Passagem Literária: por baixo da Consolação, uma cidade de livros - Revista Esquinas

Passagem Literária: por baixo da Consolação, uma cidade de livros

Por Ana Júlia Resende, Larissa Saavedra, Luan Foresti, João Nakamura e Sandra Lacerda : março 4, 2022

Entrada da Passagem Literária, na esquina entre a Paulista e a Consolação.

Instalada em uma das principais esquinas da cidade, Passagem Literária da Consolação passa despercebida para a maioria dos transeuntes 

A entrada do lugar é discreta. Por ordem da prefeitura, que proíbe a alteração da fachada em lugares públicos, não há uma placa que identifique o local, tampouco iluminação no estreito túnel que conduz ao subsolo. Você com certeza já passou por aqui, mas esses fatores talvez expliquem o porquê a Passagem Literária da Consolação, a despeito da localização nobre, passa tão despercebida pelos transeuntes. 

Localizada entre as calçadas do cinema Belas Artes e do Riviera Bar, a Passagem Literária é uma cidade de papel abaixo de uma cidade de pedras. Em meio à agitação e correria da esquina com a Paulista, representa um respiro por meio da literatura e arte. As estantes e mesas do sebo guardam os mais diversos livros. Alinhadas no centro da galeria, elas dividem de um lado um painel de livro onde ficam as exposições rotativas de arte, e do outro uma parede repleta de grafites e posteres de filmes. 

Revitalização cultural 

O lugar foi cedido pela prefeitura e hoje é tocado por uma associação de livreiros: “Foi formada a partir de um caso que ocorreu na Rua Augusta: uma operação da guarda civil passou lá para recolher as mercadorias das bancas, de contrabando, e acabou recolhendo os livros dos livreiros também”, conta Júnior Buzeli, funcionário da passagem literária.  

Veja mais em ESQUINAS

Como a literatura infanto-juvenil afeta as crianças hoje em dia

Literatura como refúgio: crescimento de perfis sobre livros influencia o hábito de leitura na pandemia

Leia Mulheres: Projeto paulistano de incentivo à literatura ganha o Brasil e o mundo

 

Democratização literária 

O espaço já é conhecido por quem passa pela região diariamente. A parada de ônibus em frente a uma das saídas da passagem é o ponto de Leonardo Barcelos, 25, que diz já ter visitado o sebo subterrâneo. “Nós passamos bem rápido e acabamos não comprando livros. Vi que os livros são baratos e incentivar uma leitura mais democrática, em que as pessoas possam ter mais acesso, é de extrema relevância”, afirma Barcelos. 

A partir da ascensão das redes sociais no período da pandemia, o local passou por um processo de elevação de seu público. Júnior conta que aplicativos como TikTok e Instagram foram essenciais para a recente popularização da passagem. Nessas redes, é possível encontrar conteúdos divulgando o local e incentivando a visita na galeria. 

passagem literária

Entrada da Passagem Literária, na esquina entre a Paulista e a Consolação.
Sandra Lacerda

Educação é cultura e cultura liberta. A história do local, abandonado até a instalação do sebo, representa o potencial transformador da literatura, que acabou por revitalizar o espaço. Atrás dos portões tímidos da passagem, existem histórias esperando para serem lidas e artes que não podem passar despercebidas.  

Editado por Juliano Galisi e Anna Casiraghi
Encontrou algum erro? Avise-nos.