Cidades antagônicas: conheça os municípios mais bolsonaristas e petistas do estado de SP - Revista Esquinas

Cidades antagônicas: conheça os municípios mais bolsonaristas e petistas do estado de SP

Por Gabriel Oliveira, Julia Tuma e Yasmin Junqueira : outubro 28, 2022

Foto: Prefeitura de Saltinho / Isack Ryuji Minowa via Wikimedia Commons

Em uma disputa marcada pela polarização, os contrastes também ficaram evidentes no estado; confira quais são as cidades mais “lulistas” e “bolsonaristas” de SP

Há pouco mais de três semanas, no domingo (2), as eleições gerais levaram os brasileiros às urnas. Em um cenário político marcado pela polarização e disputa acirrada para a presidência, algumas cidades ficaram marcadas pelo contraste do resultado no primeiro turno. No estado de São Paulo, os destaques são Saltinho e Itapura: elas são, respectivamente, as cidades paulistas mais “bolsonaristas” e “lulistas”. 

Separadas por 464 km, os votos registrados em cada uma foram ainda mais discrepantes. Saltinho, localizada na região de Piracicaba, tem pouco mais de 8 mil habitantes. Dos 5.661 aptos a votar, 4.143 optaram por Jair Bolsonaro (PL), aproximadamente 76% do eleitorado local. Outro vitorioso foi Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro de Bolsonaro e representante do presidente na disputa para governador de São Paulo, com 67% (3.447 votos). 

Itapura possui 5 mil habitantes, mas apenas metade participou da eleição. Dos 2.628 que compuseram o eleitorado, 1.721 votaram a favor de Lula (PT), o equivalente a 67% dos votantes. A cidade seguiu com o PT para o cargo de governador, com Haddad conquistando a marca de 56,21% da preferência (1.295 votos). 

Ideologia no interior 

O resultado em Itapura desperta curiosidade, uma vez que São Paulo é um estado marcado pelo antipetismo e conservadorismo e, no caso do interior, essas são forças políticas ainda mais consolidadas. O prefeito da cidade, inclusive, é do PP, da base aliada do presidente Bolsonaro. Porém, de acordo com estudo conduzido por Graziela Siloto, do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de São Paulo, os eleitores em cidades pequenas são muito mais propensos a votar em candidatos, desconsiderando o partido.  

Veja mais em ESQUINAS

Haddad ou Tarcísio: compare as propostas dos candidatos a governador para o centro expandido de São Paulo

Sem Tarcísio, Haddad é sabatinado pelo pool de veículos no SBT

Urna eletrônica brasileira: história, presente e futuro de um orgulho nacional

Para Norberto de Assis, cientista social pela Universidade de São Paulo, não existe uma questão ideológica predominante nos casos de Saltinho e Itapura, não passando de uma “coincidência irrelevante”. “É necessário olhar de maneira mais qualitativa do que quantitativa. Afinal, quais foram as obras, quais os problemas de assistência social do governo federal que chegaram nesses locais?”, questiona o sociólogo. 

Demografia das cidades 

Olhando pelo aspecto demográfico das regiões, o contraste entre as duas cidades mais reflete o cenário atual em nível macro do que uma posição específica a cada uma delas. O resultado divergente entre os dois municípios é muito mais consequência da votação marcada pela polarização.

As expectativas para o segundo turno, que acontecerá no próximo domingo (30), não mudam: a tendência dos votos é de se manter. A oscilação na intenção de voto das cidades é descartada em razão da posição predominante já afirmada no primeiro turno, ainda mais aliado ao contexto de cidade interiorana. 

Faltando apenas quatro dias para o segundo turno das eleições presidenciais, as principais pesquisas eleitorais do país mostram que Lula continua liderando as intenções de voto para a presidência da República. Segundo dados da última pesquisa do Datafolha, em 19 de outubro, Lula possui 49%, Bolsonaro 45% e brancos e nulos somam 4%. O instituto ouviu cerca de 2.912 eleitores de 16 anos ou mais em mais de 181 cidades. O levantamento tem 2% de margem de erro para cima ou para baixo. 

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.