De Pinheiros à Bela Vista, conheça a rota dos cinemas de rua em São Paulo  - Revista Esquinas

De Pinheiros à Bela Vista, conheça a rota dos cinemas de rua em São Paulo 

Por Beatriz Amaral, Felipe Monteleone, João Pedro Peracini e Luiza Pojar  : junho 27, 2022

Créditos: Leo Lara via Flickr

Cinemas de rua paulistanos contam com programação especial e alternativa; de Pinheiros à Bela Vista, confira 7 opções do circuito

Os cinemas de rua portam-se como bases de afirmação dos direitos culturais. Devido ao seu caráter inclusivo, tanto pelo valor dos ingressos como pela disposição de filmes que não são exibidos em grandes franquias, eles configuram uma ferramenta essencial de acesso e democratização da cultura. 

A cidade de São Paulo está repleta de espaços atrativos de resistência da arte e de filmes pouco divulgados pela mídia, mas que geram um contato cinematográfico com outros olhares e boas reflexões ao público. ESQUINAS apurou uma uma rota de 7 cinemas alternativos na cidade, que se inicia no bairro de Pinheiros e segue até a Bela Vista. Confira abaixo! 

Cinesala cinemas de rua

cinemas de rua

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 361 

A CineSala, primeiro cinema da nossa rota, foi fundada em 1962 com o nome de “Cine Fiammetta”. Na época, atraia muitos espectadores devido aos filmes clássicos e raros em exibição. Vários nomes foram atribuídos ao cinema desde então, até que em 2015 foi nomeado como o atual “CineSala”. A fim de contemplar a essência do cinema, com uma grande diversidade de filmes, as salas contam com diferentes opções de assentos, tais como cadeiras individuais tradicionais e sofás. O espaço fica aberto de segunda à domingo, das 14h30 às 23h30. 

CineSesc 

cinemas de rua

Endereço: Rua Augusta, 2075 

A sala de cinema CineSesc, localizada na Rua Augusta, é uma das mais tradicionais de São Paulo. Foi eleito como o cinema com mais acessibilidade da capital paulista segundo avaliação da Folha, uma vez que conta com boa sinalização, lugares para cadeirantes, assentos para acompanhantes e rampas de acesso. Além disso, há um snack bar e um saguão para passar um tempo antes ou depois da sessão. 

Petra Belas Artes cinemas de rua

cinemas de rua

Endereço: Rua da Consolação, 2423 

Mesclando filmes de diversas nacionalidades, o Petra Belas Artes tem uma das programações mais alternativas e instigantes da rota. Antes denominado Cine Trianon, foi fundado em 1956 com apenas uma sala que contava com 1.400 lugares. Entretanto, em 2011, devido à falta de investimentos, o cinema foi fechado ao público. Após dois anos, com sua fachada tombada como Patrimônio Histórico e Cultural de São Paulo, houve a reabertura do local em razão dos investimentos do fabricante da cerveja Petra. Agora, o Belas Artes conta com 6 salas é um dos mais importantes redutos intelectuais paulistanos. 

Veja mais em ESQUINAS

Cinemateca reinaugurada: a história do maior acervo de cinema do país

Cinema parado: oficina do ócio

Cinemas de rua: um retrato da resistência

Cine Olido  

cinemas de rua

Créditos: Samantha.hnd via Wikimedia Commons
Samantha.hnd via Wikimedia Commons

Endereço: Av. São João, 473 

Seguindo nossa rota, o quarto da lista é o Cine Olido. Criado em 1957, foi inovador na cidade ao se tornar o primeiro cinema de São Paulo a funcionar dentro de uma galeria e  disponibilizar a venda antecipada de ingressos, permitindo a escolha de poltronas. Com a popularização dos shoppings, o cinema encerrou suas atividades na década de 80, retomando-as em 2004. Ao visitar o cinema, você ainda pode conferir os espetáculos de dança, no Centro de Dança Umberto da Silva. 

Reserva Cultural cinemas de rua

cinemas de rua

Endereço: Av. Paulista, 900 

Conhecido antigamente como Cine Gazetinha, o Reserva foi inaugurado em junho de 2005. Encontra-se logo abaixo do prédio da Fundação Cásper Líbero, sendo um dos poucos da metrópole em que filmes independentes e produções estrangeiras são exibidos. Suas  salas comportam entre 110 e 190 pessoas e funcionam de domingo a sexta, das 10h às 22h, e aos sábados, das 10h às 23h59. Além dos filmes, o local conta com um café, uma livraria e um lobby para recebe exposições e eventos. 

Espaço Itaú de Cinema cinemas de rua

cinemas de rua

Endereço: Rua Augusta, 1475 

Localizado na Rua Augusta, o Espaço Itaú de Cinema começou suas atividades em 1989. É um moderno cinema com três salas, livraria e café. Dedicado a filmes mais experimentais e alternativos, o local também dá espaço a filmes nacionais e foi o principal responsável pela retomada do cinema brasileiro no início dos anos 90. Após passar por reformas, agora conta com 3 salas e 1.300 lugares no total.  

Cinemateca Brasileira cinemas de rua

cinemas de rua

Créditos: Didão Barros via Wikimedia Commons
Didão Barros via Wikimedia Commons

Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 

O último cinema da rota é localizado na Vila Clementino. Fundado em 1946, desenvolve atividades em torno da divulgação e da restauração de seu acervo, com cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema. Por apenas R$8 a inteira, é possível conferir diversas exposições e filmes fora do circuito comercial,  o local possui duas salas: Petrobras, com 100 lugares, e BNDES, com 200 lugares.  

Permita-se, leitor, desfrutar da rota dos cinemas alternativos mais queridos de São Paulo. Além de aproveitar uma experiência repleta de entretenimento, o circuito é fascinante e configura um ato de resistência em um momento tão conturbado para a cultura nacional. 

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.