Comunicação em campo - Revista Esquinas

Comunicação em campo

Por Marcelo Bamonte : setembro 5, 2018

Estudantes da Cásper Líbero participam de desafio da Federação Paulista de Futebol

A segunda-feira (03) ficou marcada para os grupos de jovens apaixonados por futebol da Faculdade Cásper Líbero. Em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), responsável pela organização da Copa São Paulo de Futebol Junior, os estudantes participaram do Desafio Cásper Líbero — Copinha 50, concorrendo a diversas premiações. A ideia principal da competição foi buscar formas inovadoras e relevantes para promover uma nova marca, ainda secreta, do órgão paulista de futebol, que tenta revolucionar a narração esportiva na internet.

Após um primeiro encontro para explicação do projeto, os três grupos concorrentes finalistas, formados apenas por alunos da Cásper Líbero, se reuniram para apresentar suas ideias aos criadores do projeto. Na banca avaliadora, estavam presentes Bernardo Itri e Rodrigo Iorio, da FPF. Ao seu lado, André Monnerat e Marcos Barbato, da Feng Brasil, empresa de publicidade responsável por parte do projeto, também analisaram a performance de cada grupo.

A competição envolveu tarefas de comunicação para a nova marca da Federação Paulista de Futebol
Vitor Zocarato

O primeiro grupo a se apresentar foi o “Futebol é arte”. Composto por alunos de Publicidade e Propaganda, o foco dos integrantes foi revitalizar a narração de modo geral. Eles propuseram uma reformulação do site por meio da gamificação, que consiste no uso de mecânicas dinamizadas de jogos para engajamento e interação dos internautas.

“Os Consagrados” foi o segundo grupo a se apresentar. Os alunos do segundo ano de Jornalismo e do primeiro de Rádio, Televisão e Internet, com uma abordagem diferente da equipe anterior, buscaram promover o produto por meio do uso de influenciadores digitais, como o humorista Rudy Landucci e o ex-jogador e comentarista da Bandeirantes Denilson “Show”. O objetivo era divulgar a nova marca não apenas na capital, mas também no interior de São Paulo.

Estudantes de Jornalismo, Publicidade e Rádio, TV e Internet eram os finalistas do desafio
Vitor Zocarato

O terceiro e último time foi o “Tradição FC”, composto por alunos do terceiro ano de Publicidade e Propaganda. Após uma análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), também conhecida por análise SWOT, os jovens apostaram na plataforma de streaming Twitch TV. O site surgiu em 2011 e tem como foco a transmissão de partidas de videogames, disputando diretamente com o Youtube.

“Não foi uma decisão fácil, mas chegamos a um vencedor. Apenas para deixar claro, não foi unânime”, disse Marcos Barbato. Com a maioria dos votos da banca, o grupo “Tradição FC” ficou na primeira posição na tarde de ontem. Com a vitória, o grupo faturou diversos prêmios, como uma camisa oficial da FPF, uma bola personalizada, ingressos para jogos e a oportunidade de acompanhar a decisão do Campeonato Paulista 2019 dentro de campo. As outras equipes, apesar de não saírem com o título, também receberam bolas e camisetas como recordação de uma competição que não só testou a capacidade dos alunos ao desenvolverem um projeto de mercado que engaje o público, mas reafirmou que, no campo da comunicação, todos podem, de fato, “bater um bolão”.

O prêmio dos finalistas incluiu camisetas da FPF, bolas personalizadas e ingressos para jogos da Copinha de 2019