O mais novo na cultura - Revista Esquinas

O mais novo na cultura

Por Giulia Bottini, Letícia Cybis e Marina Teixeira : maio 18, 2018

Uma nova unidade do Sesc é aberta no coração de São Paulo

Fachada do prédio, localizada no número 119 da Avenida Paulista.
Giulia Bottini

Após 8 anos em obras, o Sesc (Serviço Social do Comércio) Avenida Paulista reabre as portas com um visual totalmente diferente: moderno, inovador, com novidades tecnológica e mais verticalizado do que outras unidades, não seguindo a estrutura tradicional dos Sescs em São Paulo.

A inauguração da unidade ocorreu em 29 de abril e contou com uma grande diversidade de atrações. No evento houve a apresentação da Orquestra de Heliópolis com a cantora Vanessa da Mata, demonstração de prática de pilates, dança, show de rap, espetáculos para crianças, entre outras atividades.

O mais novo centro cultural da Avenida Paulista sustenta-se em um prédio de dezessete andares, contando com escadas rolantes com regeneração de energia sustentável, que liga os dois primeiros andares, escadas de incêndio e elevadores. Outro destaque é o mirante, que fica a mais de 60 metros de altura em relação ao solo e fornece uma vista panorâmica da Avenida.

Vista da Avenida Paulista pelo Mirante do Sesc Paulista.
Giulia Bottini

A posição é estratégica, entre o Itaú Cultural, a Casa das Rosas e a poucos metros da Japan House. Além de fortalecer esse eixo cultural na região, a unidade possui fácil acesso, é próxima às estações de metrô Brigadeiro e Paraíso.

Cada andar abriga um espaço diferente, pensados especialmente em sua projeção: arte, corpo e tecnologia. Assim, o prédio conta com salas de ginástica e exercícios, galerias de arte e exposições, laboratórios tecnológicos, biblioteca, comedoria, um espaço multiuso com instalações cênicas, projeções de filmes e espetáculos, de acordo com a programação, e ainda um espaço para crianças e um consultório odontológico.

Biblioteca localizada no décimo quinto andar.
Giulia Bottini

Comedoria do Sesc.
Giulia Bottini

Balcão de atendimento da Comedoria do Sesc Paulista, localizada no décimo sexto andar.
Giulia Bottini

Quer saber o que tem em cada um dos 17 andares do Sesc? Então dá uma olhadinha:

 

Além de todas as novidades estruturais, a construção também conta com sistemas sustentáveis e ecológicos, presença de placas solares na cobertura do prédio para geração de energia a lâmpadas e aquecimento de chuveiros, horta com cultivo de hortaliças, temperos e ervas, vagas no paraciclo para quem utiliza bicicletas, aproveitamento da água captada da chuva para irrigação e mais de 200m² de área verde.

Vista da Avenida Paulista, sentido Paraíso, pelo Mirante do Sesc Paulista.
Giulia Bottini

O diretor do Departamento Regional do Sesc São Paulo, Danilo Sanches, disse em evento com a imprensa que estão sendo realizados estudos sobre a implantação de um boulevard (espécie de praça elevada). A proposta é para conectar Itaú Cultural com Sesc Avenida Paulista em um trecho da Rua Leôncio de Carvalho para realização de eventos culturais. Atualmente, o projeto passa pelo processo de aprovação dos órgãos públicos.

Enquanto não há definição do planejamento, o Sesc opera com uma programação especial e cheia de diversidade! Acesse a programação da unidade da Avenida Paulista e confira!

A programação do Sesc Paulista para a Virada Cultural está repleta de atividades que ligam arte e tecnologia, como a produção de objetos e bate-papos. Para participar das atividades é necessário se inscrever com trinta minutos de antecedência.

Vista da cidade de São Paulo pelo Mirante do Sesc Paulista.
Giulia Bottini