Não deu 'Barbenheimer': Oscar consagra Oppenheimer e deixa Barbie na caixa - Revista Esquinas

Não deu ‘Barbenheimer’: Oscar consagra Oppenheimer e deixa Barbie na caixa

Por Bruna Blanco, Isadora Quaglia, Ludmila Borba e Malu Panico : março 11, 2024

O filme "Oppenheimer" foi o grande vencedor da noite, levando sete estatuetas. Foto: Divulgação

Sem surpresas, Oppenheimer leva sete estatuetas, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator, deixando Barbie com apenas uma vitória

Na noite de domingo (10), a 96ª edição do Oscar aconteceu no Dolby Theater, em Los Angeles, com apresentação de Jimmy Kimmel. Em um ano recheado de grandes atrações cinematográficas, sem surpresas, o filme “Oppenheimer” foi o grande vencedor da noite, levando sete vitórias, incluindo o prêmio mais aguardado: Melhor Filme.

Em contrapartida, Barbie, o filme de maior bilheteria de 2023, levou apenas uma estatueta, entre as oito categorias que concorreu.

Dormiu cedo? Confira o que rolou no Oscar, a noite mais badalada de Hollywood

Seguindo a mesma fórmula dos anos passados, Kimmel abre a noite com seu monólogo sobre os filmes mais comentados do ano. A primeira categoria apresentada foi de Melhor Atriz Coadjuvante, Da’Vine Joy Randolph leva a estatueta para casa pelo filme “Os Rejeitados” pelo papel de uma cozinheira que enfrenta um luto após perder seu filho. A corrida pelo Melhor Ator Coadjuvante já era previsível, Robert Downey Jr. ganhou seu primeiro Oscar ao interpretar Lewis Strass na cinebiografia “Oppenheimer”.


A entrega dos prêmios de atuação ganhou uma nova dinâmica esse ano. A academia chamou cinco ganhadores anteriores de cada categoria para apresentar os novos nomeados. O Melhor Ator foi introduzido por Ben Kingsley (“Gandhi”), Brendan Fraser (“A Baleia”), Forest Whitaker (“O Último Rei da Escócia”), Matthew McConaughey (“Clube de Compras Dallas”) e Nicolas Cage (“Adaptação”). O “pai da bomba atômica” foi o premiado na principal categoria de atuação, o filme “Oppenheimer” rendeu a primeira estatueta dourada de Cillian Murphy.

Indicada por “Pobres Criaturas”, Emma Stone recebeu seu segundo Oscar de Melhor Atriz. Apesar de aclamada pela crítica, a vitória de Stone não era tão previsível quanto a dos vencedores de outras categorias. A disputa pelo prêmio estava acirrada entre ela e Lily Gladstone, que havia sido indicada por “Assassinos da Lua das Flores”. O filme dirigido por Martin Scorsese concorria a 11 prêmios, porém não teve nenhuma vitória.

@carasbrasil Confira o discurso traduzido e legendado de Emma Stone pela vitória de “Melhor Atriz” no #OSCAR ♬ som original – CARAS BRASIL


Após 10 anos de inatividade, Hayao Miyazaki, criador do Estúdio Ghibli, retornou as telonas com “O Menino e Garça”. A recepção da obra não poderia ter sido outra, antes de conquistar o Oscar de Melhor Animação, o longa já havia garantido o favoritismo no Globo de Ouro.

Na trama, acompanhamos Mahito, um garoto de 12 anos lidando com o luto após perder sua mãe durante a Guerra do Pacifico. Na competição o filme enfrentou “Homem-Aranha: através do aranhaverso”, “Elementos”, “Meu Amigo Robô” e “Nimona”. Especula-se que o longa é o último filme do diretor antes da aposentadoria.

Esse é o segundo Oscar de Miyazaki. Há 22 anos, o diretor levava a estatueta na mesma categoria por “A Viagem Chihiro”. Assim como em 2002, o roteirista não compareceu à cerimônia para receber o prêmio, dado que nunca escondeu suas críticas à indústria estadunidense.

Como esperado, ‘Oppenheimer’ levou o prêmio principal da noite. Porém, a inesperada entrada de Al Pacino para anunciar o vencedor, causou confusão ao público. O premiado parecia ser tão óbvio, que ao anunciar a categoria o ator decidiu sair do tradicional e ao invés de listar todos os indicados, em poucos segundos ele abriu o envelope e disse: “Ah, sim, Oppenheimer” sem qualquer espaço para suspense ou expectativas. Nem mesmo quem estava em Los Angeles compreendeu de prontidão que o vencedor já havia sido anunciado.

A cinebiografia sobre o criador da bomba atômica, J. Robert Oppenheimer, levou para casa sete estatuetas, tornando-se o filme mais premiado da noite.

Após 12 longas, dos quais sete receberam indicações ao Oscar, Christopher Nolan finalmente conquistou uma estatueta dourada para chamar de sua como diretor.

VEJA MAIS EM ESQUINAS

Cinemas alternativos: conheça 5 opções na cidade de São Paulo

Cinemateca reinaugurada: a história do maior acervo de cinema do país

Elitização, preconceito e monopólio: o que isso tem a ver com a desvalorização do cinema nacional?

Destaques da noite

Messi, o cachorro de Anatomia de uma Queda, depois de muitas especulações nas redes sociais, apareceu na transmissão ao vivo da premiação. Usando uma gravatinha borboleta, o mascote do filme francês chegou ao Dolby Theater horas antes para gravar suas cenas, evitando estresse para o animal. Durante o evento, o pet apareceu batendo palmas e interagindo com a câmera diversas vezes.


Outro momento surpreendente da noite foi quando John Cena, lutador e ator americano, apresentou a categoria de Melhor Figurino, nú. Cobrindo sua região íntima apenas com o cartão da premiação, Cena gerou risadas na plateia e movimentação nas redes. Ao longo de sua apresentação, disse que “o corpo masculino não é piada”, em alusão à objetificação de corpos femininos no cinema.


Os números musicais de “Barbie” foram destaque na premiação. Junto com o irmão Finneas O’Connell, a cantora Billie Eilish cantou “What I was made for” acompanhada de uma orquestra. Apesar de mais uma vez surpreender o público com seus vocais, Billie segue o mesmo padrão de outras premiações e não inova na apresentação.


Quem roubou os holofotes na noite de domingo foi Ryan Gosling, performando  “I’m just Ken” pela primeira e única vez. Fazendo referência a música de “Diamonds are a girl ‘s best friend” de Marilyn Monroe, o ator que deu vida ao Ken, usou um terno rosa e junto com os outros “Kens” e o guitarrista de Guns N’ Roses, Slash, fez o público levantar e aplaudir de pé a performance.


A política também esteve presente na premiação. Atores usavam broches para simbolizar a posição a favor do cessar fogo em Gaza. Mark Ruffalo, Billie Eilish, Finneas O’Connell, Ramy Youssef e Mahershala e muitos outros que estavam presentes usavam o broche vermelho, com uma mão laranja e coração preto. Ele simboliza um protesto coletivo para uma ação imediata de cessar-fogo. O ator francês, Swann Arlaud de “Anatomia de uma Queda” também se posicionou  e usou um broche com a bandeira da Palestina.


Premiados Oscar 2024:

Melhor Atriz Coadjuvante:  Da’Vine Joy Randolph (Os Rejeitados)

Melhor Curta de animação: “War is Over”

Melhor Animação: “Menino e a Garça”

Melhor Roteiro Original: “Anatomia de uma Queda”

Melhor Roteiro Adaptado: “Ficção Americana”

Melhor Maquiagem e Penteado: “Pobres Criaturas”

Melhor Design de Produção : “Pobres Criaturas”

Melhor Figurino: “Pobres Criaturas”

Melhor Filme Internacional: “Zona de Interesse”

Melhor Ator Coadjuvante: Robert Downey Jr. de “Oppenheimer”

Melhores Efeitos Especiais: “Godzilla Minus One”

Melhor Edição: “Oppenheimer”

Melhor Documentário Curta Metragem: “A Última Oficina”

Melhor Documentário: “20 dias em Mariupol”

Melhor Fotografia: “Oppenheimer”

Melhor Curta Metragem: “A maravilhosa história de Henry Sugar”

Melhor Som: “Zona de Interesse”

Melhor Trilha Sonora: “Oppenheimer”

Melhor Música: “What Was I Made For” de Billie Elish

Melhor Ator: Cillian Murphy em “Oppenheimer”

Melhor Diretor: Christopher Nolan  em “Oppenheimer”

Melhor Atriz: Emma Stone em “Pobres Criaturas”

Melhor Filme: “Oppenheimer”

Editado por Mariana Ribeiro

Encontrou algum erro? Avise-nos.