A exemplo do primeiro turno, apuração ocorre com emoção, mas dentro da normalidade e de modo ágil; ‘Missão cumprida’, afirma presidente do TRE-SP
Neste domingo (31), o Brasil conheceu o presidente da república que chefiará o país pelos próximos quatro anos, além dos novos governadores de doze estados do país. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou o percentual de 50,9% dos votos, com mais de 60 milhões de eleitores. A nossa equipe esteve no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para acompanhar a votação.
O petista governará o país pela terceira vez e se tornou o presidente mais votado da história, superando sua própria marca, registrada em 2006, quando enfrentou o agora vice-presidente, Geraldo Alckmin.
‘Dentro da normalidade’, diz presidente do TRE-SP
A apuração teve início às 17:00 pelo horário de Brasília e, pouco antes do fechamento das urnas, o presidente do TRE-SP, Paulo Galizia, concedeu uma entrevista coletiva para avaliar o dia de votação no Estado. Quando questionado pela nossa equipe a respeito do número de urnas substituídas, responde que “tudo ocorreu dentro da normalidade, com esse índice sem chegar a 1% das urnas”.
Além disso, o desembargador destacou que a eleição ocorreu com tranquilidade no estado. “O fluxo de votação foi muito mais rápido, seja porque o eleitor já estava acostumado a fazer o uso da biometria, seja porque o número de cargos nessa eleição foi inferior ao do primeiro turno […] Teste de integridade foi um sucesso. Considero que a nossa missão foi cumprida com muita eficácia, como sempre, dada a dedicação dos nossos funcionários”, afirmou Galizia.
Veja mais em ESQUINAS
Cidades antagônicas: conheça os municípios mais bolsonaristas e petistas do estado de SP
De Marina a Tebet: ato de Lula na PUC-SP reforça o compromisso com frente ampla
Tensão e expectativa a cada voto: como foi a apuração no TRE-SP?
Disputa acirrada
Ao fim da entrevista, os resultados começaram a ser exibidos nas televisões instaladas na sede do TRE-SP, enquanto diversos jornalistas do Brasil e do exterior transmitiam as informações em tempo real. Jair Bolsonaro liderava o pleito em uma disputa acirrada entre, até que às 18:44 perdeu a liderança para o candidato do PT. Após essa mudança de posição entre os dois candidatos, foi possível ouvir gritos de apoio e comemoração de apoiadores de Lula nos arredores do prédio do TRE-SP, localizado na Rua Francisca Miquelina, centro da capital paulista.
Pouco antes das 19:30, a eleição para o governo de São Paulo estava matematicamente definida, com Tarcísio de Freitas oficialmente definido como novo governador. Alguns minutos depois, foi a vez da divulgação dos números definitivos para a presidência da república, e Lula foi eleito o 39º presidente do Brasil.