O título inédito da Copa do Brasil é apenas um pedaço da reconstrução do São Paulo FC - Revista Esquinas

O título inédito da Copa do Brasil é apenas um pedaço da reconstrução do São Paulo FC

Por Arthur Alano e Lucas Miyake : dezembro 12, 2023

O título da Copa do Brasil era o único que faltava para completar a galeria de troféus do São Paulo Futebol Clube. Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

De elimado no Campeonato Paulista para o Água Santa ao título inédito da Copa do Brasil. Confira a trajetória do São Paulo nesta temporada

O tricolor começou o ano com altas expectativas em relação a nova temporada. Após o vice da Copa Sul-Americana, a semifinal da Copa do Brasil e o vice-campeonato estadual. O São Paulo manteve o treinador Rogério Ceni, movimento que os rivais Corinthians e Santos não seguiram. Com a permanência de Ceni, o departamento de futebol em conjunto com o têcnico puderam montar o elenco e realizar a pré-temporada de 2023 da melhor forma.

No total, a diretoria são-paulina contratou nove jogadores para o início da temporada. Foram eles: Alan Franco, Caio Paulista, David, Erison, Jhegson Méndez, Marcos Paulo, Pedrinho, Rafael e Wellington Rato. Apenas um deles não está mais no time: Pedrinho. O São Paulo rescindiu o contrato com o atleta após ele ter sido acusado de agredir sua ex-namorada, Amanda Nunes, e ameaçá-la de morte. Atualmente, ele defende o América-MG.

Eliminação no Paulistão

Ainda que tivesse uma preparação organizada, o São Paulo começou 2023 com uma dívida próxima da casa dos R$ 600 milhões. Mas a temporada começou e, logo veio o banho de àgua fria: o Água Santa. A equipe de Diadema que vinha fazendo a melhor campanha de sua história, elimonou o tricolor nas quartas de final do estadual. A partida terminou em 0x0 no tempo regulamentar, levando aos pênaltis. O São Paulo errou duas cobranças, já o Água Santa apenas uma, saindo do Allianz Parque rumo a semifinal contra o Bragantino.

Após um mês da eliminação e alguns deslizes na Copa do Brasil contra o Ituano e no Campeonato Brasileiro contra o Botafogo, a diretoria tricolor decidiu demitir Rogério Ceni por não enxergar evolução na equipe. A saída do ídolo são-paulino abriu portas para a volta de Dorival Jr, atual campeão da Copa do Brasil e Libertadores pelo Flamengo.

O início da nova comissão técnica teve números impressionantes com 11 jogos invictos, somando sete vitórias e quatro empates. Logo nos primeiros meses de trabalho, o São Paulo se classificou em primeiro no seu grupo da Sul-Americana e eliminou nas quartas de final o Palmeiras pela Copa do Brasil.

Chegada de reforços

Com a vaga garantida nas oitavas de final da Sul-Americana e na semifinal da Copa do Brasil, o presidente Julio Casares trouxe duas estrelas mundiais: Lucas Moura, ídolo tricolor, e James Rodriguez, artilheiro da Copa do Mundo de 2014. A cria de cotia e ídolo, já em seus primeiros jogos, respondeu às expectativas, sendo o principal jogador no jogo de volta contra o Corinthians, marcando o gol que colocou o São Paulo na final da Copa do Brasil. Por outro lado, James Rodriguez não teve o mesmo sucesso que Lucas. E hoje, se encontra em um impasse quanto a sua renovação contratual.

Apesar da melhora técnica, o São Paulo acabou por ser eliminado da Sul-Americana contra a LDU, tendo a classificação decidida nos pênaltis.

VEJA MAIS EM ESQUINAS

“Fui ao CT e vi muitos falando da estrutura ultrapassada”, diz ex-jogador Souza sobre a crise política que vive o São Paulo FC

Jogando em casa: o treinamento de alguns dos principais times de futebol de São Paulo durante a quarentena

Cabeça no lugar: a mentalidade dos jogadores de futebol e seus desafios “fora das quatro linhas”

O título inédito

Por muito tempo a Copa do Brasil foi motivo de provocação entre são-paulinos e seus rivais. A copa que já existe desde 1989, é o único título que faltava na galeria recheada do São Paulo Futebol Clube. O momento mais próximo de acabar a zoação foi em 2000 contra o Cruzeiro, mas o tricolor perdeu por 2×1. Desta vez, a final era contra o Flamengo, que passava por um momento de inconstância na temporada.

O confronto de ida no Maracanã terminou em vitória do São Paulo por 1×0, com gol do argentino Jonathan Calleri. Já no jogo de volta, 63.007 torcedores compareceram ao Morumbi e presenciaram um dos momentos mais importantes na vida do tricolor paulista. O São Paulo entrava com um objetivo: o título. E para isso, um simples empate já servia.

Aos 44′ do 1º tempo, o atacante Bruno Henrique abriu o placar. Esse gol levava o jogo para os pênaltis, porém, seis minutos depois, o meia Rodrigo Nestor acertou um difícil chute de fora da área que consagraria o caneco ao São Paulo. A conquista da Copa do Brasil garantiu vaga direta para a Libertadores 2024.

No último domingo (10), durante a cerimônia do 20º Troféu Mesa Redonda, o ídolo Hernanes disse estar realizado como jogador e torcedor com a conquista: “Fico muito contente, porque era um título que quando eu jogava queria conquistar. Fiquei feliz pelo Dorival e pelos amigos que tenho no São Paulo”.

Fim de temporada

Após o título, restavam 16 partidas pelo Campeonato Brasileiro. O São Paulo estava na 11ª colocação e a seis pontos da zona do rebaixamento. Com 33 pontos em disputa e muitas outras equipes brigando para não cair, o tricolor precisava vencer o Bahia para se livrar matematicamente da Série B de 2024. E deu São Paulo pelo placar de 1×0, o jogo aconteceu na Arena Fonte Nova e serviu de reecontro entre Rogério Ceni, atual treinador do Bahia, e São Paulo. A vitória sacrametou o ano de superação de um clube em reconstrução.

CONFIRA OS GANHADORES DO 20º TROFÉU MESA REDONDA

Goleiro: Everson (Atlético Mineiro)

Lateral Direito: Rafinha (São Paulo)

Zagueiros: Lucas Beraldo (São Paulo) e Murilo (Palmeiras)

Lateral Esquerdo: Joaquín Piquerez (Palmeiras)

Meio Campistas: Lucas Moura (São Paulo); Raphael Veiga (Palmeiras); Tchê Tchê (Botafogo) e Mathías Villasanti (Grêmio)

Atacantes: Endrick (Palmeiras) e Luis Suárez (Grêmio)

Treinador: Dorival Jr. (São Paulo)

Melhor Jogador: Luis Suárez (Grêmio)

Revelação: Gabriel Moscardo (Corinthians)

Editado por Ronaldo Saez

Encontrou algum erro? Avise-nos.