Politize!: jovem coordena rede que ensina política por meio de conteúdos na internet - Revista Esquinas

Politize!: jovem coordena rede que ensina política por meio de conteúdos na internet

Por Ricardo Grandi Bianco, aluno do Redação Aberta #4 : outubro 28, 2022

Akihito ao lado de outros integrantes da Politize!. Na semana dos dias 17 a 23 de outubro, os membros estiveram em imersão e discutiram o planejamento da ONG para os próximos anos. Foto: Arquivo Pessoal

Akihito Mitsuse gere mais de 150 voluntários da ONG Politize!, responsáveis pela produção de textos e vídeos que impactam milhões de pessoas no país

João Leonardo Akihito Mitsuse, 24, considera-se uma pessoa muito curiosa. “Desde pequeno, eu sempre ficava perguntando o porquê das coisas”, conta ele, ao recordar vídeos gravados por seu pai na infância.

Ainda criança, herdou da família a paixão pelas artes marciais. Para o jovem, que pratica hapkido, muay thai, judô e karatê, elas não se resumem a uma atividade esportiva. Especialmente as duas últimas, de origem japonesa, transmitem valores como disciplina, respeito e hierarquia, ensinam uma filosofia de vida e lhe proporcionam uma ligação com a sua identidade e seus antepassados.

Politize

Akihito alcançou a faixa preta no judô. Ao fundo, banner com foto de Jigoro Kano, criador dessa arte marcial.
Foto: Arquivo Pessoal

Outra paixão, no entanto, passou a ocupar um papel de destaque na vida de Akihito, como costuma ser chamado. Aos 13 anos, nasceu seu interesse pela política, que não o abandonaria a partir de então.

Tudo começou quando promoveu, com ajuda de familiares, sua primeira ação social em Cabreúva (SP), onde morava. Chamado “Roda da Leitura”, o projeto consistia na arrecadação de livros para uma escola infantil.

Essa experiência despertou nele o desejo de entender melhor o funcionamento das políticas públicas. Em entrevista dada a uma TV local, chegou a dizer que queria ser vereador e prefeito do município para depois subir na carreira política.

Mais tarde, Akihito conheceu o Rotary International, que reúne voluntários a nível internacional para prestar serviços humanitários. A associação possuía um clube na cidade, cujos membros o convidaram para fundar um Interact Club local, voltado ao público da faixa etária de 12 a 18 anos.

Devido à sua curiosidade inata, somada à vontade de compreender o funcionamento da política no mundo, o jovem decidiu cursar Relações Internacionais. Aos 17 anos, deixou a presidência do clube e o interior paulista para ingressar na Universidade Federal de Santa Catarina.

POLITIZE

João Leonardo Akihito Mitsuse, de 24 anos.
Foto: Divulgação / Politize!

Cerca de dois anos antes, surgia em Florianópolis a Politize!. Fundada por Gabriel Marmentini, a ONG tem como missão levar educação política a todo o país, de maneira didática, gratuita e plural.

Akihito logo se identificou com o propósito da organização e passou a acompanhar seu trabalho. “Discutir política é muito importante, porque nós vivemos política o tempo todo. E se a gente não discute, a gente não aprende sobre ela. E se não aprendemos, vamos continuar cometendo os mesmos erros”, opina.

Na capital catarinense, chegou a fazer estágio em uma empresa de negócios imobiliários. Embora avalie ter aprendido bastante com a experiência, não era algo próximo de sua área de atuação. Por isso, ao receber a notícia de que havia sido aberto um processo seletivo na Politize!, ele prontamente se inscreveu e conseguiu a aprovação, após passar por diversas etapas com tarefas exigentes.

Veja mais em ESQUINAS

As crianças estão furiosas: o protesto de alunos da UFC por melhorias no RU

Jovem LGBTQIA+ coordena grupo de jovens cristãos na Pompeia 

Entenda a (não) participação do jovem na política

No início deste ano, o jovem tornou-se coordenador da Rede de Produtores de Conteúdo (RPC), onde é responsável por realizar a gestão de mais de 150 voluntários. Antes chamado apenas “Rede de Redatores”, este braço da ONG tem se expandido de forma contínua, passando a elaborar e a divulgar não apenas textos, mas também vídeos informativos em várias plataformas. Eles explicam temas ligados a diferentes aspectos da política – conceitos, funcionamento das instituições, partidos políticos, direito, economia, história, entre outros.

De acordo com Akihito, a importância do trabalho realizado pela organização é enorme, pois há uma falha na educação política brasileira que precisa ser corrigida, se desejarmos ter um país melhor. “A própria existência da sociedade é baseada na política. Se seus membros não entendem sobre o assunto, ela não vai evoluir”.

A Politize! o inspira, por ter pessoas dedicadas e capacitadas. Na sua percepção, a qualificação dos gestores e dos demais integrantes faz com que o projeto esteja em constante evolução, contando sempre com um bom direcionamento.

Politize

Akihito ao lado de outros integrantes da Politize!. Na semana dos dias 17 a 23 de outubro, os membros estiveram em imersão e discutiram o planejamento da ONG para os próximos anos.
Foto: Arquivo Pessoal

Carolina Simiema, 36, faz parte da organização. A jornalista coordena seu portal de conteúdos, que possui mais de 3 mil textos e de 140 milhões de visualizações, desde 2015. “Akihito é uma pessoa extremamente dedicada e organizada no seu processo de trabalho. Focado, está sempre em busca de aperfeiçoar a rotina e os processos, a fim de entregar o melhor resultado possível. Trabalhar com ele é solidificar uma parceria. Afinal, temos um objetivo comum”, diz ela.

Carolina considera ainda que o colega de trabalho possui uma mente ágil e uma característica marcante: a empatia.

Sempre compreensivo com os outros membros da equipe e com os produtores de conteúdo voluntários, ele conta agora com o desafio de gerenciar o crescimento da rede, para que ela possa atuar em novas frentes e causar cada vez mais impacto.

Hoje, Akihito concilia a atividade na ONG com o mestrado na UFSC, onde se dedica a estudar Economia Política Internacional. Certamente, o engajamento político e o conhecimento sobre o tema seguirão muito relevantes em sua trajetória. O jovem acredita que, em última análise, isso fornece ferramentas para lutar contra as injustiças sociais e melhorar a vida da população marginalizada. “O que mais me atrai nessa temática é o poder e a capacidade de transformação que ela tem”.

* Redação Aberta é um projeto destinado a apresentar o jornalismo na prática a estudantes do ensino médio e vestibulandos. A iniciativa inclui duas semanas de oficinas teóricas e práticas sobre a profissão. A segunda edição de 2022 ocorreu entre 20 de setembro e 1 de outubro. O texto que você acabou de ler foi escrito por um dos participantes, sob a supervisão dos monitores do Núcleo Editorial e de professores de jornalismo da Cásper Líbero.

Encontrou algum erro? Avise-nos.