“Sofia Foi”: filme gravado na USP conduz olhar ao corpo e descarta longos diálogos - Revista Esquinas

Por Marina Buozzi : setembro 13, 2024

"Sofia Foi" flui a partir de imagens e diálogos que o coloca de "pernas abertas" ao público, que abraça, acolhe e se sente em casa. Foto: Divulgação

Dê diretore Pedro Geraldo, com a atriz Sofia Tomic, documentário lançado em 2023, abraça, acolhe e dá de mãos ‘ser’ que faz parte do ‘algo’

*Editado em 17/09/24 para explicação do uso de linguagem neutra, como “dê diretore” e “delu”.

O longa se inicia pelo desfecho análogo à circunstância em que a ideia da produção surge. Pedro, que estava em viagem para o exterior batendo à porta e prestes a finalizar sua jornada no Brasil, sentiu a necessidade de marcar uma experiência urbana paulistana que representasse encontros, assim como o delu e de Sofia, além de propor um questionamento sobre a “terra” velada da Universidade de São Paulo (USP).

“Eu tinha vontade de fazer um filme sobre a experiência da cidade acima de São Paulo e, ao mesmo tempo, surgiu a ideia de fazer um filme na USP. Eu não estudei lá, mas é um local que eu frequentava para visitar amizades (como Sofia) ou para ir em festas. Na época, me chamava atenção algumas notícias de jovens estudantes que perderam a vida dentro do campus universitário. Isso mexeu comigo, porque algumas dessas mortes nunca foram explicadas. É um lugar que parece ser seguro, que acolhe a juventude e os prepara para a vida adulta”, conta Pedro a ESQUINAS.

sofia foi

O filme documentário estará disponível em todos os cinemas do Brasil a partir do dia 19 de setembro.
Foto: Divulgação

Sofia, atriz principal do longa e estudante de cinema, destaca a ESQUINAS, sua liberdade corporal durante a produção. “Pude seguir minha intuição e ser sincera com relação às minhas reações. É um filme que não tem muito diálogo, as coisas são explicadas pela maneira como o longa é construído e filmado. É o meu corpo em movimento.”

Pedro comenta que a escolha por Sofia como protagonista se deu por conta de sua admiração pela forma que a atriz se expressa. “Eu sempre acreditei na presença dela como pessoa e amiga, porém também me fascina a forma como Sofia utiliza corpo e voz. O seu jeito de se colocar diante da vida e dos outros.” “Sofia Foi” flui a partir de imagens e diálogos que o coloca de “pernas abertas” ao público, que abraça, acolhe e se sente em casa.

Confira o trailer.

VEJA MAIS EM ESQUINAS

Cinemas alternativos: conheça 5 opções na cidade de São Paulo

Streaming versus cinema brasileiro: quem leva a melhor?

Elitização, preconceito e monopólio: o que isso tem a ver com a desvalorização do cinema nacional?

A estreia de Sofia Tomic no cinema não aconteceu com o longa. A atriz já participou do curta “A Sentença” e a peça “Uma Leitura dos Búzios”, realizada pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) de São Paulo. Pedro, por outro lado, estreou como diretore em “Sofia Foi” e ganhou o prêmio de ‘Melhor Primeiro Filme’ no festival FID Marseille em 2023, na França.

Na quarta feira (11), a obra teve sua pré-estreia no Brasil. O elenco de “Sofia Foi” é composto também por Helena Kuasne, Jorge Neto, Sofia Carvalheira, Paulo Tadashi e Guilherme Françoso. Tem produção de André Bulascoschi, Pedro Formigoni, Rodrigo Lavorato e Marina Kosa, e montagem de Manoela Cezar.

View this post on Instagram

A post shared by pedro geraldo (@pedrocgeraldo)

Editado por Clarissa Olivia

Encontrou algum erro? Avise-nos.