É uma TV na internet ou é a internet na TV? Dia Estúdio revoluciona e lança canal apresentado por influenciadores, com transmissão 24 horas
A Dia TV estreou no dia 3 de maio, criada pela Dia Estúdio, produtora conhecida por projetos de grande magnitude na internet. Ela consiste em um canal televisivo na internet completamente de graça. A TV é transmitida simultaneamente nos 13 perfis dos influenciadores que apresentam os programas de sua grade, o que faz com que o conteúdo alcance mais pessoas. Além disso, quem acompanha apenas um influenciador, pode passar a acompanhar outros.
A programação do canal tem como base programas originais, ao vivo ou gravados, durante os períodos da tarde e da noite. No resto do dia, são exibidas reprises dos melhores vídeos e programas de seus criadores. Durante as transmissões dos programas ao vivo, a existência de um chat de fácil acesso abre uma possibilidade maior de interação com o público, como é o caso do quadro “Lorelive”, apresentado pela influenciadora Lorelay Fox, em que o conteúdo é basicamente ler as mensagens enviadas por fãs sobre um assunto pré-determinado e respondê-las de maneira bem humorada, acompanhada de um convidado.
Ver essa foto no Instagram
Em entrevista para Esquinas, Rafa Dias, CEO e diretor geral da Dia Estúdio, explica que o sonho de ter uma TV já existe desde sua formação, em Televisão e Cinema, juntamente com a vontade de se tornar diretor. Com a criação da Dia Estúdio, a programação já podia ser acompanhada, mas em pequena escala, com poucos vídeos e em canais diferentes. Foi só no ano passado que a ideia da TV se tornou mais real, em meio a necessidade de inovar mais uma vez. “A gente está ‘hackeando’ o sistema”, comenta Rafa sobre a ideia de fazer uma TV pela internet.
“As pessoas não estão acostumadas a ver esse tipo de investimento e produção nos conteúdos da internet”, relata. A emissora nasce de uma lacuna gerada pela fuga das TVs abertas e à cabo e pela presença massiva de dezenas de streamings, parcial ou totalmente pagos.
A Dia Estúdio tem a sua história marcada pela realização de diversas lives longas, como “50 horas ao vivo”, “5 dias ao vivo” e “Casa Black Friday”. “Eu acredito que era o nosso próximo passo”, diz o CEO sobre o lançamento da Dia TV. Ela foi inaugurada por meio de uma live, apresentada por Nátaly Neri e Gabie Fernandes, com a participação dos influenciadores que apresentam os programas da grade e também de Rafa Dias. Na live eles comentaram sobre seus programas e a ansiedade com o lançamento, como foram pegos de surpresa com a notícia e como isso é inovador, tudo isso ao som de um show do cantor Silva.
Apoio dos fãs
“Os fãs pediam muito para que a Dia virasse um canal de TV, pois eles assistiam os conteúdos na televisão da sala com a família” comenta Rafa sobre também atender aos pedidos dos fãs com o lançamento do novo projeto. Nayara Santos, radialista de 24 anos, administra o perfil @she.foquinha no Instagram, um fã-clube dedicado à influenciadora Foquinha, que apresenta o programa “Foca no Rolê”. Ela comenta que, além de assistir ao programa de sua influenciadora favorita, vai acompanhar o resto da programação da emissora, “eu estou empolgada especialmente para o “Tem que Sustentar”, que fala de um tema que não seria abordado na TV tradicional, a sustentabilidade”.
Nayara foi uma das participantes de uma panfletagem da Dia TV, realizada em várias cidades do Brasil, totalmente organizada por fã-clubes. Eles se juntaram por conta própria, apenas por admiração aos influenciadores e ao novo produto da empresa. Rafa Dias comenta que se surpreendeu ao ver a admiração das pessoas, não só com os influenciadores, como também com a produtora, “eu não imaginava que a gente teria esse carinho das pessoas pela empresa e ver essa conexão é muito legal”.
Ver essa foto no Instagram
Diversidade
A TV online segue a linha de outros projetos da empresa e conta com um casting diverso em todos os sentidos. A presença de pessoas LGBT+ e pretas, como apresentadores e convidados não é rara durante as transmissões do programa, e é elogiada pelo público. A estudante Luana Guasco de 17 anos, que é administradora do @support_diva, o maior fã-clube dedicado ao canal Diva Depressão, dos apresentadores do “Gastronodiva”, admira essa posição da empresa, “a DiaTV é muito um ‘abraçinho’ em quem cresceu assistindo somente uma televisão heteronormativa”.
Essa não é a primeira iniciativa da Dia TV com forte presença de diversidade. As transmissões do Youtube Black, feitas no dia da consciência negra, e as da Parada LGBTQIA+, foram realizadas pela produtora e demonstram o compromisso dela com a pauta. “Essa diversidade não é só no vídeo, ela também tá nos bastidores da empresa, nas contratações, terceirizados e fornecedores”, explica Rafa Dias.
A TV mostra em seus programas conteúdos que dificilmente seriam veiculados em outro canal televisivo. De uma maneira jovem e divertida o canal aborda temas como sustentabilidade, no “Tem que Sustentar”, cultura pop, no “PapelPop News” e música no, “Noite Estúdio”. Além disso, o canal explora programas televisivos tradicionais, como reality shows, no “Atua ou Surta”, gastronômicos, no “Gastronodiva”, de variedades, no “Pra Variar” e de viagens, no “Só Tem no Brasil”.
VEJA MAIS EM ESQUINAS
A busca pela perfeição: como os filtros do Instagram impactam a vida pessoal dos usuários
“É mais trabalhoso que influenciador”: como vivem criadores de memes
Arrume-se comigo: o impacto das redes sociais na indústria da moda
Dificuldades e futuro da Dia TV
Uma das maiores dificuldades da Dia TV é a busca por patrocinadores para o projeto. “O meu papel agora é colocar essa TV pra rodar no ponto de vista de mercado publicitário”, diz Rafa Dias. A TV já possui os tradicionais intervalos nos conteúdos, mas, por enquanto, sem ações comerciais. Na live de abertura, o CEO anunciou a Casas Bahia como primeiro patrocinador do projeto, mas a dificuldade de se encaixar em um nicho e de mostrar o seu tamanho são problemas a serem resolvidos para a viabilização comercial do canal.
Sobre o futuro da emissora, Rafa conta que, após a veiculação do reality de namoro “Sente o Clima”, em junho será feita uma reavaliação na grade para o segundo semestre. Sobre possíveis spoilers, O CEO conta, “estamos planejando mais uma temporada de ‘Corrida das Blogueiras’ com mais influência na grade”.