tenho tudo pronto desde os primeiros podcasts.

Sobre a melhor experiência com seu podcast, Luiz Felipe comenta sobre os feedbacks que recebeu: “Sentir que estou ajudando alguém é a melhor parte”, conclui.

Não Conta Pra Ninguém

Idealizado por Bruna Martins e Stephanie Santoro, o podcast semanal traz histórias constrangedoras da adolescência das ex-casperianas e de seus ouvintes. O tom bem humorado combina com a proposta: fornecer leveza e descontração para nossas rotinas caóticas. “Quase como uma fuga”, explica Stephanie. Ela é formada em Rádio, TV e Internet e cuida das mídias sociais do podcast. Já Bruna, que é publicitária, edita os episódios, todos gravados a distância.

Inspiradas por produções como É nóia minha?, Um Milkshake chamado Wanda e Calcinha Larga,  elas buscam se divertir e ganhar uma renda extra com os episódios. “Pode vir fama, estamos prontas”, “grita” Stephanie em Caps Lock.

Podcast Das Minas

O Podcast Das Minas era composto por cinco casperianas que tiveram essa ideia pois precisavam “de um espaço para falar de esportes.” Todas integrantes estudam jornalismo, e entre elas temos a Tayná Fiori e a Tati Mercatelli, ambas do segundo ano; Dayane Natale, Lais Martins e Larissa Katz, todas do terceiro ano.

Para gravar os podcasts, elas usavam o estúdio da própria Cásper, mas por conta da pandemia elas pararam com as gravações. Outra implicação para continuar com o projeto foi a dificuldade em conciliar os horários entre as participantes.

A respeito de algo memorável, Tayná Fiori disse: “O momento mais marcante foi quando conseguimos levar o Ricardo Bulgarelli para gravar conosco”. Ricardo é comentarista de basquete dos canais ESPN e do NBA League Pass.

Apesar de ter conseguido um grande convidado, Tayná também comenta como o podcast pode trazer algumas decepções. “É difícil você produzir um conteúdo todo trabalhado e as pessoas não valorizarem. Geralmente, só escutam quando você divulga algo famoso.”

Encontrou algum erro? Avise-nos: [email protected]