Fuga e Morada: Um documentário sobre a orquestra formada por refugiados e brasileiros - Revista Esquinas

Por Mattheus Goto e Mauricio Abbade : outubro 18, 2019

Casperianos são dois dos vencedores do 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão do Instituto Vladimir Herzog com o documentário Fuga e Morada

Utilizamos vários artifícios para escapar da realidade: livros, hobbies, passatempos. Quando se trata de refúgio, a música é ainda mais notável. A melodia está presente  na vida de todas as pessoas. É conhecida por muitos como a linguagem universal, por unir povos e culturas conciliados pelo respeito. É uma dimensão de troca e empatia.

Existem inúmeros gêneros e instrumentos musicais ao redor do mundo. A princípio, eles podem soar destoantes, imiscíveis, mas têm o potencial de se encontrar em um mesmo ritmo e fortalecer um ao outro.

A cidade de São Paulo é o terreno perfeito para essa experimentação: capital cosmopolita e construída por imigrantes. Nesse contexto, surgiu a Orquestra Mundana Refugi, formada por músicos refugiados e brasileiros. Para eles, a música é fuga e morada.

Os estudantes de jornalismo Mauricio Abbade e Mattheus Goto produziram um documentário sobre essa orquestra e foram dois dos vencedores do 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão do Instituto Vladimir Herzog.

Casperianos podcasters: 5 produções independentes de alunos e ex-alunos

No último dia de aula, casperianos relembram o primeiro dia de quarentena

“Com um milhão de amigos e alguma sorte, lancei um livro”, conta casperiano