Você não vai morrer de medo de ‘It: Capítulo 2’ - Revista Esquinas

Você não vai morrer de medo de ‘It: Capítulo 2’

Por Gustavo Brito : setembro 6, 2019

O longa teve bons números de bilheteria na pré-estreia, mas pouco surpreende e assusta

A história de It: Capítulo 2 – em cartaz desde ontem (5) nos cinemas brasileiros – continua depois de 28 anos do primeiro longa, na pequena cidade de Derry, onde o Clube dos Otários tem de se encontrar mais uma vez para acabar com a Coisa, que por muito tempo assumiu a forma do medonho palhaço Pennywise. O filme pega a fórmula de sucesso do anterior e tenta expandi-la, apresentando novas situações. Mas no meio do caminho se perde devido ao montante de informação exibido, fazendo com que quem estiver assistindo fique sem entender muito dos acontecimentos.

Talvez esse seja o maior problema de It, o excesso de informação que faz com que a pessoa se perca na própria história, com detalhes que claramente só foram colocados para o preenchimento de lacunas na duração do filme. No final não agregam em nada a história.

Esse problema é causado principalmente pela longa duração do filme, que chega a quase três horas – duas horas e 51 minutos, mais especificamente. É muito tempo, principalmente para um filme que se intitula de terror. A longa duração faz com que em diversos momentos o filme se torne chato e entediante.

Se tratando de um filme de terror, não consegue cumprir o básico: não assusta, não dá medo, não dá calafrios. O máximo que se consegue é gerar um pequeno suspense que logo se quebra. Como um filme de terror, It: Capítulo 2 deixa a desejar e faz com que o seu antecessor seja muito melhor nesse quesito. Mas como um longa de suspense, é uma ótima pedida por ter uma pegada muito mais de ciência do que de sobrenatural, como o primeiro filme.

Isso de longe não é ruim, apenas uma proposta diferente. Os que estão familiarizados com as obras do seu criador, Stephen King, sabem que elas começam com uma proposta e um clima e termina com outra situação totalmente diferente. Sempre mantendo a mesma qualidade, ou mesmo melhorando-a. Apesar disso, parece que o público se empolgou menos com o lançamento. Na noite de pré-estreia nos Estados Unidos, o terror fez 10,5 milhões de dólares com bilheteria, sendo que It: A Coisa, de 2017, alcançou 13,5 milhões. Mas ambos ocupam as duas primeiras posições de melhor pré-estreia de um terror em setembro. A projeção para o final de semana nos cinemas do mundo todo é que fique com 200 milhões de dólares e supere o primeiro capítulo.

Desde o longa anterior, a maquiagem e efeitos especiais da criatura que cerca a pequena cidade fictícia de Derry são extremamente bem-feitos. Um dos pontos fortes de 2017 foi o figurino do palhaço Pennywise que roubou a cena. Na continuação o que acontece é um pouco diferente. Não temos somente (ou quase) a Coisa em sua forma mais famosa, mas também em diversas outras formas, uma mais macabra que a outra. Até que enfim é mostrada sua forma original. Visualmente, o Capítulo 2 carrega uma aparência mais sombria e muito mais violenta do que seu antecessor. A sonorização do filme, por sua vez, os efeitos e músicas, cumpre com o que promete, criar um clima de suspense e terror ao redor do longa.

No fim, It: Capítulo 2 é uma continuação que criou uma quase ficção-cientifica de enorme qualidade. Sem sair exatamente do jeito que o estúdio queria, não dá medo ou assusta.