Guia da Paulista: programação cultural da avenida dos dias 09/09 a 15/09 - Revista Esquinas

Guia da Paulista: programação cultural da avenida dos dias 09/09 a 15/09

Por Beatriz Beyrute, Bruna Beluco, Malu Lopes, Rhuan Teixeira : setembro 8, 2023

Vista do mirante do Sesc Paulista. Foto: Flavio Jota de Paula.

Guia da Paulista traz a seleção semanal de ESQUINAS dos melhores eventos culturais rolando na avenida mais movimentada de São Paulo. Abaixo, você confere a programação de destaque em museus, cinemas e centros de cultura. Também selecionamos as informações principais sobre cada localidade e evento, como endereço e procedimentos para reservar seu ingresso.

 

Casa das Rosas

guia

Entrada da Casa das Rosas.
Foto: Beatriz Beyrute/Revista Esquinas

Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Quarta a sábado, das 12h às 16h

Entrada gratuita

REAQUITETURA DA MEMÓRIA

Trazendo de volta, histórias da avenida mais famosa de São Paulo e contando momentos importantes da capital paulista e de outras regiões brasileiras. Além de mostrar a transformação da Avenida Paulista, e seu processo de transição até chegar nos dias de hoje.

*A Casa das Rosas está em processo de restauração, durante o período, o jardim funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 22h.

 

Japan House

guia

Fachada da Japan House, localizada no início da Avenida Paulista, na sua inauguração.
Foto: Governo do Estado de São Paulo/Reprodução

 

Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP

Horário de Funcionamento:

Terça a sexta-feira: das 10h às 18h

Sábados: das 9h às 19h

Domingos e feriados: das 9h às 18h

Entrada gratuita

Classificação: livre para todos os públicos

*Estacionamento no subsolo (não vinculado à Japan House)

JAPÃO EM MINIATURAS – TATSUYA TANAKA (ATÉ 08/10)

Na exposição “Japão em Miniaturas”, de Tatsuya Tanaka, é possível ver o cotidiano do ambiente japonês, como seus alimentos, leques, pregadores, entre outros, retratados pela fotografia. No total, são reunidas 37 fotos que detalham os objetos que fazem parte do dia a dia do povo japonês. As imagens retratadas são feitas através do trabalho artístico de “Mitate”, que consiste em tirar fotografias de miniaturas.

DŌSHIN: OS ENCANTOS DOS BRINQUEDOS JAPONESES (ATÉ 12/11)

A mostra ”Dōshin: Os Encantos dos Brinquedos Japoneses” fornece ao espectador um passeio ao mundo infantil oriental. A exposição traz 126 brinquedos, até mesmo incluindo alguns que surgiram há meio século, que ainda mantém sua popularidade por todo território do país. Além disso, também é retratado, na mostra, o período de pós-guerra do território na perspectiva da história dos brinquedos.

GRUPO CURUMIM | BEYBLADE E POWER RANGERS (ATÉ 30/07)

Baseada na exposição de Dōshin, segundo o Grupo Curirim, organizador do evento, o campeonato propõe brincadeiras com as beyblade e os power rangers.

 

Sesc Avenida Paulista

guia

Fachada do Sesc Avenida Paulista.
Foto: Victória Abreu/Revista Esquinas

Endereço: Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo – SP

Horário de Funcionamento:

Terça a sexta-feira: das 10h às 21h30

Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h30

Programação: 

CAFÉ TERRAÇO E MIRANTE

Terça a sexta: 10h às 21h

Sábado: 10h às 19h

Domingo: 10h às 18h

Local: 17º andar

 

Centro Cultural Fiesp

guia

Entrada prédio FIESP.
Foto: Malu Lopes/Revista Esquinas

Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Bela Vista, São Paulo (SP)

Horário de funcionamento:

Terça a domingo, das 10h às 20h

Entrada gratuita

*Não é necessário agendamento para visitar a Galeria de Arte, a Galeria de Fotos, o Espaço de Exposições, a Livraria Sesi-SP, a Esplanada e o Espaço Café. Para os espetáculos e eventos no Teatro do Sesi-SP e no Mezanino, é necessário a reserva de ingressos. Há a possibilidade de realizar visitas educativas

MÚSICA | CAFÉ  (13H, 16H, 17H E 18H30)

No meio da agitada Avenida Paulista, um momento para relaxar e aproveitar. Com vista para o Jardim Burle Marx, clima descontraído e diversidade musical, acontece o Café com Música. São apresentações ideais para quem aprecia boa música, arte e cultura.

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: Livre

TEATRO | ELIZABETH COELHO (ATÉ 01/10)

Para atravessar um enigmático portão, uma escritora deve apresentar à uma banca de juízes, uma declaração de crença. Ela discorre sobre temas como os direitos dos animais, a filosofia, a poesia, as humanidades, a antiguidade clássica e a natureza.

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: Adulto

LITERATURA | A ARCA DE NOÉ – RECONTANDO VINÍCIUS DE MORAES (ATÉ 09/09)

Em homenagem aos 110 anos do grande poeta Vinícius de Moraes em 2023. Esta é uma apresentação que reconta um pouco da sua história entremeada com seus poemas mais conhecidos que se tornaram música e animais que ganham vida e são esculpidos em argila diante do público ao saírem da arca de Noé.

Duração: 50 minutos

Classificação Indicativa: Livre

*Esta apresentação contará com tradução e interpretação em Libras

LITERATURA | JAPÃO – ANTIGAS LENDAS AOS MODERNOS ANIMES (ATÉ 13/09)

A cultura japonesa é grandemente apreciada pelo povo brasileiro, sendo prova disso os festivais que a celebram em várias cidades brasileiras. Todavia, a cultura japonesa conhecida do grande público ainda está limitada a dos primeiros imigrantes japoneses, que aqui aportaram no início do século passado. Elementos como o origami, a ikebana, o sushi, o karatê entre outros. Todavia, o Japão mudou muito. Entra em cena para mostrar isso o soft power representado pelos mangás, animes e uma de suas manifestações mais apaixonadas: o cosplay.

Classificação: Livre

MÚSICA | BODY AND SOUL – AMY WINEHOUSE TRIBUTO (13/09)

O grupo Body and Soul celebra a música da cantora e compositora Amy Winehouse, falecida em 2011, com show que executa na íntegra o icônico disco da artista inglesa, Back to Black, lançado em 2006. Vencedor de cinco prêmios Grammy, o álbum foi eleito pelo jornal The Guardian como melhor disco do Século 21. Back to Black revelou ao mundo o talento singular de Amy Winehouse como compositora, cantora e performer, colocando no panteão da música pop canções como Rehab, You Know I’m No Good, Back to Black e Tears Dry on Their Own. O Body and Soul é formado pela jovem cantora Nil Guimarães e pelos experientes músicos Duda Lazarini (bateria), Carlito Rodrigues (baixo), Celso Lopes (guitarra), Leandro Cunha (piano), Marcelo Toledo (sax) e Manga Morais (trompete). O grupo apresenta o clássico álbum com muita energia e alma, com arranjos inventivos, mesclando a criatividade do jazz, o espírito do soul e a força do rock.

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: Adulto

FOTOGRAFIA | OFICINA COM PIGMENTOS NATURAIS (15/09, 22/09 e 29/09)

Nessa oficina de 3 encontros, os participantes entrarão em contato com as 2 técnicas de impressão – antotipia e fitotipia –  e farão experimentações na prática utilizando folhas de plantas e pigmentos naturais.

Horários:

15/09 (sexta-feira) das 14h às 16h30

22/09 (sexta-feira) das 14h às 16h30

29/09 (sexta-feira) das 14h às 16h30

Classificação Indicativa: 13 anos

VOZ DE VÓ (ATÉ 17/12)

É a avó que perde a memória. É o menino inventivo que percorre as lacunas. A avó entra no labirinto do deslembrar e o menino corre atrás dela, começa narrar o sol, a luz, e a cada dia inventa uma história nova para um trecho esquecido. Como ela deslembrou? não se sabe: não se fala, mas para o menino, curioso e imaginativo, o livro em branco da avó é a chance de uma nova história. Encontro fascinado onde embrenham-se no mistério de recolorir e fantasiar os buracos do esquecimento, tocando o imaginário profundo e fantástico de raízes abraçadas que espelham memória e invenção.

Horários: 

Quinta e sexta, às 11h

Sábado e domingo, às 15h

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: Infantil

TEATRO | SEGUNDA TENTATIVA COM CIA DE PALMA (01/10)

Nana & Nata são as protagonistas deste espetáculo, em que não há personagens, apenas duas mulheres que se divertem jogando seus objetos no ar. Através da leveza feminina, elas equilibram e manipulam com destreza claves e bolas gigantes. É um show envolvente, sempre aberto ao jogo com o espectador. E quando as coisas não vão bem, isso não é um problema para esta dupla, pois sempre existe uma segunda tentativa.

Duração: 50 minutos

Classificação Indicativa: Livre

 

Itaú Cultural

guia

Fachada do edifício do Itaú Cultural (IC).
Foto: Itaú Cultural/Reprodução

Endereço: Avenida Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo

Horário de funcionamento: 

Terça a sábado, das 11h às 20h

Domingos e feriados, das 11h às 19h

Estacionamentos conveniados: ParkMe (R$10,00/12h) –  R. Leôncio de Carvalho, 108.

Entrada gratuita

MUSEU | ENSAIOS ORIGENS (06/09/23 A 28/01/24)

Uma parceria entre o Itaú Cultural (IC) e o Instituto Tomie Ohtake reúne uma rede de instituições culturais, museus e espaços de memória para conhecermos e homenagearmos as histórias de um país rico em narrativas, composto de diversas matrizes culturais e palco de lutas e reivindicações pelo direito de existir de seus povos. Em diálogo com diversas instituições, coletivos, pesquisadores e artistas, a exposição busca mobilizar o debate sobre as políticas de memória, sobre as formas como preservamos e como difundimos as diferentes matrizes culturais do Brasil.

Horário:

Terça a Sábado das 11h às 20h

Domingo e Feriado das 11h às 19h

Classificação Indicativa: Livre

TEATRO | SUEÑO COM A HEROICA COMPANHIA CÊNICA (31/08 A 17/09)

A peça explora temas da história latino-americana, abordando as raízes da desigualdade social no continente e as consequências de um governo autoritário. A história é ambientada na Ditadura Chilena, em 1973. Uma companhia de teatro estava ensaiando “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare, até que um casal de atores militantes é separado pela ditadura e tem que fugir do país. Vine, o marido, sonha em reencontrar sua família e no tempo em que passam separados começa a pensar em uma forma de traduzir seu desejo de liberdade e independência da América Latina em um texto teatral shakespeariano. Ao voltar para o Chile, tenta tirar esse desejo do papel, criando uma nova peça.

Horário:

Quinta a Sábado das 20h às 22h45

Domingo e Feriado das 19h às 21h45

Classificação Indicativa: 16 anos

*Interpretação em Libras 

Reserve o ingresso aqui

EXPOSIÇÃO | OCUPAÇÃO MILTON SANTOS (19/07 A 08/10)

Na 59ª edição da Ocupação Itaú Cultural, a história e o trabalho de Milton Santos será exposta por meio de fotos, documentos e depoimentos de familiares, alunos, amigos e parceiros profissionais. O geógrafo foi um dos grandes responsáveis por renovar e transformar o pensamento geográfico brasileiro. Conhecido como “Cidadão do Mundo”, Milton também se formou em direito, foi jornalista e professor.

Horário:

Terça a Sábado das 11h às 20h

Domingo e Feriado das 11h às 19h

Classificação Indicativa: Livre

EXPOSIÇÃO | OLAVO SETUBAL – UM HOMEM DIANTE DE SEU TEMPO (ATÉ 17/09)

Em 1987 surge o IC (Itaú Cultural), criado por Olavo Setubal, ex-prefeito da cidade de São Paulo durante os anos de 1975-1979. Para encerrar as comemorações de 35 anos do IC, uma exposição conta, por meio de entrevistas, documentos e fotografias, a história do criador de um dos maiores polos culturais da Avenida Paulista.

Horário:

Terça a Sábado das 11h às 20h

Domingo e Feriado das 11h às 19h

Classificação Indicativa: Livre

Para mais informações sobre o Itaú Cultural acesse o site

Centro Cultural Coreano

guia

Fachada do edifício do Centro Cultural Coreano Brasil.
Foto: Centro Cultural Coreano Brasil/Divulgação

FESTIVAL | GASTRONOMIA COREANA, HANSIK

O evento te convida a participar de uma exposição com degustação, além de oficinas e cursos.

Horário:

Segunda a Sexta das 14h às 18h (Degustação simples)

Sábado e Domingo das 11h às 18h (Degustação completa)

*Os ingressos serão liberados a partir do dia 26/8, às 12h, semanalmente.

OFICINA | GASTRONOMIA COREANA, HANSIK (03/09 A 24/09)

As oficinas são ministradas por chefs convidados do Centro Cultural Coreano e acontecem junto com a degustação.

Horário: 

Domingo das 15h às 17h

*Os ingressos serão liberados a partir do dia 26/8, às 12h, semanalmente.

CURSO | GASTRONOMIA COREANA, HANSIK (01/09 A 23/09)

É a oportunidade ideal para aprender e praticar o preparo de suas receitas.

Convidada: Chef Eunyoung Lee

Horário:

Turma A – Sextas-feiras, das 14h às 17h (Pratos tradicionais: Kimchi branco, Tteokgalbi entre outros)

Turma B – Sábados, das 14h às 17h (Pratos tradicionais: Kimchi branco, Tteokgalbi entre outros)

Turma C – Sextas-feiras, das 19h às 22h (Pratos de tendência: Tteokbokki, Kimbap entre outros)

Turma D – Sábados, das 18h às 21h (Pratos de tendência: Tteokbokki, Kimbap entre outros)

Se inscreva por aqui

 

Reserva Cultural

guia

Fachada Reserva Cultural.
Foto: Victória Abreu

Endereço: Av. Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000

Horário de funcionamento: aberto diariamente, das 12h às 22h

Estacionamento conveniado: Maxipark – Rua São Carlos do Pinhal, 303

O local possui 4 salas de cinemas, além de bistrô, livraria e um espaço recreativo. O Reserva Cultural traz cultura e gastronomia em um só lugar.

Ingressos:

Inteira:

R$ 44 (de quinta-feira a domingo)

R$ 36 (às segundas e terças-feiras)

R$ 34 (às quartas-feiras)

Meia-Entrada e Sênior:

R$ 22 (de quinta-feira a domingo)

R$ 18 (às segundas, terças e quintas-feiras)

R$ 17 (às quartas-feiras)

Confira os filmes em cartaz:

OPPENHEIMER (16 ANOS)

O longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer, físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de construir as primeiras bombas atômicas.

INDIANA JONES E A RELÍQUIA DO DESTINO (12 ANOS)

O herói lendário encontra-se em uma nova era, aproximando-se da aposentadoria. Ele luta para se encaixar em um mundo que parece tê-lo superado. Mas quando as garras de um mal muito familiar retornam na forma de um antigo rival, Indiana Jones deve colocar seu chapéu e pegar seu chicote mais uma vez para garantir que um antigo e poderoso artefato não caia nas mãos erradas.

AS 8 MONTANHAS (12 ANOS)

Ao longo dos anos, Bruno permanece fiel à sua montanha, enquanto Pietro é aquele que vai e vem. Seus encontros os apresentam ao amor e à perda, lembrando-os de suas origens e deixando seus destinos se desenrolarem, enquanto descobrem o que significa amizade para toda a vida.

DRÁCULA – A ÚLTIMA VIAGEM DO DEMÉTER (16 ANOS)

Em Drácula – A Última Viagem do Deméter, inspirado na icônica lenda do vampiro Drácula, acompanhamos a terrível história do navio Deméter, que foi fretado para transportar cargas particulares. Estranhos eventos acontecem à tripulação, que tenta sobreviver à viagem oceânica, perseguidos todas as noites por uma presença impiedosa a bordo do navio. Quando o Deméter finalmente chega à costa, é apenas um navio carbonizado e abandonado. Não há vestígios da tripulação. A trama se baseia em um único capítulo do livro clássico de Bram Stoker.

GOLDA – A MULHER DE UMA NAÇÃO (14 ANOS)

A primeira-ministra israelense Golda Meir (Helen Mirren), também conhecida como a “Dama de Ferro de Israel”, deve tomar decisões extremamente importantes e é responsável pela segurança de seu país em 1973, quando Egito, Síria e Jordânia lançam um ataque surpresa contra Israel em seu dia santo. Durante a Guerra do Yom Kippur, a vida de muitas pessoas são de sua responsabilidade e ela deve prevalecer contra os membros do gabinete exclusivamente masculinos que são hostis a ela.

Teatro Gazeta

Letreiro do Teatro Gazeta, localizado na lateral do prédio da Gazeta.
Foto: Gabriela Antualpa/Revista Esquinas

Endereço: Av. Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000

Horário de funcionamento: Terça-feira a Domingo das 14h às 20h ou até o horário do último espetáculo

Estacionamentos conveniados: Multipark – São Carlos do Pinhal, 303 subsolo

Confira a programação: 

CAMBOTAS QUE A VIDA DA! (02, 09, 16, 23 E 30/09, ÀS 20H)

No show, o Sex Sênior do Brasil conta como encanta velhinhas por onde passa, expõe sua família cheia de manias e ainda relata um encontro inusitado com um grande nome da MPB. Pra entender e se divertir, vá ao show e relaxe por quase uma hora e meia.

A ARCA DE NOÉ (10, 17 e 24/09, ÀS 16H)

A “Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes e Toquinho, é um verdadeiro caso de amor da literatura, do teatro e da música popular brasileira. Vinícius escreveu poemas de espírito infantil para seus filhos e um dia resolveu transformá-los em música com a parceria de Toquinho. Dali para o teatro foi um pulo e “A Arca de Noé” com alguns de seus poemas mais famosos como “O Pato”, “Corujinha”, “Pinguim” e “São Francisco” transformaram-se em verdadeiros hinos cantados por crianças do Brasil inteiro. É uma verdadeira viagem pelo mundo encantado das rimas, da imaginação e da inteligência. Vinícius e Toquinho despertam no ouvinte (e espectador!) um desejo profundo pela leitura e uma admiração desenfreada pela música. Dar aos famosos poemas da dramaturgia brasileira um formato lúdico e encantador é o grande desafio de qualquer encenador. Transportar crianças e adultos para um universo onde à harmonia da palavra com a música é que dá o tom e, ao mesmo tempo, despertar-lhes paixão pelo teatro é uma aventura artística do mais alto nível. Vinícius de Moraes é um dos maiores nomes da poesia brasileira e tem seu nome marcado definitivamente na história da MPB, juntamente com Toquinho. Deram com “A Arca de Noé” uma contribuição definitiva para o enriquecimento artístico e cultural das crianças brasileiras e sua arte permanece contemporânea e necessária. “A Arca de Noé” é uma daquelas joias que transformadas em teatro adquirem um valor inigualável! Seus personagens, animais, cantores e crianças brincam e cantam a beleza da vida e, transformados em personagens de teatro deixam uma mensagem eterna para as crianças, mensagem que seguirá para sempre até a fase adulta. “A Arca de Noé” é um daqueles patrimônios artísticos brasileiros que precisa ser encenada e cantada por gerações e gerações.

BRANCA DE NEVE – O MUSICAL (09/09, ÀS 16H)

Branca de Neve – O Musical retorna aos palcos do Teatro Gazeta em únicas apresentações, com novos cenários, canções cantadas ao vivo, coreografias inéditas e grande elenco!

VEJA MAIS EM ESQUINAS

Guia da Paulista: programação cultural da avenida dos dias 02/09 a 08/09

Guia da Paulista: programação cultural da avenida dos dias 26/08 a 01/09

Guia da Paulista: programação cultural da avenida do dia 08/7 a 14/7

CINEMARK CIDADE SÃO PAULO

guia

Localizado no coração da capital Paulista, o Shopping Cidade SP nasceu
em 2015 para trazer experiências, praticidade e conteúdo.
Foto: Shopping Cidade São Paulo/Reprodução

Endereço: Av.Paulista, 1230 (4º andar)

Horário de funcionamento: 14h às 00h

Estacionamento conveniado: Shopping Cidade São Paulo

Ingressos:

Inteira:

R$ 48 (às sextas-feiras, sábados e domingos)

R$ 38 (às segundas, terças, quartas e quintas-feiras)

Meia-entrada:

R$24 (às sextas-feiras, sábados e domingos)

R$ 19 (às segundas, terças, quartas e quintas-feiras)

Confira os filmes em cartaz: 

AS TARTARUGAS NINJA: CAOS MUTANTE (10 ANOS)

Depois de anos sendo protegidos do mundo humano, os irmãos tartarugas saem para ganhar os corações dos nova yorkinos e serem aceitos como adolescentes normais através de seus atos heroicos. Sua nova amiga, April O’Neil, vai ajudá-los a derrotar um misterioso sindicado do crime, mas eles logo se veem em maus lençóis quando um exército de mutantes vai atrás deles.

BESOURO AZUL (14 ANOS)

Jaime Reyes, um adolescente de origem mexicana que encontra um artefato alienígena que lhe dá um exoesqueleto mecanizado e poderes, tornando-o no Besouro Azul.

FALE COMIGO (16 ANOS)

Acenda a vela, estenda a mão, FALE COMIGO e vá direto para o inferno. O terror FALE COMIGO acompanha um grupo de jovens que descobre como invocar espíritos usando uma mão embalsamada, e ficam obcecados pela adrenalina. Procurando uma forma de se comunicar com a mãe morta, Mia (Sophie Wilde) se reúne com os amigos para mais uma sessão, até que um deles vai longe demais e liberta terríveis forças sobrenaturais.

GRAN TURISMO: DE JOGADOR A CORREDOR (12 ANOS)

Baseado na história real de Jann Mardenborough, piloto de corridas que foi de jogador de videogame a um dos melhores pilotos de automobilismo dos últimos tempos! Com cenas gravadas nos autódromos mais famosos do mundo, o realismo das corridas é impressionante nas telas de cinema! Você precisa ver este filme na tela grande!

MULTI: CRIME E PODER (16 ANOS)

O filme segue o detetive Boyd, que, incapaz de lidar com a morte de sua filha, embarca em uma caça a um serial killer que mata de acordo com um ritual tribal brutal chamado Muti. A única pessoa que pode ajudar Boyd é o Professor Mackles, um antropólogo que esconde um segredo terrível. A linha entre a sanidade e a loucura diminui à medida que Boyd se aprofunda no mundo do assassino e entende a cultura por trás do ritual.

TOC TOC TOC: ECOS DO ALÉM (16 ANOS)

Se passa em uma pequena cidade, em uma casa aparentemente comum, onde um menino tímido ouve uma batida misteriosa de dentro das paredes. Uma série de acontecimentos macabros reforçam uma suspeita do jovem, de que seus pais estão escondendo um terrível segredo. Nessa família envolta em enigmas, caberá ao professor substituto do menino, levantar a questão: o que aconteceu com seu primeiro professor? – E o que pode acontecer a partir de agora?

 

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

guia

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), primeiro museu moderno do país, é uma instituição privada e sem fins lucrativos, fundada, em 1947, pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand.
Foto: Aarquiteta/Reprodução

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo

Horário de funcionamento:

Segunda-feira: fechado

Terça-feira: 10h às 20h (entrada gratuita)

Quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, sábado e domingo: 10h às 18h (entrada até 17h)

Ingressos:

Terça-feira: gratuito

Terça-feira: gratuito

Adultos: R$ 60

Estudantes/Professores: R$ 30

Maiores de 60 anos: R$ 30

Reserve seu ingresso aqui

SHEROANAWE HAKIHIIWE | TUDO ISSO SOMOS NÓS (ATÉ 24/09)

Sheroanawe Hakihiiwe é um artista yanomami da Venezuela, cuja expressão artística abrange desenhos, monotipos e pinturas caracterizados por uma linguagem delicada e abstrata, incorporando linhas, formas geométricas e padrões. Vivendo na comunidade yanomami de Mahekoto Theri, ele ativamente registra elementos da natureza, tradições e saberes da sua comunidade em cadernos, os quais posteriormente transpõe para papel com cores e texturas.

Sua obra busca preservar e traduzir os valores culturais yanomami, refletindo sua cosmologia e patrimônio intangível. Com a exposição intitulada “Ihi hei komi thepe kamie yamaki [Tudo isso somos nós]”, a mostra de Hakihiiwe no MASP faz parte do enfoque sobre Histórias indígenas, contribuindo para a compreensão e apreciação dessas narrativas culturais.

SALA DE VÍDEO | BROOK ANDREW (25/08 A 08/10/2023)

O filme, apresentado pela primeira vez no Brasil, reúne elementos de uma série de outros trabalhos do artista, criando narrativas fragmentárias que questionam apagamentos sociais e estruturas jurídicas e culturais relacionadas ao processo de colonização do território australiano.

O filme é dividido em duas partes: a primeira exibe entrevistas com pesquisadores, ativistas e políticos que manifestam diferentes pontos de vista sobre os direitos indígenas às terras australianas, bem como os conflitos culturais vivenciados por eles atualmente. Já na segunda parte, Andrew se apropria do filme Jedda (1955), no qual, pela primeira vez na história, atores aborígenes representam seus próprios grupos sociais.

ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO – DESDE 11/12/2015

A exposição de longa duração do MASP conta com cavaletes de cristal feitos por Lina Bo Bardi. Com o espaço aberto e fluido que  oferece múltiplas possibilidades de acesso e de leitura, eliminando hierarquias e roteiros predeterminados.Em referência ao título a mostra está em constante transformação, a rotatividade de obras acontece conforme empréstimos e aquisições.

 

Conjunto Nacional

guia

Fachada do Conjunto Nacional.
Foto: Conjunto Nacional/Reprodução

Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo (SP)

Horário de funcionamento:

Segunda a sábado das 6h às 22h

Domingos e feriados das 10h às 20h

Entrada gratuita

CLARICES: RETRATOS DE CLARICE LISPECTOR (DE 12/09 A 10/10)

Em comemoração aos 80 anos do primeiro livro da escritora, Graça Craidy apresenta 19 retratos de Clarice Lispector. A artista criou a exposição como uma forma de compartilhar com o público diversas facetas de Clarice e incentivar a leitura de suas obras.

Horário:

Segunda a sábado das 6h às 22h

Domingo e feriado das 10h às 20h

 

IMS – Instituto Moreira Salles

guia

Entrada do Instituto Moreira Salles.
Foto: Matheus Greff/Revista Esquinas

Endereço: Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo (SP)

Horário de funcionamento:

Terça a domingo, e feriados (exceto segunda): 10h às 20h

BIBLIOTECA DE FOTOGRAFIA

O instituto possui um acervo de fotografias que obtém mais de 30 mil itens. Estas fotografias são das mais diversas áreas, como as cinematográficas, as artísticas visuais, as que envolvem as ciências humanas e até mesmo seções de moda. Além disso, há coleções especiais selecionadas por curadores que contém nomes como Stefania Bril, Thomaz Farkas, Iatã Cannabrava, Vania Toledo e Gerhard Steidl.

ECHO, DE RICHARD SERRA (PERMANENTE)

Echo, de Richard Serra, escultura inaugurada em 23 de fevereiro de 2019, é uma das primeiras do artista aberta para visitação permanentemente na América Latina. A obra é composta por duas placas de aço de cerca de 18,6 m de altura, com cada pesando 70,5 toneladas. A escultura foi exclusivamente feita para o IMS e está localizada no jardim externo do centro cultural, nas redondezas do restaurante conhecido como “Balaio”.

GRUPO DE ESTUDOS: ENTRELAÇAMENTOS EM FOTOLIVROS (12/09, ÀS 18H30)

O encontro aborda um tema geral, a partir do qual serão selecionados fotolivros diversos, de diferentes lugares e épocas, explorando nuances e possibilidades na maneira de se tratar um mesmo assunto. Os temas abordados serão cinema, literatura, família, amor, ficção, realidade, religião e comida.

Ingressos:

R$ 120,00 (inteira)

R$ 60,00 (meia-entrada)

COREOGRAFIA DAS IMAGENS: COMPOR O ESPAÇO A PARTIR DO CORPO (13/09, ÀS 19H)

A exposição busca incentivar e ensinar os participantes a organizar e estabelecer uma composição de suas próprias imagens, pensando no espaço expositivo.

Ingressos:

R$ 180,00 (inteira)

R$ 90,00 (meia-entrada)

ACERVO | CENTRO AUDIOVISUAL SIMONE DE BEAUVOIR (14 ANOS)

Confira a programação:

Pela Memória (10/09, às 18h)

Um ano após a morte de Simone de Beauvoir, Delphine Seyrig, a diretora, lhe presta uma homenagem. Ela volta ao cemitério de Montparnasse, passado um ano do enterro, e o túmulo continua florido e cheio de cartas que chegam do mundo inteiro. O filme traz trechos de discursos de Simone de Beauvoir, imagens da marcha em sua homenagem, no dia 19 de abril de 1986.

Duração: 11 minutos

Homenagem de Kate Millet para Simone de Beauvoir (10/09, às 18h)

Partindo das imagens do funeral de Simone de Beauvoir, a artista e ativista Kate Millett fala de sua relação com a mulher que desempenhou um papel crucial no feminismo internacional.

Duração: 12. minutos

Kate Millet fala com feministas sobre prostituição (10/09, às 18h)

Durante a greve das prostitutas de 1975 e após a publicação de seu livro, Kate Millett debate questões ligadas à prostituição com feministas francesas, como Monique Wittig, romancista e teórica feminista francesa, e Christine Delphy, autora e pesquisadora no campo dos estudos feministas.

Duração: 20 minutos

Feminismo americano – Beauvoir e as quebequenses (10/09, às 18h)

Nesta entrevista, Simone de Beauvoir aborda questões como a recepção do livro “O segundo sexo” nos Estados Unidos e na França – a filósofa fala sobre o fato de, haver um furor dos homens na França contra o livro, mas a reação ser mais tranquila e racional nos Estados Unidos. Também são abordados temas como a influência de Beauvoir sobre as feministas americanas, as relações entre Beauvoir e o Mouvement de Libération des Femmes [Movimento de Libertação das Mulheres] (MLF) e a necessidade de repensar a psicanálise a partir de um ponto de vista feminista.

Duração: 10 minutos

CINEMA | IMS

Ingressos:

Terça-feira, quarta-feira e quinta-feira:

R$ 20 (inteira)

R$ 10 (meia)

Sexta, sábado, domingo e feriados:

R$ 30 (inteira)

R$ 15 (meia)

Bilheteria: Terça-feira a domingo das 12h até o início da última sessão de cinema do dia

Confira a programação:

ASTEROID CITY (12 ANOS)

Apresentação dos bastidores e a encenação da peça de teatro, Asteroid City. Ambientada no deserto norte americano em 1950, a peça conta a história de uma convenção juvenil de astrônomos que é interrompida por uma série de eventos misteriosos.

Direção: Wes Anderson

Duração: 105 minutos

Horário: 

09/09 (sábado), às 14h e 22h

10/09 (domingo), às 14h

15/09 (sexta-feira), às 14h

EAMI (12 ANOS)

“Eami” significa “floresta” no idioma do povo indígena Ayoreo-Totobiegosode. No filme, Eami é uma menina de cinco anos que tem sua aldeia destruída, após essa tragédia ela sai caminhando sem rumo pela floresta tropical.

Direção: Paz Encina

Duração: 85 minutos

Horário:

09/09 (sábado), às 16h

10/09 (domingo), às 16h

12/09 (terça-feira), às 16h

15/09 (sexta-feira), às 16h

LOBO E CÃO (14 ANOS)

Lobo e cão recebeu o prêmio de Melhor Filme da mostra Jornada dos Autores, do Festival de Veneza. No filme, Ana é uma menina que nasceu em uma ilha de Portugal, no meio do oceano Atlântico. Sua família é marcada por tradições e religiosidade. A partir de suas amizades, Luís, um jovem LGBTQIAP+ e Cloé, uma amiga que acabou de voltar do Canadá, Ana passa a conhecer o mundo.

Direção: Cláudia Varejão

Duração: 111 minutos

Horário:

09/09 (sábado), às 19h50

10/09 (domingo), às 20h

12/09 (terça-feira), às 17h50

13/09 (quarta-feira), às 16h30

15/09 (sexta-feira), às 19h45

Editado Ronaldo Saez

Encontrou algum erro? Avise-nos.