Como é a rotina do paratleta em anos de preparação? - Revista Esquinas

Como é a rotina do paratleta em anos de preparação?

Por Lorena Ortega : julho 4, 2022

Foto: Pedro Ramos / Wikimedia Commons

O paratleta Vinícius Rodrigues relata sua história, rotina e conselhos para aqueles que buscam realizar o sonho de se tornarem um paratleta.

Vinícius Rodrigues, o “Miojo”, como o chamavam na época de escola, tem 27 anos e compete na categoria de paratleta. Em 2019 quebrou o recorde mundial dos 100m rasos da classe T63, para amputados de perna acima do joelho. Vinícius foi criado pela mãe, tem uma irmã e uma filha de 17 anos. No seu tempo livre, alega que gosta de jogar videogame e descansar para o próximo treino. Em entrevista a ESQUINAS, Vinicius conta que a quantidade de treinos em anos de Paralimpíadas e anos de intervalo é a mesma, sempre revezando e seguindo a periodização que o técnico exige na preparação para a competição alvo daquele ano. Anos de Paralimpíadas, com certeza, são mais emocionantes e motivadores, mas o atleta segue na mesma pegada nos outros anos para continuar liderando o ranking mundial. “A preparação para as competições é bem intensa, a rotina chega a 6 horas por dia, 3 horas de manhã e 3 horas de tarde” relata.

paratleta

Vinícius Rodrigues foi medalhista de prata nas olimpíadas de Tokyo em 2020.
Divulgação

“A quantidade de viagens é sempre a mesma. Só viajamos para competir o mundial e os jogos paralímpicos. Mas o lado emocional muda, com certeza. A motivação no ano de paraolimpíada sempre muda, o desafio maior motiva mais”, conta o paratleta.

Primeiro contato com o esporte

O sonho de ser atleta e representar o país sempre brilhou dentro de Vinícius. “Minha primeira experiência com o esporte foi nos interclasses da escola, ficava ansioso para competir e vencer. Tenho até hoje meus títulos de judô e futebol dessa época”. Sua primeira competição de corrida foi no exército. “Com todo mundo gritando e competindo na corrida, flexão, abdominal e barra, foi minha primeira disputa que eu considero grande e foi onde eu senti que esse esporte era muito bom e que era aquilo que queria para mim. Mas a primeira vez que realmente senti que ia para o esporte paralímpico foi a primeira vez que eu coloquei a prótese de corrida e a hora em que eu me vi ali montado, cinco meses depois do meu acidente, eu sabia que aquilo era para mim. Então, a partir desse dia, eu virei a chave em busca de me tornar um velocista paralímpico e campeão”.

paratleta

Vinicius Rodrigues começou a competir em 2015.
Divulgação

“A minha maior dificuldade foi sair de casa e deixar a minha família para viver esse sonho. Foi só com muleta e vontade que eu cheguei em São Paulo, onde aprendi a andar. Aí acabei já conseguindo a prótese de corrida, um clube e um lugar para ficar. Então agarrei firme a oportunidade. É lógico que tenho muitas dificuldades até hoje, pois tenho que sempre me manter em um nível alto. Acho também que a maior dificuldade é se manter no topo”, conclui Vinícius, que é líder do ranking mundial faz cinco anos.

O velocista não poupa sentimentos ao falar do que significa vestir as cores do país. “A sensação de representar o Brasil é a melhor, acho que não existe honra maior do que representar o seu povo, ainda mais subir no pódio, receber uma medalha e ouvir o hino. Esses são aqueles dias que vou lembrar quando estiver bem velhinho, é algo que fica para a história, tanto minha quanto da minha família, da minha cidade e do meu país”.

Você conhece o Bolsa Atleta? Saiba como o programa ajuda (ou não) os esportistas Paralímpicos

“As Paralimpíadas não acabaram dia 5. Elas continuam’’: conheça a importância do patrocínio para os atletas

Machismo no esporte: o que elas têm a dizer

Visibilidade do paratleta

Para Vinícius Rodrigues, a visibilidade dos esportes paralímpicos ainda é uma batalha a ser vencida. “Isso já começa com a televisão. Por que os jogos paralímpicos não foram transmitidos em canal aberto e os jogos olímpicos sim, sendo que a gente tem mais medalhas que o olímpico? O espaço que a gente tem na mídia também é muito pequeno. No Brasil, ainda é tudo muito cultural. O atletismo em si ainda não tem tanto destaque e isso tudo acarreta no baixo interesse das marcas em nós. Nós temos os resultados, temos os meios pelo qual realizamos ações, mas ainda é algo muito cultural o paratleta não ser tão valorizado como deveria”.

Conselhos

Para as futuras gerações do esporte, o atleta fala muito sobre força de vontade. “Tem que querer muito. Você vai se deparar com diversas circunstâncias que vão testar se é realmente isso que você quer. O que vai determinar se você vai chegar lá ou não é a vontade, o quanto você vai empenhar a sua energia no esporte. Também é preciso ter paciência, porque os frutos demoram para serem colhidos e a gente não sabe quando vai chegar essa hora. Por último, tem que fazer tudo com alegria, quando as coisas são feitas assim tudo fica mais fácil”.

Editado por Pedro Moreira

Encontrou algum erro? Avise-nos.