Guia da Paulista: programação cultural da avenida dos dias 20/05 a 26/05 - Revista Esquinas

Guia da Paulista: programação cultural da avenida dos dias 20/05 a 26/05

Por Isabel Gomes, Júlia Salvi, Luana Zanardi e Matheus Greff : maio 20, 2023

Vista do mirante do Sesc Paulista. Foto: Flavio Jota de Paula.

O Guia da Paulista traz a seleção semanal de ESQUINAS dos melhores eventos culturais rolando na avenida mais movimentada de São Paulo. Abaixo, você confere a programação de destaque em museus, cinemas e centros de cultura. Também selecionamos as informações principais sobre cada localidade e evento, como endereço e procedimentos para reservar seu ingresso.

CASA DAS ROSAS

guia

Fachada da Casa das Rosas.
Foto: Isabel Gomes

Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP

Entrada Gratuita

REVISÃO DE OSWALD DE ANDRADE: TEXTOS DISPERSOS, DE HAROLD DE CAMPOS (24/05, às 19h)

O evento contará com o lançamento de textos sobre a história da recepção haroldina do “Antropófago”, que foram publicados ao longo da trajetória crítica de Haroldo, mas que permanecem, até o momento, acessíveis apenas em primeiras edições (jornais e revistas) e/ou inéditos em língua portuguesa. Haverá uma conversa com o organizador da obra, Thiago de Melo Barbosa, o Prof. Marcos Siscar (Unicamp) e os tradutores Fábio Roberto Lucas e Daniel Glaydson Ribeiro. A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Serão disponibilizadas 300 vagas e as inscrições vão até o dia 24/05. Para participar clique aqui.

TOMBAMENTOS E DEMOLIÇÕES NA AVENIDA PAULISTA NA DÉCADA DE 1980 (25/05, das 19h às 21h)

A programação conta com uma palestra que vai analisar os processos de estudos para tombamentos de edificações na Avenida Paulista abertos em 1982, e também as atas das reuniões do Conselho e as matérias jornalísticas do período. A finalidade do evento é acrescentar elementos para compreender o complexo jogo de interesses que determina o que conseguimos preservar e o que permitimos que desapareça. A atividade será via Zoom e contará com 300 vagas. As inscrições podem ser feitas até 25/05 nesse link.

O museu da Casa das Rosas está sendo restaurado, durante o período de restauro, o jardim funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h.

JAPAN HOUSE

Fachada da Japan House.
Isabel Gomes

Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – SP

Horário de Funcionamento:

Terça a sexta-feira: das 10h às 18h

Sábados: das 9h às 19h

Domingos e feriados: das 9h às 18h

Entrada gratuita

Classificação: livre para todos os públicos

Estacionamento no subsolo (não vinculado à Japan House)

EXPOSIÇÃO DESIGN MUSEUM JAPAN: INVESTIGANDO O DESIGN JAPONÊS

A exposição reúne pesquisas de oito criadores japoneses de diferentes áreas de atuação. Para saber mais sobre, clique aqui.

CICLOS DE MANGÁ: JAPÃO NOS QUADRINHOS- A LANTERNA DE NIX (20/05, às 15h)

Todo mês, a Japan House utiliza diferentes mangás como forma de explorar a diversidade estética e narrativa dessa linguagem. A Lanterna de Nix, de Kan Takahama, será a leitura de maio. Não é necessário conhecimento prévio da obra. Para mais informações acesse esse link.

CLUBE DE LEITURA- PEITOS DE OVOS, DE MIEKO KAWAKAMI (25/05)

Toda última quinta-feira do mês, a Japan House promove um encontro do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um, para discutir livros de autores nipônicos traduzidos diretamente do japonês para o português, com o objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. No mês de maio, a conversa abordará o romance “Peito de Ovos”, de Mieko Kawakami e terá a presença de um autor convidado. Os encontros são realizados online por meio da plataforma Zoom. Inscreva-se nesse link.

SESC AVENIDA PAULISTA

Endereço: Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo – SP

Horário de Funcionamento:

Terça a sexta-feira: das 10h às 21h30

Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h30

SHOW | BIA SANKOFA E GRUPO MAOBÉ (24/05, às 21h)

Parceria entre a DJ Bia Sankofa e a banda togolesa Maobé, o show é um convite a um intercâmbio cultural entre Brasil e Togo.

Duração: 60 minutos

Classificação: 18 anos

Local: Café Terraço (17 andar)

Entrada Gratuita

ATIVIDADE RECREATIVA | ACONCHEGO (20/05, às 10h30 e 27/05, às 14h30)

Um ambiente com menos excesso, menos cores, menos barulho, menos odores, para vivenciar e aproveitar uma pausa no cotidiano. Indicado para crianças de 0 a 3 anos, acompanhadas de seus responsáveis.

Duração: 90 minutos

Local: Biblioteca (15 andar

ATIVIDADE RECREATIVA | ROTA DOS SENTIDOS (até 24/05, às 14h)

A atividade promove um passeio pela vizinhança, com o intuito de conhecer as áreas verdes próximas ao Sesc Paulista. Indicado para crianças de 0 a 6 anos.

Duração: 105 minutos

Local: Praça (Térreo)

PALESTRA | AFROTURISMO: COMO DESVELAR A CIDADE DE SÃO PAULO (24/05, das 19h às 21h30)

Duração: 90 minutos

Local: Tecnologias e Artes (4 andar)

ESPORTE | GINÁSTICA NATURAL (até 27/05 das 10h10 às 11h)

Duração: 50 minutos

Classificação: 12 anos

Local: Corpo I (10 andar)

MÚSICA | AS RADIOGRAFIAS ARTÍSTICO-CRÍTICAS DOS RACIONAIS MC’S (Até 25/05 das 18h30, às 21h30)

Duração: 120 minutos

Classificação: 16 anos

Local: Biblioteca (15 andar)

Para saber mais sobre a programação, vagas e ingressos do Sesc Paulista, clique neste link.

Mirante Sesc Avenida Paulista

Mirante e Café Terraço (17º andar).

Aberto todos os dias das 10h às 21h.

Os ingressos são disponibilizados todas às sextas, às 12h, via aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo Portal Sesc SP e permanecerão disponíveis enquanto houver vagas; a visita tem duração de 30 minutos.

CENTRO CULTURAL FIESP

guia

Vista lateral do prédio da Fiesp.
Foto: Matheus Greff

Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Bela Vista, São Paulo (SP)

Horário de funcionamento:

Terça a domingo: das 10h às 20h

Entrada gratuita

CAFÉ COM MÚSICA

No coração da Paulista, um momento para relaxar. Confira as atrações:

Luna Di (20/05, às 13h)

Leo Mancini Acoustic hits (21/05, às 13h)

Trio Sambasonics acústico (24/05, às 17h)

Marcílio Menezes (26/05, às 17h)

MÚSICA DE INTERIOR, com Aniela Rovani e Rafael Cardoso (20/05, às 16h)

Conduzido principalmente pelos instrumentos violão e viola caipira, trazem a raiz caipira, com canções consagradas desse repertório e novos arranjos que trazem à tona a profundidade da música caipira. O show também conta com canções inéditas e autorais.

KAFKA E A BONECA (20/05 e 21/05, às 15h)

O musical é baseado em fatos reais vividos pelo autor Franz Kafka e retrata o seu encontro com uma menina, em uma praça em Berlim (Alemanha), que, desolada, procura por conforto e ajuda ao perder sua boneca. A peça tem duração tem 80 minutos e é necessário reservar pelo site: Kafka e a Boneca

DE PERTO NINGUÉM É NORMAL (20/05, às 20h, 21/05, às 19h, 26/05, às 16h e às 20h)

A peça conta a saga de uma companhia teatral na noite de estreia de seu novo espetáculo. Duas horas antes, a companhia ainda não conseguiu fazer um único ensaio completo, com cenário, figurinos, iluminação, adereços, etc. O caos e o nervosismo tomam conta do elenco, quando percebem que o tempo está se esgotando e terão que estrear sem um ensaio geral. A peça tem duração de 110 minutos e é necessário fazer reserva pelo site: De perto ninguém é normal

OFICINA DE CÂMARA OBSCURA – A INCRÍVEL CAIXA DE IMAGENS (24/05, às 15h)

Na oficina “A Incrível Caixa de Imagens”, os participantes aprendem de forma prática o princípio da câmera fotográfica, que é a câmara obscura (ou câmera escura). Cada participante irá construir sua própria Incrível Caixa de Imagens. A ação tem duração de 90 minutos e é necessário fazer reserva pelo site: Oficina de Câmara Obscura

OFICINA DE ENCADERNAÇÃO (26/05, às 17h)

Na ação, cada participante aprenderá a fazer seu próprio caderno de forma artesanal, realizando desde o processo de dobra da folha até a costura para a estruturação do caderno. Os participantes aprenderão uma técnica de costura e os cadernos autorais terão como capa o papelão, partindo da reflexão sobre as possibilidades de reaproveitar materiais que iriam para o lixo. A oficina tem duração de 90 minutos e é necessário fazer reserva pelo site: Oficina de Encadernação

SINFONIA (até 30/07)

A ocupação Sinfonia, por Pierre Souza Fonseca, tem caráter interativo e convida o espectador a ultrapassar a barreira da contemplação passiva e se relacionar diretamente com a obra através da exploração dos cantos dos pássaros. O painel, ornamentado com imagens de centenas de pássaros típicos da fauna paulistana, contará com um código QR Code em cada imagem com o canto específico de cada pássaro. Para se relacionar com a obra basta o espectador apontar seu celular para algum pássaro do painel, capturar o QR Code e ouvir o canto. O espectador poderá acessar e ouvir sua música, em um deleite sonoro que o conectará com o mundo natural em meio a cidade.

EXPOSIÇÃO “SERGUEI EISENSTEIN E O MUNDO” (até 04/06)

A exposição traz o universo cinematográfico do cineasta russo Serguei, realçando sua natureza renascentista. Composta por cerca de duzentos desenhos, a exposição tece, através de esboços, fotografias, cartazes, caricaturas, projeções e objetos, diálogos com acontecimentos e culturas que influenciaram o artista no seu processo criativo: do teatro Kabuki às culturas pré-colombianas, da Revolução Russa à Haitiana.

TE ESPERO AQUI DENTRO (até 04/06)

“Te espero aqui dentro”, por Jessica Costa, é uma experiência tátil-visual que explora a arquitetura do espaço por meio de objetos e tecidos que se materializam nos entremeios e cantos, preenchendo os espaços como organismos vivos. Feita inteiramente em tapeçaria bordada, a instalação pretende realizar um diálogo entre a arte e a materialidade têxtil que historicamente nasce e se preserva no espaço doméstico. Com esta instalação, a tapeçaria desloca-se e insere-se em um espaço de circulação e transitoriedade.

CONJUNTO NACIONAL

Fachada do Conjunto Nacional.
Foto: Júlia Salvi

Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Consolação, São Paulo (SP)

Horário de funcionamento:

Segunda a Sábado: das 6h às 22h

Domingos e feriados: das 10h às 20h

Entrada gratuita

SANSÃO GIGANTE (até 05/06/2023)

Em comemoração aos 60 anos da Turma da Mônica, um Sansão gigante de 11,5 metros foi colocado no alto do Conjunto Nacional. O famoso coelho azul, arremessado pela própria Dona da Rua, faz parte da ação “Coelhadas Gigantes”.

IMS- INSTITUTO MOREIRA SALLES

guia

Térreo do IMS.
Foto: Matheus Greff/Revista Esquinas

Endereço: Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo (SP)

Horário de funcionamento:

Terça a domingo, e feriados (exceto segunda): das 10h às 20h

Entrada gratuita

Classificação: livre para todos os públicos

BIBLIOTECA DE FOTOGRAFIA

O acervo de fotografia do IMS Paulista tem um espaço para 30 mil itens. Contempla áreas como cinema, moda, artes visuais e ciências humanas.  Além do catálogo de obras gerais, selecionadas pela curadoria, há coleções especiais de nomes como Stefania Bril, Thomaz Farkas, Iatã Cannabrava, Vania Toledo e Gerhard Steidl.

EXPOSIÇÃO “IOLE DE FREITAS, ANOS 1970” (até 24/09)

A exposição reúne uma série de trabalhos que Iole de Freitas produziu na década de 1970, alguns deles inéditos. São fotos e filmes dos tempos em que a artista viveu em Milão e Nova York, num momento em que a Itália vivia um ambiente de grande efervescência política e cultural. A mostra traz também instalações que a artista realizou no período.

EXPOSIÇÃO “EVANDRO TEIXEIRA. CHILE 1973” (até 30/07)

Poucos dias após o golpe militar de 11 de setembro de 1973 no Chile, Evandro Teixeira viajou para Santiago. Suas fotografias revelam uma cidade sitiada, ocupada pelas forças militares. Essas imagens, junto com os registros do regime militar no Brasil, compõem a estrutura central desta exposição, evidenciando a importância do fotojornalismo para a liberdade de expressão e testemunho da realidade. No dia 20 de maio, às 11h, Evandro Teixeira estará no IMS para o lançamento do catálogo.

EXPOSIÇÃO “PAPEL,TINTA E CHUMBO” (até 11/06)

A exposição contém fotolivros que abordam as ditaduras militares ocorridas na América do Sul entre os anos 60 e 80. Nas páginas dos livros expostos encontramos a iminência dos golpes de Estado, a atuação da repressão, o cotidiano possível, os dramas familiares, as greves e as lutas de resistência, os lugares indizíveis, o exílio, as dissidências ocultas e os efeitos da ausência dos desaparecidos.

EXPOSIÇÃO “ECHO, DE RICHARD SERRA”

“Echo” é uma escultura do artista americano Richard Serra composta por duas placas de aço de 18,6m de altura, cada uma pesando 70,5 toneladas – refletindo a equilibrada tensão entre peso e leveza que marca o trabalho de Serra.

TEATRO GAZETA

guia

Entrada do Teatro Gazeta.
Foto: Mariana Ribeiro

Endereço: Av. Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000

Horário de funcionamento: Bilheteria – Terça-feira a Domingo / 14h às 20h ou até o horário do último espetáculo.

Estacionamentos conveniados: Multipark – São Carlos do Pinhal, 303 subsolo.

Confira a programação da semana:

A arca de Noé (20/05 e 21/05 às 16h)

“Arca de Noé” de Vinicius de Moraes é uma obra que encanta crianças e adultos, pela sua capacidade de transmitir mensagens profundas por meio de uma linguagem acessível. A peça se tornou um marco na cultura brasileira, influenciando gerações de espectadores e reforçando a importância de valores como amor, respeito à natureza e convivência humana.

Ingressos:

Inteira: R$ 80,00

Meia-entrada: R$ 40,00

O Vendedor de Sonhos – Sessão Extra (20/05 e 27/05, às 20h e 21/05, às 18h)

A adaptação do best-seller para o palco é do autor Augusto Cury. O elenco é formado por Mateus Carrieri, Milton Levy,  Adriano Merlini, Fernanda Mariano, Bruno Sperança e Guilherme Carrasco. A peça aborda temas profundos como saúde mental, relações interpessoais e busca pelo sentido da vida. O Vendedor de Sonhos desafia os personagens e o público a refletir sobre suas crenças.

Ingressos:

Inteira: R$ 100,00

Meia entrada: R$ 50,00

Solidário com 1kg de alimento: R$ 70,00

Cliente Vivo Valoriza, OAB, Adsplay (com QR Code): R$ 60,00

EVANDRO EM: NUNCA FUI SANTO! (20/05, às 22h30)

Após quatro anos fora dos palcos, Evandro Santo, o “Christian Pior” do Programa Pânico apresenta seu novo solo de humor, que mistura Stand Up Comedy e Teatro com Auditório para explicar o porquê esteve “sumido”.

Ingressos:

Inteira: R$ 80,00

Meia entrada: R$ 40,00

Solidário com 1kg de alimento: R$ 60,00

Lista amiga: R$ 30,00

FestivalZão (24/05, às 21h)

“FestivalZão” é um show de Stand Up Comedy que conta com os melhores e mais conhecidos comediantes do Brasil, como: Igor Guimarães, Diogo Portugal, Arianna Nutt, Ane Freitas e Viviana Freitas.

Ingressos:

Inteira: R$ 60,00

Meia entrada: R$ 30,00

Abba Majestat + BeeGees Way (25/05, às 21h)

O show apresenta uma performance ao vivo de uma banda cover especializada em recriar o estilo desses dois grupos lendários. Os músicos e vocalistas talentosos relembram os grandes sucessos que conquistaram o mundo nos anos 60, 70 e 80.

Ingressos:

Inteira: R$ 130, 00

Meia entrada: R$ 65,00

Antecipado: R$ 80,00

Wanderley Cardoso (26/05, às 21h)

Wanderley Cardoso é um renomado cantor brasileiro, conhecido por suas baladas românticas e por ser um ícone da Jovem Guarda, movimento musical que marcou a década de 1960 no Brasil. Agora ele está de volta na Avenida Paulista!

Ingressos:

Inteira: R$ 90,00

Meia entrada: R$ 45,00

Fã clube: R$ 45,00

Vivo valoriza: R$ 45,00

Solidário com 1kg de alimento: R$ 60,00

CINEMARK SHOPPING CIDADE SÃO PAULO

guia

Fachada do Cinemark dentro do Shopping Cidade São Paulo.
Matheus Greff

Endereço: Av. Paulista, 1230 – 4º andar

Horário de funcionamento: das 14h às 00h

Estacionamento conveniado: Shopping cidade São Paulo

Ingressos:

Inteira: R$ 48 (às sextas-feiras, sábados e domingos) e R$ 38 (às segundas, terças, quartas e quintas-feiras).

Meia-entrada: R$24 (às sextas-feiras, sábados e domingos) e R$ 19 (às segundas, terças, quartas e quintas-feiras)- Válido para clientes Bradesco, Elo e Vivo Valoriza.

Velozes e Furiosos 10 (Estreia)

10 filmes e o entusiasmo continua o mesmo. Velozes e Furiosos correm às telas de cinema com 160 min de duração e levam os fãs à loucura.

Mafia Mamma (16 anos)

A história retrata uma mulher americana (Toni Collette) que herda a herança de seu avô mafioso. Será que ela vai conseguir lidar com isso? O filme possui 100 min de duração e é, no geral, um gênero de comédia.

O Amor Mandou Mensagem (12 anos)

Já pensou mandar mensagem para o número errado e conhecer o amor da sua vida? Mira Ray conheceu Rob Burns dessa forma. Os dois aprendem a construir uma relação inspirada nos textos de Mira. O filme possui 105 min de duração e é um lindo gênero de romance.

Guardiões da Galáxia – Vol. 3 (14 anos)

Os intergalácticos estão de volta! Dessa vez, procurando saber sobre a verdadeira paternidade Quill. O filme nos mostra 145 min de pura ação dos nossos heróis.

A Morte do Demônio: A Ascensão (18 anos)

Duas irmãs são impedidas de aproveitarem seu encontro por espíritos malignos possuidores de carne. Será que elas vão sair dessa vivas? O filme possui 95min de duração.

Super Mario Bros – O Filme (Livre)

Do videogame para as grandes telas. Nessa aventura, Mario é um encanador e trabalha junto com seu irmão Luigi. Mario e Luigi vão parar no reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach, mas ameaçado pelo rei dos Koopas, Bowser.A animação possui 90min de duração. O que acontecerá com os dois irmãos para vencerem essa fase?

MASP – Museu de Arte de São Paulo

guia

Fachada do MASP.
Foto: Júlia Salvi

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-200

Horário de funcionamento:

Terça grátis: das 10h às 20h (entrada até 19h)

Quarta a Domingo: das 10h às 18h (entrada até 17h)

Estacionamento conveniado: Car Park (R$ 18,00) – Alameda Casa Branca, 41

Ingressos:

Adultos: R$ 60

Estudantes/Professores: R$ 30

Maiores de 60 anos: R$ 30

A programação do MASP está inteiramente dedicada  às histórias indígenas, que inclui exposições do Movimento dos Artistas Huni Kuin (Mahku), Paul Gauguin (1848-1903), Carmézia Emiliano, além de uma grande mostra coletiva de Histórias indígenas.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “PAUL GAUGUIN: O OUTRO E EU” (até 06/08/2023)

“Paul Gauguin: O Outro e Eu” é uma exposição do artista modernista francês Paul Gauguin (1848-1903). Gauguin renovou a pintura incorporando referências de imagens do “outro”, fora do panorama cultural europeu, com paisagens e personagens do Taiti, a ilha no oceano Pacífico que integra a Polinésia Francesa. Sua obra é uma investigação sobre a figura e a cor e sua pintura erotiza o corpo da mulher indígena, enfatizando uma suposta disponibilidade sexual aos olhos e às tintas do homem branco europeu.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA CARMÉZIA EMILIANO: A ÁRVORE DA VIDA (até 11/06/2023)

A exposição “Carmézia Emiliano: A Árvore da Vida” é uma mostra de arte contemporânea que homenageia a artista e ativista brasileira Carmézia Emiliano, falecida em 2020. A exposição também inclui performances, instalações e intervenções urbanas, além de debates e palestras sobre a arte e o ativismo. Com curadoria de um grupo de artistas e pesquisadores, a exposição destaca a importância da arte como ferramenta de transformação social e política, e celebra a vida e o legado de uma das vozes mais importantes da arte contemporânea brasileira.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “MAHKU: MIRAÇÕES” (até 04/06/2023)

A exposição “MAHKU: Mirações” é uma amostra de arte contemporânea que marca os dez anos do surgimento oficial do grupo, que é um coletivo indígena do Brasil, formado por artistas de diversas etnias. A exposição explora a relação entre arte, ativismo e resistência dos povos indígenas brasileiros, destacando a importância da preservação da cultura e da memória dessas comunidades. A mostra apresenta uma variedade de mídias, incluindo pinturas, esculturas, fotografia, vídeo e instalações, além de performances e intervenções urbanas.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA SALA DE VÍDEO: COLETIVO BEPUNU MEBENGOKRÉ (até 18/06/2023)

A “Sala de Vídeo: Coletivo Bepunu Mebengokré” é uma mostra de vídeos realizada por um coletivo de artistas indígenas da etnia Mebengokré, do sul do Pará. A exposição apresenta uma seleção de vídeos produzidos pelo coletivo, que aborda temas como a relação com o território, as práticas culturais e as lutas dos povos indígenas brasileiros. Os vídeos propõe uma reflexão sobre as diferentes linguagens audiovisuais utilizadas pelos artistas para retratar sua cultura e resistência.

Para mais informações sobre a programação acesse o site do MASP.

ITAÚ CULTURAL

guia

Fachada do Itaú Cultural.
Isabella Gueller

Endereço: Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000

Horário de funcionamento: 

Terça a sábado das 11h às 20h

Domingos e feriados das 11h às 19h

Entrada gratuita

Estacionamento conveniado: MultiPark – Rua Leôncio de Carvalho, 108

SHOW | “ORÍ OKÁN” E “ORÍKI” (20/05, às 20h)

Sala Itaú Cultural – Livre para todos os públicos

A cantora e compositora Iara Rennó apresenta pela primeira vez ao vivo seu novo álbum, Orí Okàn, o nono da sua carreira. O show pré-lança o disco, que só será liberado nas plataformas digitais em 26 de maio.

SHOW | ALUCINAÇÃO  (21/05, às 19h)

Sala Itaú Cultural – Livre para todos os públicos

Há uma década, o cantor Paulo Netto apresenta o espetáculo Alucinação, miragem e poesia, dedicado à obra de Belchior. Agora, é a vez do Itaú Cultural receber esse projeto. Já em seu primeiro disco, Paulo canta versos do compositor-mestre. Desde então, o entrosamento com o repertório de Belchior só tem aumentado.

“TODOS OS GENÊROS ”2023: UMA HOMENAGEM À CULTURA DRAG QUEEN (25/05 a 04/06, às 20h)

Sala Itaú Cultural – Livre para todos os públicos

Uma drag queen não passa despercebida. E, em 2023, a décima edição de “Todos os gêneros: mostra de arte e diversidade” apresenta uma programação completamente dedicada à cultura drag queen e à cena ballroom. Entre 25 de maio e 4 de junho, o público poderá assistir a espetáculos de teatro e shows de música e participar de conversas reflexivas.

EXPOSIÇÃO | ALÉM DAS RUAS : A HISTÓRIA DO GRAFFITI

A exposição chega ao Itaú Cultural para contar a história de uma das artes mais marginalizadas do mundo contemporâneo. Com obras expostas e visitas históricas ao início e desenvolvimento desta arte, o grafiteiro é o grande protagonista da apresentação. Com isso, o público pode ter contato com uma experiência única que desmistifica os preconceitos contra a arte de rua.

Clique em reserve seu ingresso e garanta já o seu!

Centro Cultural Coreano

Fachada do Centro Cultural Coreano.
Foto: Luana Zanardi/Revista Esquinas

Endereço: Av. Paulista, 460 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta das 10h às 19h

Sábado e feriados das 12h às 18h

Entrada gratuita

EXPOSIÇÃO – 60 ANOS DA IMIGRAÇÃO COREANA (ATÉ 31/05)

A exposição ocorre em forma de homenagem e agradecimento à população brasileira pela imigração coreana no Brasil, realizada em parceria com associações coreanas, apresentando obras de 28 artistas da Coreia do Sul.

Reserva Cultural

Fachada Reserva Cultural.
Matheus Greff

Endereço: Av. Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000

Horário de funcionamento: 

Segunda a Sexta

Domingos das 10h às 22h | Sábados das 10h às 0h

Estacionamento conveniado: Maxipark – Rua São Carlos do Pinhal, 303.

O local possui 4 salas de cinemas, além de bistrô, livraria e um espaço recreativo. O Reserva Cultural traz cultura e gastronomia em um só lugar.

Ingressos:

Inteira:

R$ 44 (às sextas-feiras, sábados e domingos)

R$ 36 (às segundas e terças-feiras)

R$ 34 (às quartas-feiras)

Meia-Entrada:

R$ 22 (às sextas-feiras, sábados e domingos)

R$ 18 (às segundas, terças e quintas-feiras)

R$ 17 (às quartas-feiras)

Sênior:

R$ 22 (às sextas-feiras, sábados e domingos)

R$ 18 (às segundas, terças e quintas-feiras)

R$ 17 (às quartas-feiras)

O HOMEM CORDIAL (14 ANOS)

Na noite de retorno aos palcos de uma famosa banda de rock dos anos 1980, um vídeo que envolve Aurélio Sá, vocalista e líder da banda, na morte de um policial militar, viralizou na internet.

SEM URSOS (12 ANOS)

Um retrato de duas histórias de amor contadas em paralelo. Em ambas, os amantes são afetados por obstáculos ocultos e inevitáveis, pela força da superstição local e pelos mecanismos do poder.

BROKER – UMA NOVA CHANCE (12 ANOS)

“Broker- Uma nova chance” conta a história de dois corretores que vendem bebês órfãos para casais ricos incapazes de terem filhos. Entretanto, numa reviravolta a dupla é forçada a viver o desafio de encontrar a família certa para um dos bebês. O filme conta com a participação de Song Kang-Ho, ganhador do prêmio de melhor ator no Festival de Cannes 2022.

A ESPOSA DE TCHAIKOVSKY (16 ANOS)

Em ”A Esposa de Tchaikovsky” navegamos pelo relacionamento conturbado do maior compositor russo da história Pyotr Tchaikovsky e sua esposa Antonina Miliukova, a qual era devota do músico e suportava todas as dores para ficar com seu grande amor.

AIR: A HISTÓRIA POR TRÁS DO LOGO (12 ANOS)

O filme mostra a influência da renomada marca esportiva Nike no início da carreira de Michael Jordan, época em que ele ainda não havia sido revelado uma grande estrela do basquete mundial.

OS TRÊS MOSQUETEIROS: D’ARTAGNAN (14 ANOS)

A clássica obra de 1844 é adaptada neste eletrizante longa, que reúne os três mosqueteiros (Athos, Porthos e Aramis) ao jovem D’Artagnan para derrubar o reino e destituir a rainha.

BEAU TEM MEDO (18 ANOS)

Estrelado por Joaquin Phoenix, conhecido por “Coringa”, a trama de terror traz uma história inovadora que reflete a passagem do tempo e todas as versões de um mesmo personagem ao longo de sua vida (jovem, adulto, idoso).

DANÇANDO NO SILÊNCIO (14 ANOS)

O emocionante “Dançando no Silêncio” conta a história de uma jovem apaixonada por balé que passa por um trauma na história. A partir disso, ela conhece outras mulheres que enfrentam a mesma situação e encontram na dança uma forma de transgredir a dor.

O TABLADO E A MARIA CLARA MACHADO (LIVRE)

O documentário conta a história do Teatro Tablado e de sua fundadora Maria Clara Machado, através de 62 depoimentos de ex-alunos de diferentes gerações, além dos professores do curso de teatro e de amigos que acompanharam  o  trabalho da autora.

VISÕES DE RAMSÉS (14 ANOS)

Ramsés é um habilidoso e popular vidente do multicultural bairro parisiense La Goutte d’Or. Quando uma gangue de crianças começa a aterrorizar os moradores, o equilíbrio do bairro e dos seus negócios é abalado. Até que um dia, Ramsés tem uma visão de verdade.

Editado por Mariana Ribeiro

Encontrou algum erro? Avise-nos.