São Silvestrinha retorna pós pandemia com diversidade de estados - Revista Esquinas

São Silvestrinha retorna pós pandemia com diversidade de estados

Por Amanda Donola e Beatriz Castilhone : dezembro 19, 2023

Largada da primeira categoria do dia - 800 metros. Foto: Ana Carolina Carvalho/Esquinas

No último sábado (16), a 27ª São Silvestrinha trouxe corredores mirins do PR, MG, MS e RJ em um dia de muito sol, esporte e competição

A São Silvestrinha é uma corrida destinada a jovens atletas, entre 4 e 17 anos, inspirada na Corrida Internacional de São Silvestre, realizada anualmente na cidade de São Paulo. Essa versão infantil da corrida foi criada em 1994 com o objetivo de incentivar as práticas esportivas desde a infância. Em 2023, após 3 anos de pausa devido a pandemia de Covid-19, a maratona retornou.

são silvestrinha

O evento, realizado na pista de atletismo do Centro Olímpico, é como se fosse uma “corrida de base” da São Silvestre na cidade de São Paulo.
Foto: Lucas Tinoco/Esquinas

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires recebeu os pequenos em um calor de 30ºC na capital paulista. A temperatura intensa causou o adiamento de algumas provas, prezando pelo bem-estar dos competidores.

A largada da primeira corrida estava prevista para começar às 08:00, mas já era possível ver alguma movimentação a partir das 06:30, com jovens de outros estados chegando para competir. Corredores do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro marcaram presença na maratona.

Jovens cariocas

A equipe de Saquerema (RJ) chegou igual torcida organizada, em peso e gritando muito. Claúdia (44) participou da 1ª São Silvestrinha e, agora, retornou do outro lado da moeda, como treinadora da equipe carioca. Apelidada de Tia Claudinha pelas crianças, já estreou dando show. Allana (16) e Pedro (9), atletas de Saquarema, ficaram em primeiro lugar em suas respectivas categorias. “Fiquei muito feliz com a vitória, é algo significativo, pois estava com dores no joelho antes e durante a prova. Mas no fim deu tudo certo, isso que vale”, comenta Allana. Já Pedro, que é autista, contou com o apoio da mãe Jéssica para ganhar a corrida.

“O esporte é essencial no tratamento e desenvolvimento do ser humano, mas para uma criança autista é fundamental. Serve de interação social e ajuda na saúde, é como se fosse uma terapia”, completa a mãe.

VEJA MAIS EM ESQUINAS

Atletas que ainda não têm o índice olímpico vão precisar de milagre para ir aos jogos olímpicos

A Copa do Mundo pelos olhos das crianças: o que os pequenos esperam do torneio?

Você conhece o Bolsa Atleta? Saiba como o programa ajuda (ou não) os esportistas Paralímpicos

Show de simpatia

E que fofura a corrida dos pequenos, um show a parte. João Emanuel (4) é um corredor experiente, quase que profissional dos 100 metros, corre desde bebê. Já Nina e Pedro, ambos com 6 anos, chamaram a atenção do público pela animação e simpatia durante a maratona, os dois competiram pela primeira vez neste ano. Apesar dos estreantes terem feito sucesso, os veteranos também não perdem tempo. Laís (10), conhecida como “Laís Foguetinho”, já participou de outras 35 corridas e subiu no pódio em todas. Laís é uma das poucas atletas no evento que contam com patrocínio, além de possuir uma base de fãs no Instagram.

são silvestrinha

Com uma diversa faixa etária, até mesmo crianças nas fases iniciais de seu desenvolvimento conseguiram participar. Foto: Lucas Tinoco/Esquinas
Foto: Lucas Tinoco/Esquinas

Todos os competidores tiveram a oportunidade de conhecer José João da Silva, bicampeão da tradicional São Silvestre. Para os vencedores foi algo mais satisfatório, José entregou o troféu na mão de todos, que com os sorrisos agradeceram. Agora é esperar a próxima, só ano que vem e, os jovens já estão ansiosos.

Editado por Ronaldo Saez

Encontrou algum erro? Avise-nos.