Cidades resilientes: tema da vez entre especialistas em sustentabilidade - Revista Esquinas

Cidades resilientes: tema da vez entre especialistas em sustentabilidade

Por Maria Laura Saraiva e Tiemi Osato : setembro 23, 2019

Foto: Daniel Garcia Neto via Flickr

O que pensam os especialistas da Conferência Internacional Cidades Sustentáveis sobre o tema das cidades resilientes? Fomos a campo apurar a questão

O termo “cidades resilientes” foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de i,a campanha mundial de 2010. A resiliência envolve a capacidade dos municípios de resistir e se recuperar dos desastres naturais ou outros eventos adversos. A cidade resiliente é um local onde esses impactos são minimizados por uma infraestrutura bem desenvolvida e por serviços de segurança organizados.

O Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR) elaborou dez passos para construir cidades resilientes, que servem também como indicadores urbanos. Entre os critérios, estão a avaliação da vulnerabilidade, a capacitação das comunidades sobre os riscos, a proteção dos ecossistemas e a instalação de sistemas de alerta.

Durante a Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, ESQUINAS conversou com moradores – e, no fim, especialistas em questões de sustentabilidade – de cinco cantos do globo para avaliar o que eles pensam sobre o tema e suas próprias cidades.

Cidades Resilientes