Arte no caminho: um mapa das manifestações culturais na Avenida Paulista - Revista Esquinas

Arte no caminho: um mapa das manifestações culturais na Avenida Paulista

Por Beatriz Mittermayer, Cataharina Pinheiro, Estela dos Santos Braa, Lívia Maria dos Santos e Marina Fornazieri : fevereiro 24, 2022

Adesivos decoram placa na esquina da Alameda Rio Claro

Pela avenida mais famosa de São Paulo, veja um esquema das obras de arte que passam despercebidas pelo caminho entre o Paraíso e o Parque Trianon

A cultura urbana típica da Avenida Paulista pode passar sem ser notada pelos trabalhadores apressados e cidadãos desatentos, mas sua manifestação artística flui independente pelas veias da cidade. A arte nas ruas é característica do coração paulistano: é impossível imaginar a capital paulista isenta dessas intervenções.

Adesivos nos postes, pavimentos, bancas, artistas ambulantes e famosos grafites estampam e colorem os muros que percorrem o caminho do Paraíso até a Consolação. Nas calçadas e esquinas, esconde-se a criatividade que prefere não cruzar as entradas dos museus e galerias e faz da Avenida Paulista uma grande exposição ao ar livre.

No mapa abaixo, esquematizamos algumas obras de arte no trecho entre a Japan House e o parque Trianon. Para conseguir visualizar mais informações sobre as intervenções, clique nos ícones azuis em destaque distribuídos pelo mapa. Dessa forma, irá aparecer uma nova aba com breves descrições e fotografias das nove artes selecionadas. É possível, também, visualizar em tela inteira ao clicar na opção no canto superior direito.

Editado por Anna Casiraghi e Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.