Após três anos de pausa, retorno da Brasil Game Show, maior feira geek da América Latina, contou com influenciadores e celebridades do e-sport
A Brasil Game Show (BGS) é a maior feira de games da América Latina. Entre os dias 6 e 12 de outubro, 400 expositores se uniram para impressionar os amantes da cultura geek. O evento ocorreu no Expo Center Norte, um espaço de quase 100 mil metros quadrados.
Estandes de grandes marcas do mundo dos games marcaram presença. Dentre elas, PlayStation e Nintendo foram destaques, oferecendo até mesmo consoles para a diversão do público. ESQUINAS foi conferir o evento de perto para reportar o melhor da exposição e trazer a você os melhores momentos da feira. Conversamos com players e fãs sobre a experiência, que está de volta ao presencial após três anos de pausa.
Lançamentos e ausência marcante
Tratando-se de novidades, a exposição contou com títulos interessantes, como Street Fighter 6, com gameplay para os fãs, e Mario Rabbids, ainda não lançado, mas disponibilizado para os presentes.
A Sony permitiu que os amantes de RPG se divertissem com o novo One Piece Odyssey, que tem te previsão de lançamento em janeiro de 2023. O FIFA 23, recém-lançado, também teve seu espaço no estande da PlayStation.
Houve até lançamento de tecnologia para jogos em 3D: o SpatialLabs, produzido pela Acer, roubou a cena no estande. É um mecanismo de processamento de jogos em três dimensões que renderiza em tempo real os objetos do game no próprio monitor.
Uma ausência relevante, entretanto, foi notada entre a comunidade geek. Os fãs sentiram falta da marca Xbox no evento. A concorrente da PlayStation retirou sua participação de última hora, mantendo apenas o patrocínio no evento – deixando de lado a montagem de um estande para receber o público.
Influencers e showmatches
Lojas de periféricos e hardware ofereciam desconto em seus produtos, junto a jogos de sorte que podiam garantir aos participantes algumas peças novas para o setup.
Muitos sorteios ocorriam simultaneamente, mas o que brilhou os olhos dos espectadores foi um detalhe não tão presente com intensidade nas outras edições do evento: os players e influenciadores.
Segundo a própria página da Brasil Game Show, mais de 3 mil influenciadores credenciados estiveram no evento. Plataformas como Twitch e TikTok tinham um espaço reservado para as estrelas da internet, gerando horas e horas de fila para uma foto. O aplicativo das dancinhas foi um dos patrocinadores do BGS Talks, com bate-papos sobre a cultura dos e-sports, shows de cantores populares no app, como o trapper Teto, e um showmatch de League of Legends.
Showmatchs são os jogos amistosos nos e-sports. Enquanto o estande do Tik Tok reuniu os jogadores e jogadoras da equipe paiN Gaming em um duelo de LoL, a Logitech juntou jogadores e fãs da equipe RED Canids para partidas casuais.
O mid laner Daniel “Grevthar” Xavier, que participou de um showmatch, comentou um pouco sobre o sentimento de jogar e experimentar a BGS depois do tempo afastado pela pandemia. “Eu vim em uma BGS antes de ter rolado a pandemia. Foi uma experiência muito bacana, porque na época eu era Academy [jogador de base], e era menos conhecido por causa disso. Então vir aqui e ver esse diferencial da galera atrás de mim, querendo foto, foi muito especial pra mim que vou guardar pro resto da minha vida”, conta Grev.
Os jogadores tiveram sessões de meet and greet em todos os dias, e receberam muito carinho da torcida que ansiava por conhecer os ídolos. “Nós viemos tirar foto todos os dias, acompanhar a galera nos estandes dos patrocinadores. Foi uma experiência única. Foi legal porque eu vi a proporção e o tamanho que a Red é a quantidade de fãs que a gente tem”, disse Grev, bicampeão do CBLOL.
A equipe LOUD, que conta com os vencedores do campeonato mundial de VALORANT e do CBLOL – principal competição nacional de League of Legends -, também estiveram no estande para tirar foto com fãs, com filas que ultrapassavam mais de 300 pessoas.
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BGS 2019: um ambiente construído para jogadores
E não foram só jogadores de League of Legends e VALORANT que arrastaram multidões nos corredores da BGS: o Free Fire mobilizou muitos fãs com com a Copa Nobru, realizada pelo atleta do jogo mobile e fundador do time Fluxo.
Com o torneio acontecendo presencialmente com times como LOUD, paiN Gaming e, claro, a Fluxo, as milhares de cadeiras disponíveis para assistir os jogos se ocuparam em minutos, com muito barulho e admiração aos times em cima do palco.
Podcasts também foram importantes para o evento: o Flow Games, Podcast Detona e o Groselha Talk estavam presentes, entrevistando destaques do mundo geek como BRKsEdu e Toguro, bodybuilder sensação do momento.
A retomada
Jogadores, cosplayers e streamers passeavam pelos corredores, gerando frisson e pedidos por fotos por todo o espaço do Expo Center Norte. O clima do evento foi marcado pela retomada das atividades presenciais após um hiato de três anos. A última edição foi no ano de 2019 – durante todo o período de pandemia de covid-19, não havia opção aos fãs a não ser ver os ídolos dos games apenas por meio das telas.
Neide Bento, publicitária de 37 anos, esteve presente em todas as BGS por cinco anos. Ela, junto ao marido e o filho Bento, de 7 anos, retornou ao evento com muita alegria. “Eu estou sentindo que a galera estava saudosista, e veio com tudo. Tá todo mundo com sede de gente, de se reencontrar”, relatou Neide.
O evento, após uma semana seguida com surpresas e convidados especiais, se encerrou na última quarta-feira, dia 12. Agora, resta aos fãs e jogadores esperarem pela próxima edição, que promete unir cada vez mais os apaixonados pelo mundo dos games.