Guia da Paulista: programação cultural da avenida do dia 28/5 a 3/6 - Revista Esquinas

Guia da Paulista: programação cultural da avenida do dia 28/5 a 3/6

Por Beatriz Oliveira, Gabriela Ferreira Antualpa, Mariana Letizio e Victor Locateli : maio 27, 2022

Exposição do Itaú Cultural. Foto: Gabriela Antualpa/Revista Esquinas

Guia da Paulista trazseleção semanal de ESQUINAS dos melhores eventos culturais rolando na avenida mais movimentada de São Paulo. Abaixo, você confere a programação de destaque em museus, cinemas e centros de cultura. Também selecionamos as informações principais sobre cada localidade e evento, como endereço e procedimentos para reservar seu ingresso. 

Casa das Rosas   

Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP 

Ingressos: Entrada gratuita 

Círculo De Leituras – Editora Córrego (28/05, 11h) 

Em sua segunda edição, sediada no orquidário da Casa das Rosas, haverá um lançamento coletivo da editora Córrego. Serão leituras de Claudio Willer, Roberto Bicelli, Beth Brait Alvim, Celso de Alencar, entre muitos outros. 

Expresso Poesia Por Cesare Rodrigues (28/05, 15h) 

Expresso Poesia se inspira por uma abordagem híbrida. Acontecerá no jardim, sendo transmitido de modo concomitante no Youtube.  

Ação Para O Maio Roxo Por Greenew, Gediib E Pfizer (29/05 com início às 10h) 

Dia 19 de maio é celebrado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal para promover a conscientização da população sobre as DIIs. A programação contará com a distribuição de frutas que ajudam pacientes de DIIs (banana, amora, uva, abacaxi, melão, kiwi, laranja, tangerina e maracujá); atividades educativas e culturais, arte ao vivo e um mural personalizado com rosas roxas, celebrando a data.

A seguir, segue a programação completa do evento: 10h: Caminhada GEDIIB; 10h45: Abertura do Maio Roxo Pfizer; 10h50: Arte ao vivo; 13h: A jornada do paciente ilustrada; 14h: Workshops educativos GEDIIB; 18h: Término das atividades;

Japan House guia

guia

Fachada da Japan House, localizada no início da Avenida Paulista, na sua inauguração.
Foto: Governo do Estado de São Paulo/Reprodução

Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP 

Horário de funcionamento:

Terça a sexta-feira: das 10h às 18h

Sábados: das 9h às 19h

Domingos e feriados: das 9h às 18h 

Entrada gratuita

Classificação: livre para todos os públicos  

Estacionamento no subsolo (não vinculado à Japan House)  

Para acessar o local, é necessário a apresentação do passaporte de vacinação contra covid-19.

[Ím]pares

Nahoko Fujimoto está na Japan House São Paulo. A mostra apresenta a estética japonesa por meio de 75 criações das mais variadas matérias primas. Colares, pingentes, brincos, anéis, pulseiras e broches enfeitam o térreo da instituição na Avenida Paulista. 

Wave – novas correntes nas artes gráficas japonesas  guia

A exposição traz uma visão inovadora dos atuais artistas gráficos no cenário japonês – muitos não vistos fora dele – que produzem conteúdos artísticos relevantes para curiosos e fascinados nas obras do país. 

Kumihimo – A Arte Do Trançado Japonês Com Seda 

Contando com mais de trinta peças, a nova mostra da JHSP apresenta a empresa familiar japonesa Domyo, que geracionalmente produz cordões de seda, feitos à mão. A exposição mostra a evolução do kumihimo – nome dado a este tipo de arte -, seus usos práticos e a construção do produto.

Oficina Esculturas de Vestir (29/5, às 11 e às 15h)  guia

Inspirado pela [ím]pares, exposição também vigente na Japan House, o Educativo da instituição convida todos a participarem de uma oficina de criação de escultural que possam ser usadas como acessórios. Evento gratuito mediante a retirada de senhas que se disponibilizarão 30 minutos antes da oficina. 

Sesc Avenida Paulista guia

guia

Vista do mirante do Sesc Paulista.
Foto: Flavio Jota de Paula

Endereço: Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-903 

Estacionamentos conveniados: não há nenhum estacionamento conveniado ao Sesc. 

O acesso ao local demanda a apresentação do passaporte de vacinação contra covid-19.

Todas as atividades abaixo são gratuitas ao público: 

Inner Balance com Balance Ball (25/05 às 20h e 26/05 às 11h) 

Com o objetivo de criar consciência sobre os movimentos corporais, o Inner Balance apresenta exercícios e métodos que trabalham toda a estrutura óssea e muscular do indivíduo.

Ateliê Colaborativo – Concerto de música cênica (28/05 às 16h) 

A fim de aproximar a música ao público, Nath Calan, juntamente com Tiago Sormani, Marcos Vilas Boas e Camila Jordão, será apresentado o processo de pesquisa de música cênica e sua relação com o processo criativo humano. 

String Art para a Família (29/05 às 11h) 

Florando as habilidades artísticas de crianças e adultos, o Sesc promove o String Art, técnica que utiliza amarrações e linhas no processo criativo. Além disso, o público poderá usar outros materiais como isopor em suas criações.

Futebol Freestyle (28/05 e 29/05 às 13h) 

Juntamente com Letícia Santos, atleta que começou desde a infância no esporte, será apresentada ao público a arte do Futebol Freestyle. Trazendo novas técnicas, Letícia ensinará aos participantes alguns passos e truques como forma de introdução do público ao esporte. 

Travessias – 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (28/05 e 29/05 às 10h) 

Em um debate com o público, serão discutidas as desigualdades socioespaciais que foram ainda mais reforçadas com a pandemia de covid-19. O enfoque da discussão será a relação existente entre os diversos Brasis e a arquitetura brasileira.  

Mirante Sesc Avenida 

Mirante e Café Terraço (17° andar). Aberto todos os dias das 10h às 21h. 

Os ingressos são disponibilizados às sextas, às 12h, via aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo Portal Sesc SP (Sesc SP) e permanecerão disponíveis enquanto houver vagas. 

Itaú Cultural guia

guia

Escadaria e exposição fixa do Itaú Cultural.
Foto: Gabriela Antualpa/Revista Esquinas

Endereço: Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP

Horário de funcionamento:

Terça a sábado: das 11h às 20h

Domingos: das 11h às 19h

Entrada gratuita

Estacionamentos conveniados: ParkMe (R$10,00/12h) –  R. Leôncio de Carvalho, 108

Ocupação Lia de Itamaracá  

O Itaú Cultural criou, em 2009, o projeto Ocupação, que visava o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que a influenciaram. O projeto se trata de uma mostra física somada à imersão online disponível no site, que celebra a vida e a arte de Lia de Itamaracá, mestre da ciranda praieira. 

Espaço Olavo Setúbal – Coleção Brasiliana Itaú 

Esta mostra reúne algumas das milhares de peças da coleção Brasiliana Itaú, descrita em totalidade em livro disponível para consulta, com 728 páginas e mais de 2,5 mil imagens.  Ela conta a história do Brasil em diversos prismas, demonstrados através de gravuras, pinturas, obras, documentos e textos ao longo da história. A exposição se encontra no quarto e quinto andar. 

Amazônia: o processo de criação de Sebastião Salgado  

Em parceria com o Sesc São Paulo, o IC preparou uma exposição sobre o por trás das câmeras da mostra Amazônia, de Sebastião Salgado. Junto a fotografias de Lélia Wanick Salgado, curadora da exposição original; de Leão Serva, jornalista que narra um pouco da trajetória do fotógrafo; e de Everton Ballardin. São ao todo 30 imagens, que junto a trilha sonora do Grupo Pau Brasil, leva o espectador a uma imersão na cultura indígena. 

Bispo do Rosário – eu vim: aparição, impregnação e impacto  

A partir do dia 18 de maio, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Brasil, entrou em exposição a mostra de centenas de obras de Arthur Bispo, um negro que libertava sua mente em forma de arte num ambiente opressivo: um manicômio. A mostra vai até o mês de outubro.

Cola shows (29/05, às 13h e às 15h) 

Com 15 anos de experiência na arte do malabarismo, as gêmeas que formam a dupla Inigualáveis Irmãs se apresentam na calçada da Avenida Paulista. Com performances, oficinas e espetáculos que empoderam mulheres na área circense, a atração se torna imperdível.  Duração aproximada de 15 minutos. 

O que você escreveria na areia? (29/05, às 14h30) 

Roda de conversa proposta por educadores do Itaú Cultural, “O que você escreveria na areia?” é um convite aos interessados a compor um painel com frases e mensagens com o tema título: a areia, onde Lia de Itamaracá escrevia suas canções e inspirava suas melodias. 

Manhã de Obá (28/05 às 20h e 29/05 às 19h) 

A cantora Fabiana Cozza lança um show baseado em seu oitavo álbum, “Manhã de Obá”. O disco, aliás, marca a estreia de Fabiana como compositora, com um repertório inédito, dedicado ao universo cultural das religiões de matriz afro-indígena brasileiras. 

Eu de você (2 e 3/06 às 20h)  

A atriz Denise Fraga comemora 35 anos de carreira com este show solo. Acompanhada por uma banda somente de mulheres, a atriz mistura histórias reais e imagens com literatura, música e poesia. Reserva de ingressos através deste site.

8ª Mostra internacional de Teatro de São Paulo 

A MITSP organiza mesas de debates variadas a fim de comentarem obras selecionadas. Para reservar ingresso para as mesas, entre neste link. 

Centro Cultural Coreano guia

guia

Frente do Centro Cultural Coreano.
Foto: Casa/Reprodução

Fundado em 2013, o Centro Cultural Coreano é uma organização oficial do governo coreano que busca divulgar materiais da cultura do país e apoia o desenvolvimento do intercâmbio cultural entre o Brasil e a Coreia do Sul. guia

Endereço: Av. Paulista, 460 – Bela Vista, São Paulo – SP, Edifício Pedro Biagio 

Horário de funcionamento:  segunda a sexta-feira, das 10h às 19h 

Entrada gratuita

Festival de K-Beauty (dia 3/6 a 31/07) 

O festival conta com a apresentação da regrada rotina de cuidados com a pele e técnicas de maquiagem coreana, com o auxílio de uma exposição interativa com a participação de 27 marcas da Coréia do Sul, entre elas: Clio, Banilla Co, Cosrx e Neogen. Junto a isso, haverá ambientes próprios para fotos e um Hanbok – tradicional vestimenta coreana – para aqueles que desejam experimentá-la.  

Reserva Cultural guia

guia

Salão do Reserva Cultural.
Gabriela Antualpa

Endereço: Avenida Paulista, 900 – Térreo Baixo 

Estacionamento conveniado: Maxipark (R$24 / 4h) – Rua São Carlos do Pinhal, 303. 

Juntamente com suas quatro salas de cinema, o Reserva Cultural traz opções de lazer, cultura e gastronomia com seu espaço recreativo, livraria e bistrô em seu lobby. 

Ingressos:

Inteira: R$ 38,76

Meia-Entrada: R$ 19,38

Sênior: R$ 19,38

Para acessar a Reserva, é necessário a apresentação do passaporte de vacinação contra covid-19.

A noite do Triunfo (Livre) 

Etienne, um ator e encantador, vê em um grupo de carcerários uma grande oportunidade para sua carreira. Uma vez formado o elenco, Etienne entra em turnê e a cada apresentação ganha mais sucesso popular; isso até a sua última apresentação em Paris. 

Medida Provisória (14 anos)  

Trazendo ao público reflexões sociais, o longa Medida Provisória conta a história de Capitú (Taís Araújo), Antonio (Alfred Enoch) e André (Seu Jorge). Vidas tão diferentes, mas com um ponto em comum: todos foram afetados pela nova medida provisória que os obrigam a migrar para a África e a retornarem a suas origens. O público poderá desfrutar do enredo emocionante, além de refletir sobre a sociedade e os preconceitos que a rodeiam.  

A Pior Pessoa do Mundo (16 anos)  

Julie, uma bonita jovem que busca um parceiro sem grandes exigências, se encontra num triângulo amoroso entre dois dois homens completamente diferentes um do outro. A jovem, além de buscar escolher seu par, procura descobrir quem ela mesma é e quais as suas motivações pessoais. 

Tre Piani (12 anos) guia 

Moradores de um mesmo condomínio em Roma, três famílias terão suas vidas misturadas após diversos acontecimentos durante a trama. Todos terão um mesmo desafio: conviver juntos durante seu crescimento como pessoa, praticando o amor e o perdão. 

A Fratura (12 anos)  guia

Raf e Julie, um casal parisiense prestes a se separar, se vê preso em um Hospital devido a uma manifestação dos Coletes Amarelos que ocorria do lado de fora do local. Junto a Yann, manifestante furioso, os dois tentam passar essa longa noite pelos corredores e quartos do Hospital

Águas Selvagens (16 anos) 

O longa conta a história de Lucio Gualtieri (Roberto Birindelli), um ex-policial argentino que recebe o desafio de combater a criminalidade na tríplice fronteira. Cheio de problemas em sua vida pessoal, Lucia terá, agora, que lidar com uma série de conflitos em seu trabalho.  

O Peso do Talento (16 anos) 

Com atuação de Nicholas Cage, a história conta uma versão ficcional do ator, o qual deve aceitar uma grande quantia de dinheiro para comparecer ao aniversário de um fã perigoso. Assim, Cage é recrutado por um agente da CIA, que o força a personificar seus grandes personagens para salvar a si mesmo. 

Mentes Extraordinárias (14 anos) 

Dois homens de vidas tão diferentes acabam se conhecendo inesperadamente. Mesmo com suas diferenças, acabam embarcando em uma viagem em que mostrará ao dois que de diferente, ambos não possuem nada. Dois homens embarcam em uma viagem para o sul da França em um carro funerário. 

Miss França (14 anos) 

O longa conta a história de Alex, um menino que descobre-se trans logo após perder seus pais. Desde criança, Alex cultivava um sonho: tornar-se Miss França. Logo após perder seus pais, Alex se descobre uma mulher trans. Agora, portanto, ela terá um novo desafio: lidar com suas próprias inseguranças para se tornar uma Miss trans. 

O Homem do Norte (18 anos) 

Príncipe Amleth nunca perdoou seu tio pelo assasinato de seus pais. Anos depois, após se tornar viking, ele tem um único objetivo em mente: o de vingar a morte de sua mãe e de seu pai. 

Teatro Gazeta guia

guia

Letreiro do Teatro Gazeta, localizado na lateral do prédio da Gazeta.
Foto: Gabriela Antualpa/Revista Esquinas

Endereço: Av. Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-100 

Horário de funcionamento: Bilheteria – Terça-feira a Domingo | 14h às 20h ou até o horário do último espetáculo. 

Estacionamentos conveniados: Multipark  – São Carlos do Pinhal, 303 subsolo.  

 O Teatro Gazeta, presente desde 2003 na Avenida Paulista, é um dos pontos culturais mais tradicionais da região e exibe diversos espetáculos teatrais, musicais, palestras e shows. No interior do famoso teatro, pode-se encontrar também um café e um hall para coquetéis. Confira a programação da próxima semana e respectivos valores:

DINOBABYS – O Berçário Jurássico (28/05 às 16h) 

O cientista e paleontólogo Prof. Darwin, juntamente com sua assistente Lucy, dão vida a criaturas milenares: os dinossauros; tudo através de codificações de DNA. O espetáculo promete muita magia e diversão, tanto para as crianças, como para os adultos. 

Ingressos:   

Inteira: R$ 70,00 

Meia-entrada: R$ 35,00 

O Vendedor de Sonhos (28/05 a 5/06 às 19h) 

A primeira montagem teatral adaptada do livro best-seller de Augusto Cury, traduzido em mais de 60 idiomas. A trama conta a trajetória de Júlio César que ao cometer uma tentativa de suicídio é impedido de fazê-lo por um mendigo, o qual lhe vende uma vírgula para dar continuidade à sua história.  

Ingressos: 

Inteira: R$ 90,00 

Meia-entrada: R$ 45,00 

Solidário (com 1kg de alimento): R$ 60,00 

Cliente Vivo Valoriza, OAB, Adsplay (com QR Code): R$ 54,00 

Leitor Jornal Viva Cidade (com Selo): R$ 60,00 

Encantados (29/05 às 15h30) 

Inspirado em Encanto, longa produzido pela Disney, Encantados promete trazer valores como amor, respeito e carinho ao apresentar a vida cotidiana da família Madrigal; além, é claro, de muita diversão, música e cores. 

Ingressos: 

Inteira: R$ 100,00 

Meia-entrada: R$ 50,00 

Ingresso solidário (2kg de alimento não perecível): R$ 80,00 

QUEEN MUSIC TRIBUTE (29/05 às 19h) 

Relembrando os maiores sucessos de Queen, uma lenda do Rock mundial, o espetáculo promete trazer muita emoção e nostalgia ao público do Teatro e aos fãs da banda. 

Ingressos: 

Inteira: R$ 90,00 

Meia-entrada: R$ 45,00 

Vivo Valoriza (OAB) + Adsplay: R$ 54,00 

Cinemark Shopping Cidade São Paulo guia guia

Endereço: Av. Paulista, 1230 – 4º andar

Horário de funcionamento: das 14h às 00h

Estacionamentos conveniados: Shopping cidade São Paulo

Ingressos:

Inteira: R$45,60

Meia-entrada: R$25,60 (válido para clientes Bradesco, Elo e Vivo Valoriza)

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (14 anos)  

Stephen Strange e seu parceiro Wong continuam suas pesquisas sobre a joia do tempo após ter enfrentado Thanos em Vingadores: Ultimato, até que um inimigo coloca o fim nos seus planos e faz com que Strange desencadeia um mal que o obrigará a enfrentar uma nova ameaça. O filme tem uma conexão com a série do serviço de streaming Disney+ WandaVision e com o filme Loki.  

O Homem do Norte (18 anos)   

Ao descobrir que o tio de Amleth é o culpado pelo assassinato do pai e o sequestro de sua mãe, o menino jura que um dia voltaria para vingar seu pai e matar seu tio. Após vinte anos, o viking Amleth conhece uma vidente que diz que está na hora de cumprir sua promessa, e então ele agora tem a obrigação de vingar seu pai, salvar sua mãe e matar seu tio. Baseado na obra de Shakespeare, Hamlet, o filme reúne grandes nomes do cinema internacional, como Alexander Skarsgard, Anya Taylor-Joy, Nicole Kidman, Ethan Hawke, Willem Dafoe e Björk. 
 

Top Gun: Maverick (12 anos)   

Pete “Maverick” Mitchell é um piloto à moda antiga da Marinha, que por ser rebelde, não obteve êxito na carreira e tornou-se um instrutor. Na sequência de ‘Top Gun: Ases Indomáveis’, nesta nova aventura, Maverick terá que provar que o fator humano continua sendo fundamental no mundo contemporâneo das guerras tecnológicas.  

A Médium (16 anos)  

Documentaristas tailandesas viajam para o norte do país para documentar a vida de um médium da região. Nim, o médium, é possuído pelo espírito de Bayan, um deus ancestral que possui mulheres da família de Nim há muitas gerações. A última possessão de Bayan foi Noi, a irmã de Nim que não queria ser médium e se converteu ao cristianismo, e desde então, o espírito de Bayan se mudou para Nim. Após Bayan realizar um comentário diferente, uma série de comportamentos estranhos começam a acontecer com Mink, sobrinha de Nim, e a partir disso o filme se desenrola com revelações inesperadas.  

Sonic 2 – O Filme (Livre)  

Sonic se junta com seu antigo parceiro Tails em uma aventura para deter o Dr. Robotnik, que está à procura de uma esmeralda mística que tem o poder de destruir civilizações.  

Jurassic World: Domínio (13 anos)  

Quatro anos após a destruição da Ilha de Nublar, os dinossauros agora convivem com os humanos em todo o mundo. Porém, essa convivência entre humanos e dinossauros não se faz tão harmoniosa, e isso será decisivo para ver se os humanos continuarão sendo os principais predadores de um planeta onde agora dividem com os répteis.  

Final da UEFA Champions League 2022 

Liverpool e Real Madrid disputarão a final da UEFA Champions League 2022. O jogo acontecerá no dia 28/05, sábado, e será transmitido a partir das 15h30.  

Sesi Av. Paulista GUIAi

Guia

Vista lateral do prédio da Fiesp.
Foto: Monique Renne

Endereço: Av. Paulista, 1313

Horário de funcionamento:

Quarta a sexta-feira: das 12h às 20h

Sábados e domingos: das 11h às 20h

Entrada gratuita

Teatro I Produtos (Sexta às 20h30, sábado e domingo às 17h e 20h30) 

Apresentado pelo Teatro do Osso, a montagem cênica descreve um dia banal brasileiro, tendo como enredo principal as relações entre colegas de trabalho, imprevistos e incidentes no meio do caminho até chegarem no fim do expediente.  

Show l Apresentações café com música (sextas às 17h e 18h40, sábados e domingos às 13h40, 15h40 e 17h30) 

No lounge de convivência com vista para o jardim Burle Marx, o público pode conferir de hora em hora atrações musicais ao vivo dos mais diversos ritmos, apresentadas gratuitamente.  

Artes cênicas l Terremotos (quinta, sexta e sábado, às 20h. Domingo, às 19h.)  

O espetáculo conta com quatro histórias simultâneas, e trata do modo como o ser humano vem cuidando do planeta. Ao decorrer da história, temas como a emissão de carbono na atmosfera e a corrupção são abordados na atração. Durante a apresentação, alguns momentos são representados por números dançados.  

Exposição l Era Uma Vez o Moderno [1910-1944] (de quarta a domingo, das 11h às 20h)   

A mostra conta com um acervo histórico de objetos que retrata um pouco da intimidade dos idealizadores do modernismo no Brasil.  Entre esses objetos, o visitante pode conhecer o diário de Anita Malfatti, a carta escrita por Mário de Andrade para Tarsila do Amaral comunicando o rompimento da amizade com Oswald de Andrade, entre muitos outros momentos importantes da vida dos modernistas de 1922.  

Teatro l Nerina, a Ovelha Negra 

Essa adaptação do livro de Michele Iacocca em formato de viagem teatral, nos conta a história de uma ovelha expulsa do rebanho por ter a cor diferente das demais. E mostra a decisão que mudará a vida dela e das demais ovelhas, ao ser feita uma proposta de lobos que as assombram. 

Show l Buena Onda Reggae Club – A Luta Continua  

Nesse projeto de quartas musicais, o show “A Luta Continua” mescla os discos “Buena Onda” e “Buena Onda Reggae Club II”, ambos de autoria da banda. São apresentados os estilos reggae e ska em uma fusão com o blues, o rocksteady, a cumbia, o R&B e a salsa.  

Visita Guiada l J. Borges  – O mestre da xilogravura (sábado e domingo, das 11h às 11h45 e 15h às 15h45) 

Composta por uma coletânea de 66 xilogravuras, sendo dez delas inéditas, a exposição mostra ao visitante obras que marcaram a carreira de J. Borges e retratam sua trajetória de vida. Os versos do maestro, com seu aspecto cordelista, relatam o cotidiano do agreste, fatos folclóricos e acontecimentos políticos. 

Sábado Literário – Conto da tradição judaica (sábado às 11h) 

O Grupo Faz e Conta traz sessões de contação de histórias milenares da cultura judaica, como A Figueira Mágica, O Anel de Salomão e Sopa de Botão de Ossos. A sessão é conduzida pela contadora de histórias e atriz Ana Luísa Lacombe, a qual foi premiada com o APCA de Melhor Atriz pela sua interpretação no espetáculo Fábulas de Esopo, em 2003. 

MASP – Museu de Arte de São Paulo guia

guia

Ícone arquitetônico da avenida, o prédio do Museu de Artes de São Paulo.
Rodrigo Soldon

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-200

Horário de funcionamento:

Terça grátis Qualicorp: das 10h às 20h (entrada até 19h)

Quarta a  Domingo: das 10h às 18h (entrada até 17h)

Estacionamentos conveniados: Car Park (R$ 18,00) – Alameda Casa Branca, 41

Ingressos:

Adultos: R$ 50,00

Estudantes e Professores:R$ 25,00

Maiores de 60 anos: R$ 25,00

Gratuito para: amigo MASP, menores de 11 anos (*) e pessoas com deficiências e acompanhante 

(*) Com comprovante da 1º dose da vacinação contra a covid-19.

Exposição | Volpi Popular (25/02 a 05/06) guia

Alfredo Volpi, pintor ítalo-brasileiro conhecido popularmente por suas ‘bandeirinhas’, chegou ao Brasil vindo da Itália ainda criança, e residiu em São Paulo, no Cambuci. O pintor começou a executar seu talento em 1911, mas o interesse pelo popular teve destaque a partir dos anos de 1940. Um pouco da sua trajetória está em exposição no MASP.  

Exposição | Abdias Nascimento: Um artista panamefricano (25/02 a 05/06) 

Abdias Nascimento, intelectual e pintor que atua de forma importante no ambiente sociocultural brasileiro, tem suas obras divulgadas no MASP, sua maior exposição dedicada ao trabalho visual até os dias atuais.  

Luiz Zerbini: a mesma história nunca é a mesma (01/04 a 05/06)  guia

Reunindo geometria, abstração, cores e paisagens, Luiz Zerbini apresenta algumas de suas obras pela primeira vez ao público paulistano. Os amantes da arte poderão encontrar no MASP mais de cinquenta obras de Zerbini, incluindo sua recriação da Primeira Missa, além de seus outros trabalhos sobre o Massacre de Xingu e a Guerra de Canudos.  

Acervo em transformação (04/01 a 31/12) 

A exposição de longa duração do MASP conta com cavaletes de cristal feitos por Lina Bo Bardi. Em referência ao título a mostra está em constante transformação, a rotatividade de obras acontece conforme empréstimos e aquisições. 

Sala de vídeo: Tamar Guimarães (06/05 A 19/06) guia

Com a mescla de diferentes tipos de narrativas, os filmes de Tamar Guimarães retratam momentos cruciais da história do Brasil, e assim, ele constrói pequenas crônicas da sociedade brasileira. Na sala de vídeo, estão em exposição Canoas (2010) e O ensaio (2018).

Diabinho e Outras Peças Curtas de Caryl Churchill (15/04 a 05/06, sexta e sábado às 20h30 e domingo às 19h) guia

A londrina e dramaturga Caryl Churchill se formou em uma universidade feminina na Universidade de Oxford, em licenciatura em literatura inglesa. Foi que ela começou sua carreira de escritora e começou a escrever suas primeiras peças. No auditório do MASP estão em cartaz algumas dessas peças, como ‘Vidro’, ‘Matar’, ‘Barba Azul’ e ‘Diabinhos’. 

Cine Marquise guia

O antigo cinema do Conjunto Nacional, que foi fechado em 2020 e reformado, reabre suas portas com o nome de Cine Marquise. O cinema possui uma longa história, e é o destino preferido de muitos cinéfilos desde 1963. Todas as salas possuem cadeiras do tipo chaise e semi-vip, feitas especialmente para o cinema e para o conforto de seus clientes. Logo na entrada encontra-se a cafeteria Cheirin Bão, e dentro de uma das salas se encontra uma bomboniere com a venda de pipoca, quitutes e cervejas artesanais da Tarantino.

Endereço: Av. Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo guia

Horário de Funcionamento:

Domingo a Segunda-Feira | 12h às 22h

Ingressos:

Quarta-feira: R$13,00 para todas as idades e sessões.

Inteira: R$43,32

Estudante, crianças, idosos, cliente Sabesp e pessoas com necessidades especiais: R$24,32

O antigo cinema do Conjunto Nacional, que foi fechado em 2020 e reformado, reabre suas portas com o nome de Cine Marquise. O cinema possui uma longa história, e é o destino preferido de muitos cinéfilos desde 1963. Todas as salas possuem cadeiras do tipo chaise e semi-vip, feitas especialmente para o cinema e para o conforto de seus clientes. Logo na entrada do logo pode se encontrar a cafeteria Cheirin Bão, e dentro de uma das salas se encontra uma bomboniere com a venda de pipoca, quitutes e cervejas artesanais da Tarantino. 

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (14 anos) 

Stephen Strange e seu parceiro Wong continuam suas pesquisas sobre a joia do tempo após ter enfrentado Thanos em Vingadores: Ultimato, até que um inimigo coloca o fim nos seus planos e faz com que Strange desencadeia um mal que o obrigará a enfrentar uma nova ameaça. O filme tem uma conexão com a série do serviço de streaming Disney+ WandaVision e com o filme Loki.  

O Homem do Norte (18 anos) guia

Ao descobrir que o tio de Amleth é o culpado pelo assassinato do pai e o sequestro de sua mãe, o menino jura que um dia voltaria para vingar seu pai e matar seu tio. Após vinte anos, o viking Amleth conhece uma vidente que diz que está na hora de cumprir sua promessa, e então ele agora tem a obrigação de vingar seu pai, salvar sua mãe e matar seu tio. Baseado na obra de Shakespeare, Hamlet, o filme reúne grandes nomes do cinema internacional, como Alexander Skarsgard, Anya Taylor-Joy, Nicole Kidman, Ethan Hawke, Willem Dafoe e Björk. 

Top Gun: Maverick (12 anos) 

Pete “Maverick” Mitchell é um piloto à moda antiga da Marinha, que por ser rebelde, não obteve êxito na carreira e tornou-se um instrutor. Na sequência de ‘Top Gun: Ases Indomáveis’, nesta nova aventura, Maverick terá que provar que o fator humano continua sendo fundamental no mundo contemporâneo das guerras tecnológicas.  

Pureza (14 anos)  

Nessa produção nacional, Dira Paes interpreta uma mãe solo que mora com seu filho em uma pobre região do Maranhão, Pureza. O filme conta a história dessa mãe e sua jornada para encontrar seu filho, depois que o mesmo resolve ir trabalhar em um grande garimpo para melhorar suas vidas e não dá notícias. 

A Médium (16 anos) guia

Documentaristas tailandesas viajam para o norte do país para documentar a vida de um médium da região. Nim, o médium, é possuído pelo espírito de Bayan, um deus ancestral que possui mulheres da família de Nim há muitas gerações. A última possessão de Bayan foi Noi, a irmã de Nim que não queria ser médium e se converteu ao cristianismo, e desde então, o espírito de Bayan se mudou para Nim. Após Bayan realizar um comentário diferente, uma série de comportamentos estranhos começam a acontecer com Mink, sobrinha de Nim, e a partir disso o filme se desenrola com revelações inesperadas. 

Jurassic World: Domínio (13 anos) guia

Quatro anos após a destruição da Ilha de Nublar, os dinossauros agora convivem com os humanos em todo o mundo. Porém, essa convivência entre humanos e dinossauros não se faz tão harmoniosa, e isso será decisivo para ver se os humanos continuarão sendo os principais predadores de um planeta onde agora dividem com os répteis

Conjunto Nacional guia

guia

Fachada do Conjunto Nacional, com a Avenida Paulista em frente.
Claudio Rossi

Endereço: Avenida Paulista, 2073 – São Paulo, SP

Horário de funcionamento:

Terça-feira a sábado: das 6h às 22h

Domingos e feriados: das 10h às 22h guia

Entrada gratuita

Portinari em Grafitti (05/05 A 05/06, das 7h às 22h)  

Em parceria com o MIS Experience, o Conjunto Nacional recebe a mostra com releituras das obras de Candido Portinari. Na exposição, destaca-se as obras célebres do artista plástico brasileiro como Café, Os Retirantes, O Mestiço e outras.  

IMS – Instituto Moreira Salles guia

guia

Parte interior do IMS Paulista.
Pedro Vannucchi/IMS

Endereço: Avenida Paulista, 2424 – São Paulo, SP.

Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo | 10h às 20h 

Entrada gratuita

Classificação: livre para todos os públicos

Estacionamentos conveniados: apenas para pessoas com deficiências. 

Há um bicicletário gratuito, que funciona das 10h às 20h. 

Para acessar o IMS, é necessário documento com foto e apresentação do passaporte de vacinação contra covid-19.

Biblioteca de Fotografia guia

O acervo de fotografia do IMS conta com grandes nomes para o âmbito da pesquisa no campo fotográfico, tendo espaço para 30 mil obras dentro de um único espaço. 

Daido Moriyama: uma retrospectiva (09/04 a 14/08)  guia

Um dos maiores fotógrafos japoneses vivos, Daido Moriyama iniciou sua carreira no Japão, no cenário pós-guerra, e se tornou influente na fotografia japonesa. Inspirado em outros artistas, Daido revolucionou com suas imagens a forma de olhar o mundo. A exposição mostra diversos momentos da carreira do fotógrafo e contará com mais de 200 obras.

Echo, de Richard Serra (evento permanente) guia

A escultura inaugurada em fevereiro de 2019, do artista americano Richard Serra, a obra Echo foi projetada para o IMS Paulista e fica exposta no jardim externo do centro cultural.

Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito (30/04 a 11/09) 

Nesta exposição é apresentado ao público obras do famoso fotógrafo carioca Walter Firmo. Com um acervo de diversas fotos de diferentes regiões do Brasil, nas quais enaltece seus personagens, dando enfoque aos negros, e grandes nomes da múscia popular brasileira. Firmo faz uso do contraste do preto e branco junto às mais diversas cores e usa esse efeito como referência ao tema central da obra: sua negritude.  

Editado por Juliano Galisi

Encontrou algum erro? Avise-nos.