Conferência Internacional Cidades Sustentáveis promove visitas técnicas ao Centro de São Paulo - Revista Esquinas

Conferência Internacional Cidades Sustentáveis promove visitas técnicas ao Centro de São Paulo

Por Junior Monte : setembro 21, 2019

Doze autoridades internacionais participaram do tour realizado pela Prefeitura Municipal de São Paulo nesta sexta-feira (20)

No último dia de evento da Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, representantes de centros urbanos tão diferentes como Abidjã na Costa do Marfim, Xalapa no México e Helsinque na Finlândia se reuniram para conhecer os projetos da Prefeitura com foco em inovação. Além deles, membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Grupo Banco Mundial se uniram ao passeio.

A visita guiada à Conferência Internacional Cidades Sustentáveis foi em sua maioria realizada no Centro de São Paulo, tendo início no Centro Cultural Olido, onde puderam conhecer a sede dos programas FabLab Livre SP, MobiLab e 011.Lab, passando também por cartões postais da cidade como o Viaduto Santa Ifigênia e o Mosteiro de São Bento.

O FabLab Livre SP é uma rede laboratórios públicos que facilita o acesso para o desenvolvimento de projetos pessoais e comunitários, já o MobiLab é uma iniciativa para ampliar o acesso a informação pública e solucionar problemas da cidade com participação da sociedade e inciativa privada. O 011.Lab tem foco em localizar e ampliar a nível municipal projetos inovadores.

Palestra no escritório da MobiLab. Com a mão levantada, Jani Moliis, chefe de relações públicas de Helsinque, Finlândia
Junior Monte

Além do Centro, o percurso passou por outras regiões da cidade como a Escola Municipal Jardim Damasceno, Sítio Canela Branca no bairro de Parelheiros e o Complexo Residencial Júlio Prestes. Após conhecerem o coração da cidade, o evento que teve início às 9h, se encerrou às 13h10.