Futebol na quarentena: para além da reprise dos jogos - Revista Esquinas

Futebol na quarentena: para além da reprise dos jogos

Por Gustavo Vasco e Leonardo Cavallaro : maio 2, 2020

ESQUINAS reúne dicas audiovisuais e sugestões de jornalistas esportivos para matar a saudade dos campos

Um dos desdobramentos da pandemia do novo coronavírus foi a paralisação das disputas dos jogos de futebol no Brasil e em muitos países do globo. Completando mais de um mês sem bolas rolando nos gramados, e ainda com total indefinição de quando as partidas serão retomadas, muitos torcedores e fãs do esporte mais praticado no planeta estão com saudades de seus clubes e, principalmente, de acompanhar as competições nacionais e internacionais.

Muitos canais esportivos, na tentativa de substituir a falta de jogos ao vivo em suas grades de programação, optaram por reprisar antigas partidas. A ideia, há de se ressaltar, é extremamente válida, já que resgata a memória afetiva dos torcedores mais antigos e proporciona um maior conhecimento para as novas gerações. Ainda assim, existem outros caminhos que podem amenizar a falta que o futebol está fazendo para seus apreciadores. Pensando nisso, a ESQUINAS coletou seis alternativas culturais futebolísticas, três livros e três séries que irão agregar conhecimento, entreter e atenuar a sua saudade dos campos nesse período de quarentena.

“Futebol ao sol e à sombra”

Celso Unzelte, escritor e jornalista dos canais ESPN, sugere o livro do uruguaio Eduardo Galeano: “É mais que um livro sobre futebol. É um dos mais belos livros que já li na vida”. A obra é um exemplar de pequenos contos e crônicas sobre o esporte. Nele, Galeano traz descrições desde os primórdios do futebol, tanto no Brasil como no mundo. As primeiras equipes, as regras, os acessórios. Tudo em riquíssimos detalhes.

“Futebol ao som e à sombra”, de Eduardo Galeano
Reprodução

“Fechado por motivo de futebol”

O livro, também de Galeano, possui a mesma proposta do indicado acima. São crônicas reunidas que tratam de muitos assuntos que envolvem a bola, mas seu diferencial é não se restringir somente ao jogo em si, abordando temas como história, política, economia e desigualdade também. Suas páginas exaltam muitos atletas como Pelé, Garrincha e Maradona – o escritor era apaixonado pelo argentino. Mas mais do que isso, o autor tem um olhar crítico e sensível sobre outras questões da natureza humana, que são contempladas em suas crônicas.

“Fechado por motivo de futebol”, de Eduardo Galeano
Reprodução

 

“Pelada: uma volta ao mundo pelo prazer de jogar futebol”

A indicação é do repórter do Grupo Globo, Thiago Crespo. “Esse livro amplia nosso horizonte, não se restringe às quatro linhas”. A obra de Gwendolyn Oxenham é focada no futebol espontâneo das famosas peladas, partidas alheias aos grandes holofotes, estádios e negócios. O autor percorre diversos países do mundo em busca de boas histórias dessas partidas, como um jogo entre prisioneiros na Bolívia e uma partida entre construtores dos estádios da Copa do Mundo de 2010.

“Pelada: uma volta ao mundo pelo prazer de jogar futebol”, de Gwendolyn Oxenham
Reprodução

Manchester City: All Or Nothing

Para os amantes de conteúdos audiovisuais, a série está disponível na plataforma Amazon Prime. Seus oito episódios contam o dia a dia de Pep Guardiola no comando do time inglês em 2017, ano em que o clube conquistou a Premier League, campeonato local. A excelente produção exibe os bastidores da campanha rumo ao título, negociações de contratações, treinamentos e todas as dificuldades que os comandados de Guardiola enfrentam durante a árdua temporada. A documentação é indispensável para quem quer conhecer o mundo da bola e seus bastidores.

Barra Bravas

A série argentina também é uma opção interessante para uma quarentena futebolística. O país tem a tradição de produzir excelentes conteúdos audiovisuais, e com esse seriado não foi diferente. No meio desse esporte dominado por homens, uma mulher determinada tenta livrar um time de futebol argentino dos crimes violentos e da corrupção que cercam sua fanática torcida. Ao mesmo tempo, um jovem começa sua carreira de jogador com o objetivo de mudar a vida de sua família e tirá-la da pobreza. Com facções brigando por dinheiro e desviando a receita dos clubes, os oito episódios da série estão disponíveis na Netflix e são obrigatórios para quem curte futebol, fanatismo, criminalidade e política.

Sunderland até morrer

Para finalizar, a série produzida originalmente pela Netflix mostra a realidade de um dos clubes mais populares da Inglaterra, o Sunderland AFC, rebaixado para a League One, a terceira divisão do campeonato inglês. A primeira temporada apresenta toda a trajetória de crise que culminou no segundo rebaixamento em dois anos seguidos dos Gatos Pretos, como são conhecidos. Contendo entrevistas com os técnicos, jogadores, dirigentes e torcedores, os oito primeiros episódios detalham os pormenores que levaram o time ao pior momento de sua história, além de destacar os impactos nos funcionários do clube, na cidade e em seus apaixonados torcedores.

Já a segunda temporada, que contém seis episódios, trata da expectativa de renascimento do clube. Tentando se reestruturar, os novos donos procuram ajustar as finanças à realidade da terceira divisão. Entretanto, mesmo com o apoio dos torcedores e obtendo resultados positivos em campo, o drama e as dificuldades financeiras do time continuam.