Os novos meios de comunicação esportiva - Revista Esquinas

Os novos meios de comunicação esportiva

Por Bruna Cristina de Souza Miranda, aluna do projeto Redação Aberta #2* : outubro 1, 2021

Como os profissionais da comunicação esportiva utilizaram  novas estratégias para vencer os obstáculos da pandemia e cativar a atenção do público

A pandemia do coronavírus trouxe grandes obstáculos para diversos setores. No meio esportivo, não foi diferente. A paralisação dos jogos de futebol, por exemplo, desencadeou a falta de conteúdo nos veículos de comunicação esportiva, fazendo com que redatores e jornalistas desenvolvessem técnicas para se adaptarem ao ‘novo normal’.

Segundo Erick Castelhero, editor executivo da Gazeta Esportiva, mesmo com a escassez de novas informações, a pandemia possibilitou o crescimento no meio, graças à alta na demanda de entretenimento pelo público. “O público quer saber sobre o que lhe interessa e busca nos meios de comunicação o que não encontra nos canais institucionais ou oficiais das suas preferências esportivas. É exatamente o conteúdo diferenciado que provoca seu interesse”, diz Erick.

Dentro desta nova perspectiva, surgiu o “Futebol D’prima”, uma página de conteúdos futebolísticos no Instagram. A página foi criada por um grupo de jovens estudantes do 3° ano do ensino médio, em maio de 2020, em meio à pandemia. “A ideia da página surgiu durante as ligações que aconteciam aos finais de semana. Futebol sempre foi um esporte que gostamos demais e essa era a oportunidade de desenvolver e entrar no nosso futuro mercado de trabalho, já que, na época, quase todos nós queríamos cursar jornalismo”, afirmou Ryan Sousa, jovem aprendiz e administrador do D’prima.

Ryan Souza, Luca Cardoso, Lucas Thomaz e Vítor Piton, criadores do “Futebol D’prima”

Quando perguntados se eles acreditam que a pandemia interferiu na execução da página, Luca Cardoso, estudante de jornalismo e também administrador da página, garante que sim, mas de forma positiva. “Se não fosse a pandemia nós não teríamos nos reaproximado e o D’prima não existiria”, diz ele.

Sobre se adaptar às restrições que a situação pandêmica impôs, Lucas Thomaz, estudante de jornalismo e administrador do D’prima diz que, no início, a página publicava notícias e curiosidades sobre o esporte, já que o futebol estava paralisado, mas que, com o tempo, foi se adaptando e começou a postar sobre os jogos que aconteciam no dia a dia.

Erick Castelhero também destacou as dificuldades do trabalho na pandemia, uma vez que a imprensa ficou sem acesso aos jogadores e treinadores da equipe. “Como o trabalho do cronista esportivo gira muito em torno de jogos e treinos, a maior dificuldade foi em gerar conteúdo na fase em que as competições e treinamentos foram interrompidos”, afirma o jornalista.

Atualmente, o D’prima também está investindo na plataforma do TikTok (@futeboldprima), o que fez com que a quantidade de vídeos gravados aumentasse. “Como postamos todos os dias, fazemos reuniões de planejamento e pauta. Mas em relação à pandemia, está bem mais tranquilo e ainda sim gravamos seguindo todos os protocolos”, afirma Vítor Piton, jovem aprendiz e administrador da página.

O quarteto formado por estudantes de jornalismo e jovens aprendizes a cada dia cativa seus mais de 13 mil seguidores no Instagram com jogos de interação e ‘memes’ esportivos, além dos comentários e debates sobre o esporte. Novas contas de entretenimento do esporte em redes sociais, como o Instagram e o TikTok, mostram que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, é possível empreender e abrir novos horizontes.

*Redação Aberta é um projeto destinado a apresentar o jornalismo na prática a estudantes do ensino médio e vestibulandos. A iniciativa inclui duas semanas de oficinas teóricas e práticas sobre a profissão. A segunda edição ocorreu entre 20 de setembro e 1 de outubro. O texto que você acabou de ler foi escrito por um dos participantes, sob a supervisão dos monitores do núcleo editorial e de professores de jornalismo da Cásper Líbero.

Encontrou um erro? Avise-nos.