Luzes, câmera, ação: começa a 49ª Mostra de Cinema de São Paulo - Revista Esquinas

Luzes, câmera, ação: começa a 49ª Mostra de Cinema de São Paulo

Por Enzo Rocha Santos : outubro 16, 2025

A Central da Mostra fica localizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073, com atendimento ao público (Foto: Enzo Rocha Santos)

Dos dias 16 a 30 de outubro ocorre a 49ª Mostra de Cinema de São Paulo. A edição conta com filmes premiados e inéditos

Já conhecida por sua tradição de trazer, em primeira mão, filmes nacionais e internacionais premiados em festivais ao redor do mundo, a abertura da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2025 se aproxima, mantendo sua essência de experimentar meios de expressão pela sétima arte. 

Quanto às novidades, Lucas Tinoco, crítico de cinema que participou das pré-exibições para imprensa, comenta: “A Mostra não obteve tantas inovações, mas isso não é um demérito. Na verdade, ela tem a intenção de expandir seu público, ao mesmo tempo que mantém os filmes pouco conhecidos que muitos críticos e espectadores aficionados podem conferir”. 

Os 373 títulos dos 80 países serão apresentados em 52 espaços culturais ao longo da capital paulista. O festival contará com 84 filmes brasileiros, com uma seção especial dedicada a Mostra Brasil, que reunirá longas-metragens de ficção, documentários, filmes recentes e antigos, com destaque para Garota de Ipanema (1967), de Leon Hirszman; Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), de Marcelo Gomes e Um Céu de Estrelas (1996), de Tata Amaral. Além dos nacionais, serão exibidos 15 filmes de diferentes países que disputam uma vaga no Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional. 

“A Mostra de São Paulo, diferentemente de outras, foca no macro. O Festival do Rio, mesmo sendo importante, é nichado. Já a Mostra, se estende por muitos estados e tende a crescer ainda mais, muito por conta de seu renome, mundialmente falando.” explica Lucas Tinoco. 

Pôster oficial da 49ª edição, assinado por Valter Hugo Mãe (Foto: Divulgação / Mostra Internacional de Cinema de São Paulo)

Filmes para ficar de olho

“A seleção de filmes está variada, como sempre”, comenta o crítico Lucas. “A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é um marco para um nicho cultural brasileiro que cresce a cada ano mais. Já pude assistir algumas obras e digo que um objetivo ainda maior vem sido criado, ao ter filmes de regiões menos privilegiadas mundiais até o novo filme da Netflix da temporada de premiações.” 

Um dos momentos mais esperados da Mostra de SP é a pré-estreia de O Agente Secreto, com Wagner Moura e direção de Kleber Mendonça Filho. Ovação de 13 minutos, prêmio de Melhor Diretor e prêmio de Melhor Ator – além de um animado frevo dançado no tapete vermelho – são algumas das conquistas que o filme nacional conquistou no Festival de Cannes. 

Na década de 1970, no auge da ditadura militar, o professor universitário Marcelo (Wagner Moura) foge de São Paulo e vai para Recife, tentando fugir da perseguição do regime. No entanto, a cidade pernambucana acaba por não ser um bom refúgio. 

Segundo o The Hollywood Reporter, o filme é um dos favoritos para a premiação da Academia, que acontece no começo do ano que vem. O lançamento oficial em todo o Brasil ocorre no dia 6 de novembro. 

Wagner Moura em O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho (Foto: Divulgação / Vitrine Filmes)

O filme que abre o circuito de exibições é Sirât, que conta a história de um pai e um filho que tentam a qualquer custo encontrar a jovem filha e irmã que está desaparecida em um deserto do Marrocos. O filme foi o vencedor do Prêmio do Júri de Cannes e é o escolhido da Espanha na disputa por uma vaga no Oscar do ano que vem. 

As atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, que estrelam o filme, estarão na sessão especial. 

Sirât, de Oliver Laxe (Foto: Divulgação)

O iraniano Foi Apenas Um Acidente, vencedor da Palma de Ouro de Cannes, é um dos destaques. O filme concorre a uma vaga ao Oscar 2026 pela França. O diretor Jafar Panahi marcará presença no festival e será homenageado com o Prêmio da Humanidade. 

Foi Apenas Um Acidente, de Jafar Panahi (Foto: Divulgação)

Bugonia, do excêntrico cineasta Yorgos Lanthimos e estrelado por Emma Stone e Jesse Plemons, é uma ficção científica macabra que explora a obsessão perversa com vida extraterrestre. Foi uma surpresa muito bem recebida no Festival de Veneza, com ovação de seis minutos. A filmografia do diretor grego é marcada por várias parcerias com a atriz, como em A Favorita, Tipos de Gentileza e Pobres Criaturas – tendo este último rendido quatro Oscars. 

Emma Stone em Bugonia, de Yorgos Lanthimos (Foto: Divulgação / Focus Features)

Palestina 36, da diretora Annemarie Jacir, é ambientado em uma Jerusalém de 1936, com confrontos e tensões políticas da revolta palestina contra o domínio colonial britânico. Representa a Palestina na disputa de vagas para o Oscar. 

Palestina 36, de Annemarie Jacir (Foto: Divulgação)

O alemão O Som da Queda, da diretora Mascha Schilinski, conta a história da juventude de quatro garotas de diferentes gerações em uma fazenda alemã. O filme foi vencedor do Prêmio do Júri em Cannes e também disputa por uma vaga na premiação da Academia.

O Som da Queda, de Mascha Schilinski (Foto: Divulgação)

Frankenstein, de Guillermo del Toro, promete ser uma adaptação diferente do livro homônimo de Mary Shelley, com uma pegada típica de terror. Para o diretor, o filme fala sobre “pais e filhos”. O elenco é de peso, com nomes como Oscar Isaac (Duna), Jacob Elordi (Saltburn), Mia Goth (Pearl) e Christoph Waltz (Bastardos Inglórios). 

Jacob Elordi interpretará a criatura em Frankenstein, de Guillermo del Toro (Foto: Divulgação / Netflix)

Jay Kelly, de Noah Baumbach, fechará a Mostra na cerimônia de encerramento. Conta a história de autodescoberta introvertida do ator fictício Jay Kelly enquanto lida com seu empresário; é estrelado por George Clooney, Adam Sandler e Laura Dern.   

George Clooney interpreta Jay Kelly no filme de Noah Baumbach (Foto: Divulgação / Netflix)

Para saber quais filmes serão apresentados em cada dia, confira o app da Mostra.

VEJA MAIS EM ESQUINAS

Boom digital: como produtos comuns se tornam fenômenos virais

Até que ponto deixamos de comprar livros por suas capas?

Meninos e Meninas F.C: O limite do fanatismo tem gênero? 

 

  Programação infantil 

Ocorrerá também a 2ª edição da Mostrinha: uma forma de apresentar a cultura do cinema e incentivar a paixão para com a arte aos pequenos. 

Pôster oficial da 2ª Mostrinha, assinado por Mauricio de Sousa (Foto: Divulgação / Mostra Internacional de Cinema de São Paulo)

São 14 longas-metragens e 7 curtas voltados para as crianças, com temas e linguagens que ensinam e divertem. 

O autor e cartunista Mauricio de Sousa será homenageado com a entrega do Prêmio Leon Cakoff. Três filmes do universo da Turma da Mônica serão apresentados: Turma da Mônica: Laços, Turma da Mônica: Lições e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, além da cinebiografia Mauricio de Sousa: O Filme. 

Isaac Amendoim conquistou o público em seu papel carismático como Chico Bento (Foto: Divulgação)

Premiações, abertura e encerramento 

Sobre os que receberão os prêmios principais (Prêmio Humanidade e Prêmio Leon Cakoff), o destaque deste ano é para o cineasta Jafar Panahi. Segundo a assessoria do evento, “a Mostra acompanha o cinema de Jafar Panahi desde 1995, ano em que a 19⁠ª edição exibiu e premiou seu primeiro longa. Dali em diante, cada novo trabalho do iraniano não faltou ao encontro anual com o público brasileiro. (…) O evento dedica agora o Prêmio Humanidade a ele, pela demonstração, durante toda a carreira, de como cultura e arte são poderes fundamentais de defesa das liberdades e por expandir os horizontes do audiovisual como linguagem estética, ética e política”. Ainda segundo a Mostra, o Prêmio Humanidade em específico é concedido a “personalidades que se preocupam com questões humanistas, sociais e políticas de forma corajosa e sensível”. 

A abertura ocorre na quarta-feira, dia 15 de outubro, na Sala São Paulo. Haverá todas as homenagens programadas, e será exibido o curta Como Fotografar Um Fantasma, de Charlie Kaufman, que estará presente na sessão e receberá o Prêmio Leon Cakoff. Em seguida, Sirât será apresentado com a presença das atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid. 

O encerramento ocorre no dia 30 de outubro na Sala Petrobras na Mostra, na Cinemateca Brasileira. Haverá a cerimônia de premiação e, em seguida, o festival será encerrado com uma sessão do filme Jay Kelly. 

Em entrevista para a Variety, o prestigiado cineasta Guillermo del Toro comentou sobre o privilégio de ter um filme seu exibido na Mostra de São Paulo: “esse festival tem uma energia louca e ousada, que acolhe tanto grandes nomes já consolidados quanto vozes que estão surgindo agora. É um espaço que celebra o cinema em toda sua grandeza.” Del Toro ainda expressou sua visão sobre o cinema brasileiro: “Sinto que o Brasil está reivindicando seu papel – está voltando a ser um protagonista no cenário cinematográfico global. Filmes brasileiros são e sempre foram diversos, políticos, poéticos e profundamente humanos.” 

Localização das salas

52 espaços culturais participarão, sendo os principais: 

  1. Sala São Paulo – Pça Júlio Prestes, 16; Campos Elíseos 
  1. Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso, 207; Vila Clementino 
  1. CineSesc – R. Augusta, 2075; Cerqueira César 
  1. Cinesala – R. Fradique Coutinho, 361; Pinheiros 
  1. Espaço Petrobras de Cinema – R. Augusta, 1475; Consolação 
  1. Reserva Cultural – Av. Paulista, 900; Bela Vista 
  1. Cine Satyros Bijou – Pça. Franklin Roosevelt, 172; Consolação 
  1. Multiplex PlayArte Marabá – Av. Ipiranga, 757; República 
  1. Instituto Moreira Salles (IMS) – Av. Paulista, 2424; Bela Vista 
  1. 26 CEUs terão programação gratuita  

Ingressos 

A venda online dos ingressos normais fica disponível 4 dias antes de cada sessão, a partir das 9h, no horário de Brasília, pelo aplicativo da Mostra e pelo site da Velox Tickets. Presencialmente, uma cota de 10% dos ingressos será disponibilizada ao público diretamente na bilheteria do cinema no dia da sessão, com risco de lotação esgotada. 

Para quem deseja já garantir algumas sessões, sem ter o risco de não conseguir ingresso online ou de enfrentar a frustração de filas presenciais, a compra online de permanentes e pacotes de ingressos fica disponível – no app e no site da Velox – a partir do dia 11 de outubro. 

Custos: 

  1. Ingresso normal – segundas, terças, quartas e quintas: R$ 26,00 (inteira) | R$ 13,00 (meia) 
  1. Ingresso normal – sextas, sábados e domingos: R$ 32,00 (inteira) | R$ 16,00 (meia) 
  1. Permanente Integral (todos os dias e qualquer horário): R$ 640,00 
  1. Permanente Especial (para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h): R$ 160,00 
  1. Pacote de 40 ingressos: R$ 440,00 
  1. Pacote de 20 ingressos: R$ 270,00 
  1. Ingresso Mostrinha*: R$ 32,00 (inteira) | R$ 16,00 (meia)***: Em endereços do circuito Spcine, a entrada é gratuita**: No CineSesc, menores de 12 anos não pagam